quinta-feira, outubro 08, 2009

Ranking IFFHS


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a lista do seu dos 350 melhores clubes do Mundo. Sem surpresas, a tabela continua a ser liderada pelo Manchester United seguido de Barcelona e Chelsea. O mágico Porto deu um salto de três posições na tabela encontrando-se agora no 22º lugar, sendo sem surpresa o melhor clube português cotado na tabela e posicionado à frente de clubes como o Real de Madrid(28º), o Ajax (33º) e o AC MIlan (36º). Curiosamente, e ao contrário do que tem sido noticiado na imprensa portuguesa, o clube da Luz (ainda) não é o melhor clube do mundo (apesar do salto de 40 posições na tabela) mantendo-se no (eu diria honroso tendo em conta o panorama habitual dos vermelhos) 104º lugar da tabela, em exaequo com o grande Al Ittihad Club Jeddah (??!?!?) e à frente de igualmente grandes nomes do futebol mundial como o CD La Equidad Bogotá ou mesmo o Clube Desportivo 1° de Agosto Luanda (127º). Pese embora o facto do Benfica ser actualmente, segundo os "especialistas", o melhor clube português, neste ranking da IFFHS encontramos mais duas equipas acima do top 100, o "spórten" no 34º lugar (subiu 10 posições) e o Sporting de Braga no 78º lugar. A restante tabela pode ser consultada aqui.

4 comentários:

David Caetano disse...

Eu nem ligo muito a este ranking mas, ao ler certa e determinada imprensa "especializada", pensei que o Benfica ocupasse nesta altura as primeiras 4 posições. Obrigado Luas!! Fiquei esclarecido!

Sete_Luas disse...

De nada Caetanito, é sempre um prazer desmistificar. Por principio não ligo a este tipo de coisas porque acho sempre os critérios por demais relativos, para ser sincera não acredito que o FCP mereça estar à frente do Real nem atrás do Hamburgo, por exemplo mas, senti-me impelida a consultar este tipo de informação por achar que iamos, finalmente, ter um clube português no top 3 tendo em conta tudo o q se tem dito por aí. Relembro no entanto que esta classificação é anual e diz respeito ao período compreendido entre Outubro de 2008 e Setembro de 2009 o que me leva a não compreender o critério do porto subir 4 lugares e o Benfica com a FASCINANTE época do ano transacto ter subido 40... either way é o ranking de um entidade devidamente creditada e realmente "especializada" e, por isso, achei por bem partilhar. ;)

David Caetano disse...

Já agora poderias aproveitar para colocar o "All Time Club Ranking". Também é interessante :)

Tomás disse...

Realmente, com a brilhante temporada do "fica" no ano passado acho estranho estarem à beira do Ittihad que foi campeão na arábia saudita. Mas pronto, quem somos nós para contestar esses senhores que fazem estas estatísticas?

Já agora, não que eu ache que eles joguem mal, mas muito sinceramente os clubes sul-americanos deviam começar a aparecer na lista mais ou menos a partir do 20º lugar, pois tenho a certeza de que se equipas como a Juventus jogassem contra o Estudiantes venciam. É apenas a minha opinião, mas acho que é uma falha grande.