segunda-feira, setembro 22, 2008
Rio Ave-0 / FCPORTO-0
quinta-feira, setembro 18, 2008
Liga Zé do Boné / Betadin - 1ª Jornada
Em 2º lugar, o FC Seven 1970 de Pedro Lima obteve 67 pontos valendo para isso uma excelente aposta em Aguero (capitão), autor de 2 golos.
A fechar o pódio quedou-se o Grandes Girl da Joana Costa que entra em grande esta época! Apostando num leque regular de jogadores, com destaque para Bosingwa, Gallas e Aguero, poderemos estar em presença de uma séria candidata embora ainda seja cedo para tecer considerações em relação a isso.
Os campeões
Os Pavlov Kids (57 pts) e o Visconde (56 pts), de Pavlov Doorman e Márcio Henriques, respectivamente, classificaram-se em 5 e 6º lugar (ex-aequo com os Girondins do Sérgio Portelada). Os ex-campeões começam pois com um registo apreciável mas, ainda assim, insuficiente para alcançar os lugares cimeiros. Veremos o que nos trazem as próximas jornadas até porque,tanto um como o outro, têm um estatuto a defender.
As equipas da "casa"
Para as equipas do Zé do Boné as coisas não começaram muito bem. O ZdB Olympic quedou-se em 8º lugar com 55 pontos enquanto que o FCP-Team ficou na cauda da classificação com um registo de 38 pontos. No entanto esta é apenas a última jornada e há ainda muito para disputar até porque, se bem se recordam, o Gil é o detendor do recorde de pontos numa só jornada das anteriores edições da Liga Zé do Boné, ao ter dobrado a marca de 80 pontos.
Quanto ao ZdB Olympic, alimento a forte esperança de que, esta época, o Van Nistelrooy não tenha a pontaria ao nível da que teve o ano passado (penalties falhados, olho certeiro para os postes, barra e tudo aquilo que se situa ao redor da baliza, bancadas incluídas).
Gala de Entrega do Prémio de Campeão da Liga Zé do Boné
É já no próximo dia 11 de Outubro que se realiza a cerimónia oficial de entrega do título de campeão da edição anterior da Liga Zé do Boné / Betadin. O campeão, como se sabe, foi a equipa Visconde, orientada por Márcio Henriques, que terminou a prova com 623 pontos ficando à frente do Esplendor na Relva, de Paulo Vaz, com 570 pontos.
O prémio é um pack de 2 garrafas de vinho DOC da Adega Cooperativa do Fundão que, com um bocado de sorte (e benevolência do vencedor) poderão servir para acompanhar a refeição.
As fotos da cerimónia serão oportunamente aqui publicadas.
Bons sinais
FCPORTO 3 x 1 Fenerbahçe
quarta-feira, setembro 17, 2008
Ataque ao primeiro lugar!
TAS arrasa Liga, Federação, Benfica, Guimarães e... Platini
O TAS publicou finalmente o acórdão da sua decisão de Julho último na qual admitiu o FCPorto na Champions, indeferindo os apelos dos Uefeiros Benfica e Guimarães. O Tas mostrou-se particularmente contundente em relação às decisões da Liga e da Federação uma vez que declaram que as acusações de que o FCPorto é alvo não foram até agora efectivamente comprovadas.
Trata-se de mais uma estocada nos senhores auto-assumidos "paladinos" da verdade (quando lhes convém) e que, com Platini à cabeça, terão de ir adquirir mais umas valentes doses de Kompensan.
Delicioso é o facto de UEFA, Benfica e Guimarães terem de indemnizar o FCPorto, em 10.000 euros cada, por custos de processo. Pode-se dizer que, este ano, a Champions começou a render mais cedo.
Só lamento que, durante este tempo todo, tendo o FCPorto sido alvo de ataques por parte de um descredibilizado e desacreditado Platini, muito amigo de uns certos senhores de um certo clube de nome Juventus, nunca a SAD tenha vindo a terreiro defender o FCPorto, mantendo-se um silêncio sepulcral que o "esperar pelo desenrolar dos acontecimentos" não justifica. O castigo a Pinto da Costa silencia toda a SAD? Fica a mágoa.
Estado vai ter de indemnizar Pinto da Costa
Foi essa a decisão do Tribunal da Relação que considerou ilegal a detenção de Pinto da Costa em 2004. Depois de as escutas do caso Apito Dourado terem sido consideradas ilegais, trata-se de mais um rude golpe no Ministério Público que, na ânsia de deitar mão a Pinto da Costa e de fragilizar o FCPorto, não olhou a meios.
Cartaxanas, Pinhões, Vieiras e Alternadeiras associadas vão passar as próximas noites com azia...
segunda-feira, setembro 15, 2008
Liga Zé do Boné Betadin - 3ª Edição
Para se inscreverem na Liga Zé do Boné / Betadin, deverão registar-se no endereço acima e inscrever-se introduzindo o código:
Depois do Pavlov Doorman e d'O Visconde se terem sagrado campeões nas últimas duas edições, quem será desta vez o campeão?
quinta-feira, setembro 11, 2008
Vamos lá arranjar uns sumaríssimos
Lance 3 - Agressão de Di Maria a Raul Meireles
Ganhando a bola a Fucile, Di Maria foge para a área mas Raul Meireles, vindo de trás, consegue cortar para canto. Acto contínuo, Di Maria atinge a perna do jogador portista com a sola e, cúmulo dos cúmulos, atira-se para o chão pedindo penalty! Entrada "a matar" que passou em claro mas a imagem não mente. Sumaríssimo para Di Maria!
Lance 4 - Agressão de Ruben Amorim a Fucile
Fucile ganha a bola e leva-a para a frente. Perante Ruben Amorim, toca a bola por um lado e procura fugir pelo o outro. Imediatamente o jogador do Benfica faz obstrução e levanta o braço atingindo Fucile no rosto. Este lance passou em claro nas barbas do árbitro mas a imagem não mente. Sumaríssimo para Ruben Amorim!
Já perto do final do jogo, Cristian Rodriguez ganha posição para ganhar a bola que foi chutada em "balão". Vindo de trás, Maxi Pereira salta com o cotovelo à frente atigindo Cristian Rodriguez na nuca sem nunca chegar a tocar na bola. O lance passou em claro mas as imagens não mentem. Na sequência, vê-se que Maxi consuma a agressão e fica a questão: onde está a bola? Pois é... Precisavamos de mais umas frames do filme para a conseguir ver entrar no plano e constatar que Maxi Pereira nunca chega a tocar na bola.
quarta-feira, setembro 10, 2008
A gargalhada continua...
Ups! Perdão! Estas imagens referem-se não a Nuno Gomes no limiar de ter uma perna partida mas sim de Nuno Gomes no limiar de partir uma perna. As imagens que queria mostrar são estas:
sexta-feira, setembro 05, 2008
Futuro risonho... se houver vontade
Vitalis Park inagurado
Este local, com capacidade para 200 crianças, servirá de centro de captação de jovens talentos, de forma a recrutar desde cedo os jovens campeões de amanhã, identificando-os com a estrutura e a mística do FCPorto, vindo preencher uma lacuna até então existente na base da formação portista.
O FCPorto continua assim a sua afirmação enquanto clube de topo em Portugal, dotando-se de mais um complexo ao nível dos melhores da Europa.
Lamenta-se apenas esta insistente tendência portuguesa em atribuir nomes em inglês às coisas...
O anedotário continua...
Como se sabe, o dirigente (?) não o poderia ter feito uma vez que está a cumprir uma suspensão de 2 meses por ter lançado acusações a torto e a direito no final de um jogo da época passada em que o seu clube, mais uma vez, não conseguiu ganhar. Desse jogo o país guarda na memória um penalty, contra o Benfica, estranhamente falhado por um jogador que a seguir se viria a transferir, por coincidência, para o Benfica.
Ora, voltando às declarações de João Gabriel, elas são de uma estranheza completa, ainda para mais quando vindas de um clube que, como todos se recordam, se cobriu de ridículo ao tentar até à exaustão que o FCPorto fosse excluído da Champions para, logo a seguir, já com o FCPorto garantido na prova da UEFA, virem dizer que afinal até nem queriam o lugar do FCPorto, numa atitude que serviria certamente de inspiração a La Fontaine, se este ainda fosse vivo.
Admira-me contudo que não tenham apelidada de mesquinha a denúncia do lance de Luisão e Sapunaru que, a ter sido sancionada em campo, deixaria o Benfica reduzido a 10 jogadores logo nos primeiros minutos de jogo.
Depois, vem ainda acusar os dois delegados da Liga de "subserviência" por terem acompanhado Pinto da Costa até ao camarote. Vítor Pinto na sua crónica no Record coloca bem a questão:
Não conheço pessoalmente os senhores Baptista Rodrigues e Esmeraldo Augusto, cujo nome passou a soar-me devido às acusações de subserviência feitas pelo Benfica, chocado pelo facto de, enquanto delegados da Liga, terem acompanhado Pinto da Costa ao camarote, atitude na qual não me parece que o presidente portista tenha infringido qualquer regulamento. No momento em que deviam ter actuado, à porta do balneário dos árbitros, não o fizeram, dando origem a mais um imbróglio. Terá sido por subserviência em relação ao emblema da Luz?
Contudo, estas críticas à Liga soam no mínimo de forma bizarra. Não eram estas as pessoas a que Luís Filipe Vieira se referia quando, lançando o mote para o rumo a seguir para que o Benfica (tentar) regressar às vitórias, afirmou que "mais importante que comprar jogadores era conseguir lugares na Liga de Clubes"? Ele lá saberá o que quis dizer... se calhar toda a gente sabe também, até mesmo aqueles mais "ceguetas" que preferem ir dar uma galheta ao árbitro assistente durante um jogo que, ao que parece, terá prosseguido normalmente sem qualquer interrupção (não convinha que ficasse no relatório que o jogo tinha sido interrompido?). Se calhar o Sr Hermínio Loureiro que, subservientemente, estava sentado e muito sorridente junto a Luís Filipe Vieira, também saberá.
E, já agora, se calhar quem decidiu aplicar multas ridículas, por duas agressões a membros da equipa de arbitragem, também saberá. Ele e os que, agora, sabem que podem invadir à vontade o terreno de jogo para ir agredir os árbitros já que, desde que não lhes façam dano de maior e nem interrompam o jogo de forma demasiado notória, o clube apenas terá de pagar uma multa irrisória.
O anedotário continua...
quarta-feira, setembro 03, 2008
Uma preocupação a menos
Trata-se de um jogador que, embora tendo boa cotação da sua passagem pela futebol holandês, sendo daí que Co Adriaanse obteve referências do jogador, nunca se conseguiu adaptar ao grau de exigência do FCPorto sendo sucessivamente emprestado e acabando também por nunca se destacar particularmente nos clubes por onde passou durante esses empréstimos.
O jogador vai ter assim oportunidade de relançar a carreira no seu país ao mesmo tempo que o FCPorto resolve um dos crónicos problemas em termos de colocação de jogadores dispensáveis.
A piada da jornada
(...)
terça-feira, setembro 02, 2008
Sumaríssimo? Evidentemente não!
segunda-feira, setembro 01, 2008
Pelé até 2012
O médio defensivo Pelé, de seu verdadeiro nome Vítor Hugo Gomes Passos, assinou hoje contrato com o FCPorto válido até 2012, indo engrossar as escolhas de Jesualdo Ferreira para o meio campo.
Trata-se de um talentoso jovem português, presença assídua na selecção Sub-21, e a quem todos auguram um futuro muito promissor. Por outro lado, dada a sua apetência para desempenhar o lugar de trinco, poderá ter este ano uma oportunidade de se afirmar como titular do FCPorto na disputa com Fernando uma vez que, aparentemente, Bolatti é cada vez mais uma carta fora do baralho das opções de Jesualdo.
Quem é Pelé?
Pelé começou a sua carreira no histórico Sport Comércio e Salgueiros, tendo jogado pela equipa sénior no último ano da existência desta (2004/2005). Com 17 anos mudou-se para o Benfica sendo relegado para a equipa júnior do clube. Com ambições maiores do que o espaço que lhe era dado, rescindiu ainda em 2005 e mudou-se para Guimarães sob o comando de Norton de Matos, tendo feito vários jogos a titular o que lhe valeu a chamada para a selecção nacional de sub-20. Contudo, com a chegada de Cajuda ao clube minhoto, Pelé perdeu preponderância deixando de ser opção.
As exibições na selecção nacional sub-20 despertaram o interesse de Mancini que não perdeu tempo em levá-lo para o Inter, por uma verba de cerca de 2 milhões de euros, onde fez 18 jogos (15 no campeonato, 2 na Taça, 1 na Liga dos Campeões), 4 dos quais a titular.
Pelé chega agora ao FCPorto com tudo para se impôr como um dos melhores médios nacionais da próxima década.
"Obrigado Luís Filipe Vieira"
Como todos se recordarão o F.C.Porto com o Mágico fez História e que História - Campeonatos, Taças, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões - sob o ponto de vista desportivo e com a transferência do luso-brasileiro para o Barcelona, sob o ponto de vista financeiro.
Deco foi para o clube catalão por 15 milhões de euros mais Quaresma avaliado em 6 milhões."