domingo, janeiro 30, 2011

Como passar de vendido a incompetente em apenas 90 minutos

Todos estarão recordados do clamor que emanou da "nação vermelha" relativamente à arbitragem de Elmano Santos no FCPorto x V. Setúbal, corroborada como sempre acontece, com o respectivo eco na comunicação social.

Num jogo em que o critério disciplinar foi "largo" perante as simpáticas entradas dos jogadores do Setúbal, o que ficou na retina foi a repetição do penalty marcado contra o FCPorto nos últimos instantes da partida. Na altura o árbitro alegou que ainda não tinha apitado para dar autorização ao primeiro remate do jogador do Vitória, algo que causou escândalo pois, por esse país fora, insuspeitos adeptos houve que garantiram ter ouvido o apito do árbitro mesmo sem terem assistido ao jogo!

Não foi preciso esperar muito para que Elmano passasse de "vendido" a infeliz incompetente. Bastou apitar o Académica x SLBenfica e ter validado o golo de dupla ilegalidade com que a equipa da casa foi derrotada. A estratégia envergonhada passou por vender a ideia de que o siliciano "El Mano" era afinal um árbitro sem categoria para apitar no escalão maior. Quanto ao golo, foi descrito como um incidente infeliz num jogo onde o Benfica até foi prejudicado, visto que ficaram por marcar 2 penalties a favor dos da Luz.

Quem se lembrar de quando o FCPorto empatou a uma bola no Dragão com o Benfica, recordará certamente o que se diz desse jogo: que o FCPorto só conseguiu empatar através de um penalti "cavado" por Lisandro que, numa iniciativa completamente inédita por parte da Liga, foi castigado por causa desse lance. Porque será que nunca ninguém se lembrou de dizer "Ok, o FCPorto beneficiou de um penalti que não era mas... ficou um por marcar por falta de Reyes sobre Lucho quando ainda estava 0-0!"?. Esta é a leitura que não interessa ao imenso rebanho vermelho para quem os lances de benefício até são desculpáveis quando o ascendente da sua equipa sobre a outra é evidente.

Hoje houve Xistralhada na Vila das Aves

Hoje, a Instituição venceu na Vila das Aves e amanhã assistiremos ao elogio das virtudes dos jogadores e treinador do Benfica. O que ninguém irá referir é a tremenda discrepância na avaliação disciplinar dos lances de uma e outra equipa e o fora-de-jogo tirado ao Aves ainda com 0-0, factos que facilitaram, e de que maneira, a vida aos encarnados. Amanhã ninguém se lembrará das entradas de Jara, de Jardel e de Javi Garcia.

A este ninguém irá chamar de vendido nem de incompetente, pelo menos até ao dia em que por um alinhamento estelar daqueles que ocorrem a cada 10.000 anos, Carlos Xistra tenha uma decisão a beneficiar o FCPorto. Aí passará a ser um vendido e será mais uma prova para todo o "rebanho" de que o Pinto da Costa compra árbitros...

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Caetano, é fácil e já tem barbas: vendido se beneficiar o F.C.Porto, ou prejudicar o clube do regime, ser humano e portanto sujeito a errar, se prejudicar os Dragões ou beneficiar os vermelhos.

Abraço