segunda-feira, novembro 10, 2008

Declarações polémicas

"It's a foul!"

Foi com esta barbaridade verbal, um autêntico atentado à moral e bons costumes, numa clara demonstração de má educação e inconveniência que, em 2006 Co Adriaanse, então treinador do FC Porto,  viria a ser castigado com 15 dias de suspensão. Esta alarvidade foi proferida durante um jogo contra a Naval 1º de Maio a contar também para a Taça de Portugal.

Ontem, Paulo Bento brindou-nos com verdadeiras pérolas que, obviamente não chegam aos calcanhares da má educação de Adriaanse mas que aqui refiro apenas pelo tom de indignação comum com que foram proferidas:

"A arbitragem portuguesa mete nojo!"

"O Sporting é demasiado simpático com as arbitragens"

"Aos 3 que vêm arbitrar, se tivermos de lhes criar mau ambiente, não tem problema, porque é o que merecem e os de hoje merecem bastante."


Caro Paulo Bento, concordo com todas as frases até porque, pelo que se viu hoje, com o árbitro a fazer também vista grossa ao derrube de Polga a Hulk, ao derrube de Rochemback a Rolando (falta ao contrário???) e ao fenómeno inédito de queda de guarda-redes a partir da estratosfera em cima do Hulk, para não falar do "mimo" do à posteriori indignado Caneira ao adversário que estava caído, realmente este árbitro merece um mau ambiente em todos os campos de Portugal.

Atrevo-me até a acrescentar que não é só o Sporting que tem sido simpático com as arbitragens mas também estas o têm sido com o Sporting pois, desde as reclamações por antecipação de início de época, reforçadas pelo choradinho devido a um lance no 1º jogo que em nada influenciou o resultado, aquilo a que assistimos foram duas vitórias (Braga e Belenenses) marcadas por erros clamorosos, expulsões perdoadas e um Moutinho que se especializou em simular o comportamento de uma truta recém-pescada que foi abandonada sobre uma chapa de zinco sobre a qual, por sinal, o Sol esteve a incidir durante algumas horas.

Já agora, sr Paulo Bento, se fosse o Bruno Alves a presentear um adversário com os mesmos "mimos" que tanto Liedson como Postiga presentearam Fucile, isso aumentaria o seu rol de críticas ou o seu tom de indignação? (Afinal o pai de Bruno Alves estava certo, ontem Liedson fez mais faltas e mais "durinhas" que as que o Bruno Alves fez).

Bom, tudo isto só para dizer que vamos ficar atentamente à espera do que o C.J. da Liga tem para nos dizer sobre o assunto nos próximos tempos.

5 comentários:

Sete_Luas disse...

Nada, o CJ da liga n tem nada a dizer David pq sempre que o Porto entra em campo e ganho a culpa é SEMPRE MAS SEMPRE SEMPRE SEMPRE do árbitro. E ainda há caramelos q têm a lata d dizer que o Sporting jogou contra quinze, no lance que tu tão bem referiste como sendo : "A queda de um guarda-redes da estratosfera" tinhamos o juiz de linha e o árbitro em linha directa para o lance. Ora que o áebitro estivesse distraido a admirar o novo penteado do Miguel Veloso, o q estaria o fiscal d linha a fazer que viu o suficiente para comunicar ao arbitro que Hulk devia levar um amarelo mas nada viu da queda do OVNI? Tem toda a razao sr. Paulo Bento, foram incompetentes e não devem ter sido SÓ incompetentes, mas resta saber para que lado... A arbitragem foi pobre e prejudicial ao jogo, é um facto. Foi para os dois lados, é outro facto... Se se deixassem de comlexos d Calimero é que era d homem....

Visconde disse...

- A agressão do Caneira merece um castigo exemplar, tipo só joga qd o Hulk recuperar...ah não ficou lesionado!!!? Epá, pensei que com aquela bárbara agressão tinha ido pro estaleiro...

- O Bruno Alves é agora um menino de coro e só lhe falta uma coroa de espinhos. Isso e não fazer de muro de betão em plena grande área...

- O Rolando foi claramente derrubado dentro da área, de tal forma que até cortou o lance com o braço...siga!!!

- Em relação ao choradinho, Braga e Belenenses beneficiados, Paços, Rio Ave e Trofense prejudicados, queres tu ver que o saldo já é negativo!!!

David Caetano disse...

Xii oh Visconde, eu não tenho culpa caramba! :P

1 - Quem falou em agressão? Foi sim comportamento anti-desportivo mas, mais uma vez, te recordo o caso Deco x Jorge Andrade no FCPorto x Corunha jogo no qual J.Andrade foi expulso por ir dar um toque num jogador caído. É óbvio que eles eram amigos mas o árbitro interpretou as regras relativamente a conduta antidesportiva. O Caneira agiu deliberadamente para mandar um toque com a chuteira na cabeça/cara/o que for do Hulk que estava no chão. Na minha opinião era para amarelo e sendo para amarelo era inevitavelmente o 2º amarelo como o foi logo a seguir. Se o árbitro tivesse sancionado a irregularidade, tinha-se evitado o subsequente confronto entre os 2 jogadores e a amostragem de amarelo ao Hulk que, coitado, nesse lance já tinha levado com o Rui Patrício em cima em plena área.

2 - O Bruno Alves não é um menino de coro. Limitei-me a fazer a constatação de um facto. O Liedson fez mais faltas que o defesa do Porto. Já agora, o cotovelo na cara do Fucile seria ou não para amarelo?

3 - O Rolando cortou com o braço antes ou depois de ser empurrado pelo Rochemback?

4 - Erros de arbitragem:

Braga - Penalty por assinalar a favor do Braga, ficou 1-0 para o Sporting.

Belenenses - 1º golo do Sporting em fora de jogo, foi especialmente conveniente para desbloquear o jogo.

Paços - Queixas-te da falta sobre o Tonel, a questão é que ele já nem deveria estar em campo.

Rio Ave - foram prejudicados num fora de jogo mas ganharam.

Trofense - Foram de tal maneira prejudicados que em vez de ganhar 3-0 ganharam 3-1.

Visconde disse...

Quer dizer que o prejuizo só é contabilizado qd se perdem pontos...? Boa...!!!

O Leixões por exemplo fez o 3-2 no Dragão, lance prontamente anulado, não fossem eles ganhar aquilo, e não é que ganharam mesmo...ah, mas afinal não conta porque venceram. Grande teoria a tua!!! Estou estupefacto...

Mas já agora:
- Belenenses - Qd se deu o lance do 1º golo, faltava 1 hora para o fim da partida, sem dúvida que foi fundamental esse lance, até pq o Belém não ganhava a ninguém;

- Rio Ave - Vencemos, mas fomos claramente prejudicados em 4 offsides que poderiam dar golo, 1 deu mesmo. E o 1-0 é um resultado incerto;

- Trofense - penalty 2M fora da área, tá tudo dito;

- Paços - Cartão Vermelho por mostrar ao Paulo Sousa. Faltavam 20m para o final;

David Caetano disse...

Só estou a dizer que há erros mais decisivos que outros. Se uma equipa estiver a ganhar 7-0 e lhe vir negada a marcação de um penalty que seria provavelmente o 8-0, esse erro é mais ou menos preponderante que um penalty não assinalado a favor de uma equipa que empata ou perde?