sábado, março 07, 2009

Leixões - 1 / FCPORTO - 4

Diogo Valente 89' ; Lucho 23' g.p., Hulk 50', Raul Meireles 66', Farías 76'

Vitória no Estádio do Mar e completamente merecida, tal foi a certeza nos ataques do FCPORTO, que hoje cresceu, pois rodou vários jogadores e nem isso se sentiu em campo, e tirando 2 lances de bola parada onde a defesa vacilou e o golo do Leixões, onde Helton esteve mal individualmente, é um aspecto a corrigir, (ele não pode encarar o sofrer um golo destes como sendo normal e ficar a rir, é pouco profissional...).
É preciso ver que Tomás Costa não é lateral direito, mas fez ai um jogo bastante interessante, e sem Rodriguez na esquerda, Mariano ou Hulk conseguiram disfarçar essa ausência, e com Farias na frente deixando Lisandro no banco, Farias que marcou e arrancou um cruzamento para outro golo, ou seja, 3 jogadores que vestiram muito bem o fato de trabalho num jogo que só essa força e essa capacidade tornearam a possivel dificuldade deste jogo.
Foi um inicio de jogo muito disputado, onde o Leixões entrou forte e a tentar rematar sempre que se aproximava da area do FCP, por isso, o FCP sofreu um pouco em alguns lances, mas depois o FCP acertou melhor e começou a contra-atacar com critério e Hulk abriu as hostilidades e num lance rápido colocou á prova Beto, no seguimento do canto foi Farias a criar frisson, e pouco depois no seguimento de outro canto, o defesa do Leixões corta a bola com a mão e faz um penaltie infantil.
Depois Lucho converte o penaltie e o FCPORTO cresceu ainda mais, sendo que o Leixões tentou reagir, mas os jogadores do FCP passaram a ter mais certeza nos passes e com isso, principalmente o trio do meio-campo tomou conta do jogo e até ao intervalo teve sempre o jogo controlado, apesar da alteração táctica do adversário, mas que o FCP soube antever e controlar, e que podia ter dilatado se Farias depois de isolado por um excelente passe de Mariano tem controlado bem a bola e rematado á baliza com mais convicção.
Na 2ªparte, o FCP entra forte e cria logo um lance de perigo, onde Lucho na sequência de uma boa jogada entre Hulk e Mariano criam um bom lance para Lucho rematar com perigo, e Farias chega tarde para a emenda.
Mas pouco depois, e fruto de um acerto do meio-campo do FCP e de um mau passe do defesa direito do Leixões, Hulk recupera a bola e encara o ultimo defesa e remata forte para o 2-0 perante um desamparado Beto, e a partir dai percebeu-se que só o FCP podia tornar dificil uma vitória neste jogo, pois pareceu sempre que o FCP tinha o controlo e dominio de jogo na zona fulcral, o meio-campo.
Apesar disso, o Leixões conseguiu criar por duas vezes algum frisson na area do FCP, principalmente com um cabeceamento perigoso de Zé Manel, mas o FCP na resposta e após um lance muito bonito e muito bem jogado por parte de Farias, que qual extremo direito ultrapassa o defesa, vai á linha de funda, cruza atrasado para Hulk que deixa passar para Raul Meireles, que vindo detrás remata sem hipotese de defesa, estava feito o resultado do jogo.
Depois deste lance, Jesualdo começou a mexer na equipa (e bem) e a poupar jogadores para outros desafios, e mexeu, tirando Meireles e dando minutos a A.Madrid e pouco depois é Hulk que sai para dar entrada a Tarik, Hulk que antes de sair colocou uma bola muito bem na frente de Mariano, mas este demasiado descaido para a direita rematou á parte de fora do poste, pelo meio também o Leixões na sequência de uma bola parada criou perigo, pois os centrais do Porto permitiram um remate na pequena area que saiu por cima da baliza.
Mas como o jogo estava a correr de feição ao FCP, e depois de um canto, Farias marca de cabeça beneficiando também de uma completa apatia da defesa contrária, pois apareceu sozinho na pequena aréa, apesar do bom gesto técnico, mostrando bons dotes de cabeceador e fazendo o 4 golo.
Depois Jesualdo faz descansar Lucho, dando entrada a Lisandro em jogo e o FCP ainda cria mais duas boas situações para ampliar o resultado, com Lisandro e Mariano a falharem o remate final, e seria o Leixões a marcar, aproveitando Diogo Valente um erro crasso de Helton, que largou a bola para trás e depois foi lentooo... a levantar-se e a reagir para evitar o remate.
Quanto aos jogadores:
Helton, sem muito trabalho, apesar de dois lances aereos onde os avançados cabecearam quase na pequena area, mas sem responsabilidade directa, em outros lances soube sempre como se fazer aos lances, já no golo sofrido, a sua falta de concentração foi gritante, pois por sofrer um pequeno toque do colega, cai no chão, larga a bola e depois fica a reclamar falta, em vez de reagir ao lance da forma correcta que deveria, é um lance que infelizmente se repete e onde Helton apesar da idade demonstra imaturidade.
Tomás Costa, excelente, para um jogador que não é defesa direito, jogar com tanto á vontade nessa posição foi muito bom para a serenidade dele e de toda a equipa, talvez apenas nos primeiros minutos tenha sentido algum receio, pois Diogo Valente entrou bem na partida, mas Tomás Costa soube como defender bem e atacar e cruzar também muito bem.
Rolando, muito bem no jogo aereo, e na cobertura ao defesa direito, relace também para um corte providêncial logo no reatar da partida onde in extremis corta a bola a um Chumbinho que se ia isolar e Rolando slavou a situação.
Bruno Alves, orientou bem a defesa e apenas facilitou num lance aereo, onde permitiu um remate na pequena area, mas fechou bem o lado do Cissokho e ainda fez bons cortes do lado direito.
Cissokho, falhou uma vez onde permitiu um remate de cabeça a Zé Manuel, pois deixou-se antecipar, mas soube sempre estar no sitio certo, e subiu muito bem no terreno no apoio ao Hulk, ás vezes aparenta uma menor frescura a recuperar no terreno, aspecto que tem de ser melhorado, no lance do golo do Leixões também demorou a reagir, mas a responsabilidade maior não era dele, pois julga que Helton tem a bola controlada.
Fernando, esteve muito bem no seu papel, mandou quase sempre na sua area de acção, e soube dar sequência ás recuperações de bola que fazia e de imediato lançava o ataque ou congelava o jogo, um jogo muito bem conseguido também no pior periodo, viu um amarelo a pedido para limpar contra a Naval em casa, espero que não faça falta.
Raul Meireles, marcou um golo, a finalizar uma excelente jogada, foi o primeiro a ser substituido já com o resultado feito, soube sempre apoiar Cissokho e Fernando e tapar os caminhos da baliza de Helton, não apareceu muito na frente, mas foi eficaz no remate que fez.
Lucho, marcou bem o penaltie, bem colocado, apesar de Beto ter adivinhado o lado, pareceu uns furos acima fisicamente, pois teve bom discernimento com a posse de bola, e com bons passes, pena ter falhado dois remates onde apareceu sozinho á entrada da area, e ainda ajudou Tomás Costa a fechar pelo meio, apesar de parecer que jogou sempre mais no meio campo e menos nas alas, saiu perto do fim.
Mariano, lutou, correu, fez algumas boas tabelas, soube ter e segurar a bola e com isso levar a bola para a frente, ou seja, foi um jogador muito util para este jogo, pois soube quase sempre o que fazer e ainda deixou tudo em campo, tendo mesmo feito os 90m., e com a saida de Lucho, foi ele que passou para o meio-campo.
Hulk, com as suas arrancadas, ele desgasta as defesas contrárias e este jogo não foi excepção, com isso criou alguns lances e obrigou Beto a uma boa defesa, no inicio da 2ªparte arrancou e só parou depois de marcar com um remate certeiro ao 1ºposte, foi substituido com o jogo já resolvido e como travou um conta-ataque em falta viu um amarelo que também o retira do jogo contra a Naval no Dragão.
Farias, a supresa para este jogo, e devo dizer que foi uma supresa bem agradável, pois disputou inúmeras bolas em lances aereos, onde ganhou e perdeu lances, mas foi sempre um jogador que nunca virou a cara á luta, destaque para dois momentos, no primeiro, cria uma jogada pela lado direito e serve de bandeja Meireles para este fazer o 3ºgolo, e no seguimento de um canto e com muito opurtunismo finaliza de cabeça marcando o 4ºgolo, muito bem, para mim, e sem Hulk contra a Naval, a titularidade era dele.
Andrés Madrid, entrou por Meireles, para ganhar ritmo e nota-se que lhe falta, tentou jogar simples, mas apesar disso em 2/3 vezes perdeu lances disputados, pois nota-se falta de intensidade no seu jogo.
Tarik, entrou por Hulk, e nota-se que também está sem ritmo, por isso, foi importante entrar num jogo já ganho para ganhar moral, as qualidades estão lá, o empenho e a confiança é que parece que não, ainda assim, lutou e tentou criar lances ofensivos.
Lisandro, entrou por Lucho, jogando sobre a esquerda, ainda teve um remate por cima.
Ou seja, foi um jogo onde o FCP soube anular as principais armas do Leixões e fazer salientar um trio de meio campo muito sólido por onde alicerçou uma construção de jogo muito bem definida e uma vitória muito importante na conquista do campeonato.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ena pá, pensei que vocês tinham ficado tão desiludidos com o Porto/Sporting, que tinham desaparecido em combate. Fico contente que tenha sido alarme falso.
Como vosso anfitrião da semana passada, só tenho de vos pedir desculpa pelo deprimente espectáculo, oferecido pela equipa portista.

