quinta-feira, junho 18, 2009

Cissokho no Milan. Bom ou mau negócio?

Notícia da semana, a venda de Aly Cissokho ao Milan por 15 milhões de euros imediatos e um potencial de mais 10 milhões, dependendo das competições que o clube milanês vencer nos 5 anos de contrato do defesa franco-senegalês. O FCPorto, recorde-se, havia comprado inicialmente 60% dos direitos desportivos do jogador por uma verba de 300.000 euros ao Vitória de Setúbal no último mercado de Inverno, tendo mais tarde adquirido mais 30%, num investimento total que terá ficado à volta dos 500.000 euros. Se este negócio é excelente do ponto de vista financeiro, já do ponto de vista desportivo o mesmo pode deixar no ar algumas dúvidas.

Em primeiro lugar há que ter em conta o passado recente de dificuldades que o FCPorto teve em encontrar um jogador que desse garantias no lugar de defesa-esquerdo, sendo as últimas apostas estáveis as de Nuno Valente entre 2002 e 2005 e, a espaços, Marek Cech até à época passada. De resto, pelo lado esquerdo da defesa azul e branca passaram muitos nomes como Areias, César Peixoto, Ezequias, Lucas Mareque, Lino e Benítez que nada acrescentaram, levando a sucessivas adaptações (João Paulo, Pedro Emanuel, ...) sendo que, neste aspecto particular, o único que oferece um desempenho de qualidade é mesmo Fucile pela sua capacidade de jogar tanto à direita, o seu lugar natural, como à esquerda.

Entretanto, para a esquerda, o FCPorto contratou o uruguaio Álvaro Pereira por 4,5 M€ e que parece ter, ao que dizem, qualidade e muita raça, prometendo uma ala esquerda extremamente agressiva em conjunto com Cristian Rodriguez. Mas e se o uruguaio, que até parece ter mais tendência para médio do que para defesa, não pegar no lugar? É um risco importante mas, terá sido necessário? Não seria mais oportuno segurar Cissokho até final da época?

Hipóteses para as laterais

Neste momento o FCPorto tem 5 defesas laterais no seu plantel: Sapunaru, Fucile, Miguel Lopes, Álvaro Pereira e Benítez, facto que permite alguma margem de manobra em termos de hipóteses de escolha sem que com isso se perca o equilíbrio e a qualidade da equipa. Partindo do princípio que Jesualdo poderá dar a Benítez e a Miguel Lopes a oportunidade de provarem o seu valor na pré-época para depois o FCPorto ceder um deles por empréstimo provavelmente, Sapunaru, Fucile e Pereira perfilam-se como candidatos naturais aos lugares nas alas, sendo que neste particular Fucile leva uma grande vantagem pela sua polivalência podendo jogar tanto à direita como à esquerda. Falando em polivalência, também Pereira poderá oferecer alguma mais valia devido a essa sua característica, ao constituir uma alternativa para lugares mais adiantados no terreno.

Contudo, as alas não se aparentam tão sólidas como estariam antes da venda de Cissokho mas já a contratação de Álvaro Pereira deixava indiciar a saída de um jogador importante no grupo dos defesas laterais. A ver vamos se o negócio (excelente do ponto de vista financeiro) da venda de Cissokho não terá um impacto negativo do ponto de vista desportivo.

imagem: Europe 1

Sem comentários: