quinta-feira, novembro 12, 2009

Quaresma de regresso? Não brinquem com coisas sérias

Foi notícia em Itália a alegada possibilidade do regresso de Ricardo Quaresma ao FCPorto na reabertura do mercado em Janeiro. Aliás, segundo a imprensa europeia, Ricardo Quaresma parece um jogador do Benfica de tantas equipas que todos os dias procuram assegurar o seu concurso, mas este suposto interesse do FCPorto só pode ser para rir.

Em primeiro lugar todos se recordam do contexto muito particular da saída o extremo para o Inter, constantemente assobiado e não se cansando de declarar aos 4 ventos que queria ir para um clube de topo do futebol Europeu. A própria relação entre Quaresma e Jesualdo já não era exemplar e, conhecendo as dificuldades do professor em "domar" certos feitios, dificilmente o treinador quereria o jogador de volta.

Finalmente, para entrar Quaresma, quem sairia? Rodriguez ou Varela (este bem poderia emprestar a sua força de vontade ao cigano)? Hulk? De Mariano não falo pois trata-se de um indiscutível, uma espécie de "Jesualdo's Baby".

Contudo, como nisto do futebol (já dizia o outro) "o que hoje é verdade amanhã é mentira", seria para mim uma grande desilusão ver o regresso da ex-futura super-estrela do futebol português.

Adiante.


10 comentários:

Sete_Luas disse...

Não brinques comigo Caetano, a sério, não brinques que até "se me" falta o ar....

Hoje de manhã li que ele era uma prioridade para o Sporting e já estava a rir-me baixinho por dentro a pensar que giro iria ser o balneário do Sporting com esta super estrela à pancada com a outra (M. Veloso) por causa dum pente e tu agora dás-me essa noticia assim a frio?


Eu ainda n tinha dado0 conta que era sext-feira 13 até agora.... pfffttt

João Ribas disse...

100% de acordo ;)

David Caetano disse...

Se a Jamie Lee Curtis entrasse aqui pelo escritório a correr e aos gritos a ser perseguida pelo meio-irmão assassino não seria nunca tão grave como ouvir que o Quaresma teria assinado pelo FCPorto. Aí sim passaria a acreditar na maldição da sexta-feira 13...

Jornal Só Desporto disse...

Não concordo com o regresso de Quaresma.

David Caetano disse...

Acho que ninguém concorda, mesmo... Nem o Quaresma.

João Dantas disse...

Eu concordo, por acaso!

Posso-me lembrar das coisas más que ele fez no Porto...

Mas também me lembro que este menino, além das dezenas de assistências que fazia, resolvia muitos jogos sozinho (só para relembrar, pense-se no jogo em Braga - que, por sinal, perdemos este ano).

Sinceramente, acho que o Cebola está a anos-luz do Quaresma e os ordenados não deverão ser assim tão diferentes...

Gostava de ver um 4-3-3 com Hulk, Quaresma e Falcão...

E relembro que é um jogador que quer jogar, e bem, para ir ao Mundial (se lá formos, claro)...

E, jogadores que joguem bem, infelizmente, não abundam neste Porto actual...

Abraço

David Caetano disse...

Olá João,

Percebo o teu ponto de vista mas não consigo esquecer o último ano do Quaresma em que ele foi sistematicamente assobiado devido à atitude de "super-estrela" que passeou em campo e a forma como fez tudo para sair do FCPorto.

Na comparação Cebola-Quaresma, o Rodriguez que queremos ver é o da época passada mas também não esqueçamos que também começou a época 08/09 muito abaixo do esperado, facto que até lhe valeu ter de andar à boleia durante uns tempos. Esperemos que regresse ao seu nível habitual rapidamente.

Quanto ao Quaresma resolver jogos sozinho é preciso ter cuidado nesta análise. Resolver jogos, resolvia o Deco, resolvia o Lisandro, só para citar alguns exemplos. Eram jogadores que, quando a equipa não carrilava, assumiam o jogo e iam à luta para mudar o rumo dos acontecimentos. Eram capazes de carregar a equipa consigo. No caso do Quaresma, se a equipa estava bem ele sobressaía mas se as coisas corriam menos bem, não conseguia ser craque, isto é, assumir o jogo para resolver. Tal como hoje falamos do Hulk e criticamos as bolas que o brasileiro vai perdendo e, com isso, cortando o jogo ofensivo do FCPorto, convém também recordar quantas vezes o Quaresma perdia também a bola. O melhor período do Quaresma foi o ano de Adriaanse (que o meteu na linha) e o primeiro ano de Jesualdo, até que o "Mustang" resolveu desembestar.

Há que assumir as coisas como são: o Quaresma não tem mentalidade para suportar o seu talento. Será sempre uma promessa adiada porque não foi capaz de desenvolver humildade e capacidade de trabalho e porque persiste em amuar quando devia arregaçar as mangas. Mais depressa vejo o Varela no Mundial que o Quaresma tal como mais se me afigura apetecível o 4-3-3 de que falas com o Varela no lugar do Quaresma.

Quanto ao problema do FCPorto, não é para mim falta de qualidade, como já várias vezes aqui o referi. Trata-se de um problema de atitude! Onde anda o Meireles do ano passado? Para onde foram os fogachos de início de época do Hulk? Porque é que o Rolando começou agora a dar abébias e o Bruno Alves parece sistematicamente chateado com o jogo?

Enfim... mais que respostas, eu gostava era de poder parar de colocar estas questões.

Que esta paragem competitiva nos traga melhores dias.

Abraço :)

John Aarson disse...

Caetano disse...
Olá João,

Percebo o teu ponto de vista mas não consigo esquecer o último ano do Quaresma em que ele foi sistematicamente assobiado devido à atitude de "super-estrela"

(...)

Tipo a equipa inteira hoje em dia, à excepção do Helton?

Quanto à vinda do Quaresma, em primeiro lugar, não acredito que passe de um boato.

Se não passar de um boato... não sei que ache. Não gosto de jogadores com a mentalidade de merd* do Quaresma... mas... DÓI ver o FCP a jogar desta maneira, sem ninguém ter sequer a minima capacidade de mandar um "pontapé" nestas más exibições, nem que seja pontualmente!

dragao vila pouca disse...

Acho prematuro nesta altura que é fundamental serenidade e tentar, com os que temos, dar a volta, estar a falar no Quaresma. Se for verdade lá mais para a frente darei a minha opinião.

Um abraço

Tomás disse...

O Bruno Alves anda chateado em campo (pelo menos no jogo com o Marítimo) porque o palerma do A. Pereira ainda não acordou do fora-de-jogo contra o Belenenses e ficava a ver navios. O Bruno Alvez era quem ía sempre ao lado esquerdo cortar a bola.

Quanto ao Quaresma, estou completamente desiludido. Um gajo que tinha talento para ser tão bom como o Cristiano Ronaldo, mas por causa da atitude deitou tudo a perder. E ele só não é titular no Inter porque não se quer esforçar. Acho é que ele deve estar todo contente com o salário e como o recebe quer jogue quer não, vai-se deixar estar quietinho.