domingo, janeiro 25, 2009

Sp. Braga - 0 / FCPORTO - 2


Rodríguez 20' e Lisandro 31'
Uma vitória com muita capacidade táctica, e com um bom planeamento defensivo por parte de Jesualdo Ferreira, foi esta a base da conquista destes 3 pontos contra um adversário muito bom e que vem justificando o porquê de jogar bem, mérito para Jorge Jesus que com um conjunto de bons jogadores faz uma muito boa equipa e jogando sempre com 5 jogadores de caracteristicas ofensivas.
Já o FCP teve de sofrer nos primeiros 15m., pois o Braga não saia do meio-campo do FCP, que não conseguia dar mais de 3 passes seguidos e sair para a ofensiva, e sendo isto verdade, também é que o Braga nestes momentos não criou nenhum lance real de perigo, mérito para o FCP que defensivamente, apesar de sofrer, conseguiu sempre travar o seu adversário, e quando Hulk aparece em 2 lances, no primeiro a ganhar um canto e no segundo, com uma excelente jogada a furar a defesa do Braga pelo lado direito da sua defesa, entrando, cruzando para Fucille que devolve o cruzamento e Hulk (em fora de jogo, mas dificil de analisar), este coloca em Rodriguez que tem um movimento técnico muito bom e resolve da melhor maneira o lance, fazendo o primeiro golo.
A partir daqui o FCP consegue estabilizar o seu jogo, e apesar do Braga continuar a ter mais posse de bola e maior dominio de terreno, continuava sem conseguir criar real perigo, apesar de colocar muita gente na frente, e na sequência de uma recuperação de bola de Raul Meireles que lança desde o seu meio-campo defensivo numa diagonal Lisandro, que tem a felicidade do defesa central do Braga falhar o lance, pois pensou que estava sozinho, e Lisandro aproveitou calmamente e com muita frieza colocar a bola longe do Guarda-redes Eduardo e fazer o 2-0.
A partir deste lance o FCP controlou o jogo até ao intervalo, pois o Braga sentiu este golo e os seus jogadores perderam a concentração tácticamente e não fora o fiscal de linha ter invalidado um lance a Tomás Costa por fora de jogo (muito duvidoso), que poderia ter levado o FCP a ganhar para o intervalo por 3-0, aqui é de salientar o excelente desempenho ofensivo de Fucille que levou a bola desde a defesa até á frente, obrigando Eduardo a defender para o poste, e Hulk falha a recarga, mas a bola sobra para T.Costa que remata para o possivel 3ºgolo.
T.Costa que tinha entrado aos 40m. para o lugar do lesionado Rodriguez, mas que com a sua entrada, Jesualdo coloca o FCP a jogar em 4-4-2, com Hulk na dianteira sobre a esquerda e Lisandro na direita, uma boa opção, visto que o FCP tem um conjunto de médios de grande valia.
Na 2ªparte, a verdade é que o Braga fez duas substituições, mas a táctica continuava igual, e o resultado era o mesmo, muita posse de bola, mas sem conseguir criar nenhum lance de perigo, e durante 30m., da 2ºparte, foi o FCP a criar 2 ou 3 boas situações para marcar, T.Costa logo no reinicio, Lisandro a falhar o 3-0 de forma incrivel depois de uma jogada espectacular de Cissokho, a passar por 4 jogadores e a oferecer um golo de bandeja, mas que Eduardo ao desviar, Lisandro não conseguiu concluir com exito, foi o momento em que o FCP podia e devia ter morto o jogo, pois um terceiro golo resolveria o resultado final.
A partir dos 75m., o FCP tremeu, pois entrou no Braga Orlando Sá, que criou perigo, pois ganhava bolas em disputa aerea, o que até ai não acontecia, pois Rolando e Bruno Alves ganhavam os lances todos, e surgiram os casos de possivel penaltie contra o FCP, no primeiro, Cissokho agarra Alan fora da aréa, e depois larga e volta a colocar os braços á volta do jogador e Alan aproveita e atira-se para o chão, para mim, este lance era falta fora da area, no segundo lance Meyong faz um chapéu a Helton e depois faz-se ao contacto com o guarda-redes, logo é ele que provoca o cantacto e se atira para o chão, no 3ºlance, apesar das imagens televisivas serem pouco elucidativas que mostram que Guarin corta o lance com o braço ou com o ombro???, é preciso dizer que se o braço estiver encostado ao corpo, não é considerado falta, mas é um lance de dificil julgamento, mas sendo corte com o braço deveria ser assinalado penaltie, sendo o unico lance em que o Braga se pode queixar.
Neste ultimos 15m., o FCP não soube controlar o jogo, e ter mais posse de bola, acabou +- 63% do Braga contra 37% do FCP a nivel de posse de bola, o que não é bom, apesar da vitória.
E sendo assim, o Braga teve 2 lances onde podia ter marcado, primeiro com Fucille que corta de cabeça um lance de golo quase feito, e no segundo lance, Orlando Sá ganha de cabeça e obriga Helton a uma excelente defesa.
Num jogo muito disputado, contra uma equipa muito valorosa, foi um excelente resultado, ainda por cima fora de casa, mérito para a coesão defensiva e para o empenho que todos os jogadores colocaram em campo.
Quanto aos jogadores:
Helton, apenas foi chamado uma vez e realizou a defesa do jogo, portanto, nota muito positiva.
Fucille, muito bem a defender, apenas perdeu um lance aereo para Orlando Sá, de resto, muito forte no jogo ofensivo, e ainda atirou ao poste numa excelente jogada.
Rolando, imperial no jogo aereo, e como o FCP resolveu jogar com a defesa recuada no terreno, estava nas suas sete quintas.
Bruno Alves, também muito certo, cortando lances de possivel perigo e orientado bem a defesa.
Cissokho, tremeu muito nos primeiros 15m., como grande parte da equipa, mas depois partiu para uma boa exibição, culminada com uma excelente arrancada onde ofereceu o golo a Lisandro, de negativo, não pode agarrar o jogador quando é ultrapassado, ainda que fora da area.
Fernando, acorreu a todos os lances e jogadores que lhe apareciam pela frente, quase não saiu da sua zona, mas não permitiu que existissem remates de fora da area, e como esteve muito eficaz, foi um baluarte na conquista destes 3 pontos.
Raul Meireles, outro que acorreu a todos os lances, seja na esquerda, seja na direita, talvez por isso, a sua acção no jogo tenha passado mais despercebida, excelente a desmarcar Lisandro no 2ºgolo.
Lucho, talvez o momento da má forma fisica tenha passado, pois neste jogo viu-se um Lucho muito forte a defender e ainda a aparecer a lançar os colegas na frente, e ainda recuperou muitas bolas no 1x1.
Rodriguez, fez um excelente golo, fruto de um trabalho técnico muito forte e a finalizar com exito, apoiou bem o seu defesa esquerdo, mas saiu lesionado antes do intervalo.
Lisandro, marcou um excelente golo, aproveitando uma fifia do central contrário, mas demonstrando uma frieza muito boa na hora do remate, acho apenas que nos ultimos minutos já estava sem forças para correr e por mim teria sido ele a sair para a entrada de Mariano.
Hulk, foi o elemento principal desta vitória do FCP, nos piores momentos foi ele que apareceu e com as suas arrancadas muito fortes fruto da sua tremenda força fisica, criando assim lances de perigo, assim surgiu o 1ºgolo, e outros lances de pergio criou.
Tomás Costa, entrou muito bem em jogo, marcando logo no inicio (golo anulado), e estev sempre muito bem no apoio defensivo, dando outro equilibrio naquela area do terreno.
Guarin, entrou para o lugar do Raul Meireles, mas pareceu algo perdido em campo, aspecto a rever, tem de ter mais capacidade para reter a bola e sair a jogar com mais certeza.
Mariano González, entrou para a frente, mas no pior periodo do FCP, logo não trouxe nada de novo, além de 2 ou 3 perdas de bola.
Boa vitória num bom jogo onde o FCPORTO mostrou ser mais forte, pois adaptou-se a uma maneira diferente de jogar e fe-lo com eficácia e com humildade, pois só assim se ganhava este jogo.

