terça-feira, janeiro 05, 2010

Taça da Liga - A hora da 2ª linha

A Taça da Liga / Carlsberg Cup é uma competição que definitivamente está longe de ser um objectivo do FCPorto, tendo sido, desde o momento da sua criação, uma competição onde Jesualdo tem dado "rodagem" à segunda linha e aos júniores do plantel. Já na época passada, esta prova serviu para lançar para o palco maior nomes como Ventura, Josué, Diogo Viana, Rabiola e Ivo Pinto.

Nessa óptica não surpreende portanto que na sua convocatória para o jogo de logo à noite, contra o Leixões, o treinador portista tenha deixado de fora da convocatória vários jogadores-chave do plantel. Bruno Alves, Fucile, Rolando, Raul Meireles, Helton e Belluschi ficaram de fora por opção, ausências às quais se juntam as de Fernando, Falcao e Farias por lesão, e de Hulk e Sapunaru pelo castigo a que estão sujeitos desde o célebre caso do ainda mais célebre túnel da Luz.

Numa altura em que a época está a entrar na sua fase decisiva, será vital que os jogadores de 2ª linha se assumam em definitivo como alternativas credíveis para Jesualdo, pese embora, e como aqui tenho defendido desde há muito tempo, o "professor" tenha extremas dificuldades em integrar reforços pois, ou aposta sistematicamente no mesmo onze em competições mais importantes ou então aposta em equipas formadas por jogadores sem ritmo ou sem utilização regular, sem qualquer opção de banco para mudar o jogo caso seja necessário. Daí não ser nada de estranhar que Jesualdo tenha no seu currículo alguns dissabores chamados Fátima, Atlético e Gondomar (embora este último não seja de estranhar, vá).

É certo que a competitividade de um plantel depende primordialmente da qualidade dos elementos que o compõem mas, o segundo factor vital é o ritmo que esses mesmo jogadores têm, factor que deve ser assegurado pela rotatividade dos seus elementos na medida certa. Basta ver a forma como essa gestão era feita por exemplo por Mourinho ou mesmo por António Oliveira, embora este último tenha perdido a dada altura a noção do bom-senso.

O jogo de hoje será pois, como já referi no lançamento deste artigo, um teste aos jogadores menos utilizados que terão aqui uma oportunidade de se mostrarem em competição a adeptos e treinador.

Convocados:

Guarda-redes: Beto, Nuno
Defesas:Álvaro Pereira, Maicon, NA Coelho, Miguel Lopes, Abdoulaye,
Médios: Guarín, Valeri, Mariano, Tomás Costa, Prediger, Sérgio Oliveira
Avançados: Varela, Orlando Sá, Rodriguez, Alex, Yero

Equipa possível:

Beto, Miguel Lopes, Maicon, N.A.Coelho e Álvaro Pereira, Guarín, Valeri e Tomás Costa (ou Prediger), Varela, Orlando Sá e Rodriguez.

Sem comentários: