segunda-feira, maio 23, 2011

Taça de Portugal: Época fecha com chave de ouro e com festival de golos!

"João Moutinho ergue a última prataria do FC Porto." - UEFA

O FC Porto fechou a época com chave de ouro, conquistando a Taça de Portugal ao bater o Vitória de Guimarães na final por fantásticos 6-2, e assegurando o 4º troféu de uma época (mais uma!) que ficará para sempre na memória dos adeptos.

O jogo de ontem no Jamor, foi o corolário daquilo que foi a época do FC Porto. Os dragões foram superiores logo a abrir, claudicaram um pouco a meio e depois arrancaram para um desempenho avassalador que não deu hipóteses à concorrência.

No entanto, as desconcentrações defensivas ainda serviram para criar alguma preocupação nos adeptos portistas e alimentar a expectativa dos vimaranenses, mas foi Sol de pouca dura. Notou-se que já há jogadores a precisar de férias e notou-se também que havia também um certo desanuviamento e alguma desconcentração. É normal. O FC Porto estava ainda na ressaca dos festejos da conquista da Liga Europa e isso teve o seu preço. Ver Hulk a marcar Edgar (com quase mais meio metro no lance do 2º golo) é sintomático. Onde estavam Rolando ou Maicon? Por outro lado, no 1º golo do Guimarães fica a ideia que Rolando foi afastado por um adversário, acabando por desviar a bola para a baliza. Fernando, por seu turno também esteve infeliz ao longo do jogo -não só pelo penalty cometido-, sendo mais que justificada a sua saída.

Seja como for, o FC Porto mostrou toda a força do seu ataque. Sem Falcao, Villas-Boas permitiu-se a jogar mais em velocidade, explorando o contra-ataque com mestria, já que a presença de Varela, James, Hulk e Belluschi, dava um dinamismo adicional à manobra ofensiva. Com o aparte dos 2 golos vitorianos, o Guimarães pouco mais fez para além de 2 lances onde Beto mostrou qualidade, o FC Porto foi sempre mais perigoso e, se o resultado já é histórico, se os dragões não tivessem tirado o pé do acelerador na 2ª parte, o resultado teria sem dúvida números mais elevados.

Beto foi mais uma vez decisivo!

Do jogo sobressaem duas figuras: James e Beto. Se o primeiro ainda tem um longo caminho a percorrer, embora já mostre muita qualidade para a idade que tem, já Beto tem a pouca sorte de ter Helton como concorrente. Não fosse esse facto e seria indiscutivelmente o guarda-redes titular da Selecção Nacional, como ainda o será certamente num futuro próximo. Mostrou mais uma vez a sua agilidade numa defesa extremamente difícil ainda na primeira parte e, como já o fizera no ano passado também para a Taça no jogo contra o Belenenses, mostrou que é um especialista na defesa de grandes penalidades.

Com esta Taça de Portugal, a 16ª da sua História, o FC Porto ultrapassa o Sporting em número de Taças conquistadas e iguala outra vez o Benfica em número absoluto de títulos. Digo outra vez uma vez que a Taça Latina, como o Dragus Invictus também o referiu em comentário, foi subitamente elevada à categoria de troféu oficial, apesar de se tratar de um torneio de pré-época onde os clubes participavam por convite. Para a próxima época, com um bocado de sorte (se o Torneio do Guadiana e a Taça da Amizade não forem entretanto promovidos), o FC Porto conseguirá inevitavelmente essa ultrapassagem.

Para já, siga a festa e umas férias bem merecidas. Cai o pano sobre uma época de sonho.


Foto: UEFA/AFP; RR

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais um dia fantástico, numa época para a memória.

Depois de tantos sucessos, tantas festas, merecidas, poucos treinos e muitas viagens, conseguir ganhar assim, frente a uma boa equipa e que esteve uma semana em estágio, é extraordinário.

Grandíssimo PORTO!

Um abraço

David Caetano disse...

Podes crer! O Vitória esteve uma semana a preparar o jogo enquanto que o FC Porto esteve uma manhã apenas. É obra!! Venha a próxima taça e rápido, antes que se lembrem de oficializar o Torneio do Guadiana! :D

David Caetano disse...

Podes crer! O Vitória esteve uma semana a preparar o jogo enquanto que o FC Porto esteve uma manhã apenas. É obra!! Venha a próxima taça e rápido, antes que se lembrem de oficializar o Torneio do Guadiana! :D