domingo, janeiro 11, 2009

Sobre o empate de hoje

Hoje foi um daqueles dias em que a bola teimosamente não quis entrar.

Num jogo em que o FCPorto jogou contra uma equipa que na segunda parte abdicou completamente de jogar e acampou na sua área, os jogadores não foram capazes de ter capacidade de decisão e a determinação necessárias para resolver os lances da melhor forma.

Rodriguez, Lucho, Hulk (onde andou na primeira parte?), Lisandro, tiveram oportunidades mais que suficientes para resolver o jogo mas não foram capazes de decidir da melhor forma na hora "H". Também nalguns lances os jogadores da Trofa tiraram em cima da linha bolas de golo e, mais uma vez, o poste voltou a ser o destino de um remate do FCPorto.

Por outro lado, há ainda um sintoma crónico desta época que voltou a afectar o FCPorto: a sua deficiente capacidade para dar largura ao jogo e explorar a profundidade de jogo nas alas. Benitez jogou sobre brasas e isso notou-se quando falhava passes de 4 ou 5 metros. Nestas condições, também não foi capaz de apoiar convenientemente Rodríguez na exploração da ala esquerda, situação que melhorou com a passagem de Fucile para a esquerda com a entrada de Mariano para a direita. Porque não, como diz o Dragão Vila Pouca no seu blog, colocar Tomás Costa na direita e Fucile na esquerda enquanto não se sabe se Cissokho é a chave para a solução dos problemas do FCPorto?

Por último, uma palavra para o árbitro de nome "Reforço". Se a defesa do Trofense já estava guarnecida, mais ficou com o senhor Reforço que, para além de pactuar com o anti-jogo do Trofense, deixou passar um penalty claro sobre Lisandro Lopez. Aliás, tal como acontecera no jogo contra o Rio Ave, em que ficou um penalty por marcar a favor do FCPorto, neste campeonato só em lances escandalosos como o da última jornada é que se marcam penalties a favor do FCPorto. A diferença de critérios vê-se na comparação entre 2 lances: Fucile vs Areias e DiMaria vs Mossoró.
Com tudo isto, o Porto cede o 2º empate consecutivo em casa na véspera de uma complicada deslocação a um Braga que hoje foi humilhado pela equipa de arbitragem.



E noutras paragens?


Quando vi esta bela primeira página, percebi logo o que as jornadas seguintes iriam trazer. Infelizmente não me enganei e, no jogo para a Taça da Liga em Guimarães, foi pela primeira vez aplicada uma regra que hoje teve continuidade: é proibido marcar penalties ao Benfica.

Com o Braga, o Sr Paulo Baptista deu uma cabal prova de incompetência (ou será um zeloso cumprimento do que na comunicação social foi pedido pelo Sr Vieira?).

O golo do Benfica merece ir para um compêndio sobre o fora-de-jogo e, depois, novamente a aplicação da regra "É proibido marcar penalties ao Benfica" com Alan a ser agarrado no área por Katsouranis (que faz isto muitas vezes) e com Matheus a ser ceifado por Luisão. O contrário contudo (DiMaria) já não se verifica e quando o jogador cai num sopro, o Sr Paulo Baptista não teve dúvidas.

Depois da nota negativa a Pedro Henriques por não ter validado um lance em que Miguel Vitor toca a bola com a mão para Cardozo, a.k.a. "Senhor 40 golos", estou curioso para saber qual será a apreciação ao trabalho do Sr Paulo Baptista. Mas pronto, começamos a compreender porque o administrador Rui Costa disse que o Benfica não tinha necessidade de ir ao mercado.

Esperemos para ver...

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais do mesmo: equipa sem chama, sem crença, incapaz de colocar em campo a vontade e o espírito necessário para ganhar e manter a liderança.
Treinador medricas, tolhido pelo medo, que sabendo como o Trofense vinha jogar foi incapaz de ser ousado, arriscar, meter a carne toda no assador...não, resolveu jogar com o Benítez, que não consegue passar a bola em condições com as mãos, quanto mais com os pés.
Erros do árbitro?! Falta de sorte?!
Foi a arranjar estas desculpas, para não ganharmos a equipas como o Trofense, que chegamos ao topo do futebol Europeu e Mundial? Não, não foi! Foi com ousadia, com valentia, com coragem e sem medo de nada...quem não for capaz de perceber, isto está no clube errado!
2 pontos perdidos com o R.Ave, + 3 com o Leixões, + 3 com a Naval, + 2 com o Marítimo, +2 com o Trofense.
Porquê? Porque somos uma equipa de contra-ataque - agora pomposamente chamado de transições rápidas - e que tem muitas dificuldades em jogar contra equipas fechadas que não saem para jogar. Este é o problema e tem sido o problema...o resto são desculpas esfarrapas, à boa maneira dos nossos rivais lisboetas.
Será que nem contra estas equipas temos um jogo calmo e tranquilo?
Um abraço

Sete_Luas disse...

Completamente de acordo Dragãozinho, parece que ficamos sem a chama piloto... não há garra, não há vontade, há apenas jogar por jogar. Porque raio continua o treinador a insistir no mesmo erro? Já tinhamos aprendido no inicio do campeonato (à custa de derrotas consecutivas) que Benitez não é solução e Mariano também. Já tinhamos aprendido que fazer grandes jogadas individuais até ao meio campo adversário e depois rematar atabalhoadamente, nao funciona. Porque é que continuamos a bater na mesma tecla? Claro que quando se falha na construção da equipa é mais fácil depois culpar a sorte, o poste da baliza, os defesas adversários e, em ultima instancia o árbitro... Houve erros? Houve, mas o Trofense podia queixar-se do mesmo. Houve má sorte? Houve, mas uma equipa como o FCP não tem NEM PODE depender da sorte para ganhar jogos.
Não sei o que se passa com Lucho, onde anda o capitão? E Lisandro? Não lhe reconhecia determinadas facetas infantis que tenho visto E Hulk, esteve em campo na primeira parte? É que nem o vi...
Da arbitragem recuso-me a falar... "há que ganhar em campo" diria o outro senhor, eu acrescento: "não interessa em qual, nem como."....
Vamos lá... acreditem meus senhores, e levantem o dragão que anda a voar demasiado baixinho para a a massa associativa que lhe acalenta o voo!!!

GaCoMoSi disse...

E eu até acho que jogaram bem! Mas como foi dito a bola não quis entrar. E quando era para entrar alguém se encarregava de tirar em cima da linha (o filho do JVPinto, Defim e Guarin-lol).

Deixem lá que para a semana estarão ou em 1º, 2º 3º ou 4º!

E ainda por cima vão apanhar o Atlético de Madrid em baixo de forma!

Saudações leoninas!