3 comentários:

Fernando disse...

A ter em atenção:
A arbitragem do braga deixou-nos pendurados...
Lisandro já tinha 4, agora temos dois outros fundamentais à bica: Hulk e Fucile...
Já perceberam que podemos perder 3 jogadores para o embate com os lampiões?

Ricardo Faria disse...

Boas!

Antes de mais, queria felicitá-lo pelo blogue. Eu sou do olheiroaoservico.blogspot.com e gostaria que fossem adicionados os links dos respectivos blogues.
Sendo assim, tomei a liberdade de adicionar o seu blogue à minha lista e espero que faça o mesmo relativamente ao meu.

Como não vi nenhum mail a quem enviar, decidi comentar aqui

Sem mais assunto,
Aguardo resposta,

Cumprimentos,
Ricardo Faria

www.olheiroaoservico.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

Não que isso seja importante para o F.C.Porto ou para os portistas, mas porque é a verdade, por muito que custe à máquina de propaganda vermelha. O Campeão de Inverno, em todos os países onde o futebol é rei - Alemanha, França, Itália, Inglaterra ou Espanha -, é a equipa que chega ao fim da primeira volta em 1º lugar.

Depois de quinze minutos muito fortes do Braga, o F.C.Porto reagiu e reagiu, porque Hulk, o incrível Hulk, começou a espalhar o terror na defesa arsenalista e permitiu ao Tricampeão, respirar, melhorar, subir no terreno, pressionar e, embora contra a corrente do jogo, marcar. Depois as melhorias foram-se acentuando e num período de desorientação do Braga, aconteceu o dois a zero e também o três a zero, mas que não valeu.
Na segunda-metade, com a equipa bracarense a arriscar tudo, podia o F.C.Porto aproveitar melhor os espaços para matar o jogo, mas T.Costa e Lisandro, perdulários, falharam de baliza aberta.

O árbitro errou em validar o primeiro golo do F.C.Porto e pareceu-me, ao invalidar o golo do T.Costa. Sobre os penaltis que a propaganda reclama, mesmo vendo várias vezes as repetições, fico com muitas dúvidas que tenham existido.

Resumindo: vitória justa num campo difícil e contra uma grande equipa. Que sejamos capazes de conservar a liderança até ao fim, é o desejo de todo o Universo portista.

Um abraço