Ontem fui a Matosinhos e eles a mim, pagaram-me com juros,

Um Porto de Honra.

Magnífica exibição, que na segunda-parte, teve períodos de grande brilhantismo. Um Campeão muito forte colectivamente - difícil por isso destacar alguém -, banalizou o Leixões, que pareceu uma equipa fraca, coisa que o conjunto de José Mota, não é.
Foi um Porto corajoso, audáz - Jesualdo ao meter Tomás Costa, reconheceu , que errou contra o Sporting -, que mostrou a sua faceta de grande equipa.
O jogo mostrou também, que há banco, que com mais minutos e mais confiança, temos jogadores para compensar lesões, castigos ou abaixamentos de forma.
Muita pena, mesmo muita pena, que o público do Dragão, raramente tenha oportunidade de ver, este Porto que fora de portas, parece outra equipa.
Grande apoio dos adeptos portistas que invadiram o Mar.

Um abraço

Sete_Luas disse...

Eu só tenho duas coisas a dizer:

1) MEDO: é o q eu sinto sempre que o Helton tem de sair à bola SEJA ONDE FOR.... O engraçado foi eu estar a ver o jogo, ele sair à bola e eu pensar: "aiii segura isso!" e no preciso momento em que suspiro d alivio acontece aquela bela pérola futebolistica.

2)Acho mto triste não se ter comentado aqui o Porto-Sporténg, continuo a dizer que não sei o que pensar (aliás nem sei quanto ficou o jogo) sem a análise critica do Sôr Bólberine. :p