domingo, janeiro 16, 2011

Taça Hugo dos Santos - FCPorto 79 x 76 AA Coimbra - Dragão teve de puxar dos galões

Castelo do Sabugal

Depois de ter vencido o Vitória de Guimarães no dia anterior por 83 x 49, o FCPorto teve ontem de puxar dos galões para levar de vencida a Académica, em jogo a contar para a 2ª jornada da Taça Hugo Santos, no Pavilhão Polidesportivo do Sabugal. Liderados por Greg Stempin, o FCPorto venceu por 79 x 76 e disputa hoje, com o Benfica, a "final" do torneio.


Perante uma plateia bem composta, o FCPorto entrou forte no jogo diante da Académica. Certamente na memória estava a única derrota da 1ª volta do Campeonato que fora imposta precisamente pelos estudantes. Liderados por Greg Stempin (MVP), José Costa e Ogirri, o FCPorto cedo tomou a dianteira, sempre com muita pontaria nos lançamentos de 3 pontos, embora não tão bem nos lançamentos livres.


Com 25-16 no final do 1º período, 14-11 e 24-22 no final do 2º e 3º respectivamente, o FCPorto chegou ao 4º período com 14 pontos, a maior vantagem do encontro, e parecia que a vitória não seria muito complicada de obter.


No entanto, o treinador da Académica aproveitou da melhor forma a pausa e a Briosa voltou disposta a dar a volta ao jogo, perante também alguma passividade e desacerto do FCPorto que pareceu surpreendido com o atrevimento dos estudantes.


A Académica foi gradualmente recuperando e, a menos de 3 minutos do final, a desvantagem chegou apenas a ser de 2 pontos! No entanto FCPorto "cerrou fileiras" e começou a reagir, gerindo bem os tempos de ataque e voltando a alargar a vantagem para 5 pontos. No último ataque, Stempin conseguiu ganhar uma falta e converter os 2 lançamentos, confirmando a vitória no jogo e já nem o último cesto da Académica serviu para inverter a vitória arrancada a ferros do Dragão.


Hoje, às 16h diante do Benfica (que também venceu o Guimarães), o FCPorto irá disputar uma verdadeira final procurando revalidar o título conquistado no ano passado no Algarve. A tarefa não será fácil até porque, para além do Benfica, ferida no orgulho por uma época abaixo das expectativas, os dragões também terão de contar com um público bastante adverso.

Sem comentários: