domingo, setembro 23, 2007

Paços Ferreira-0 / FCPORTO-2

Olé Lisandro, olé...

Lisandro marca, FCP ganha...



Jogo disputado a um grande ritmo, com velocidade, empenho e muita correria, claro que o FCPORTO devia ter sabido gerir muito melhor a bola, mas isso, este FCP de Jesualdo não sabe fazer... Ou seja, foi mais uma vitória QB, com futebol não bem jogado, muita luta, e poucas ideias e principalmente pouca capacidade de depois de fazer o mais dificil, saber gerir e controlar o jogo e o estilo guerreiro do Paços, que lutou bravamente enquanto teve forças (quase os 90m.) e que obrigou os jogadores do FCP a um grande desgaste fisico, veremos como Jesualdo gere o seu plantel para os proximos 2 jogos (Fátima para a Taça da Liga, Fora, e Boavista para o Campeonato, em casa), é preciso saber rodar o plantel nestes dois jogos de forma sábia para não acontecer que um jogador como o P.Assunção saia exausto da partida aos 80m..
A supresa deste jogo foi a inclusão de Edgar no onze titular, e aparentemente Jesualdo ganhou a aposta, pois ao colocar o FCP a jogar em 4-4-2 com Lisandro e Edgar bem na frente, com Quaresma sobre a esquerda e Lucho a descair sobre o lado direito, e com 2 médios mais defensivos no miolo, julgo que no inicio do jogo o Paços de Ferreira não esperava esta táctica do FCP, e foi fruto dessa estratégia que o FCP marcou e chegou ao 1-0, depois disso o FCP continuou a mandar no jogo e por 2/3 vezes poderia ter feito melhor em alguns movimentos ofensivos, mas faltou algo mais, Jesualdo aos 30m. colocou o FCP a jogar em 4-3-3, com Lucho sobre o meio, mas o FCP começava a ter pouca bola e a não criar perigo suficiente para colocar o Paços em sentido.
Com isso e com uma entrada má do FCP e uma entrada muito boa do Paços na 2ªparte, isso obrigou o FCP a recuar e a permitir que o Paços mandasse na partida, pois continuava em grande ritmo e o FCP estava algo ressentido, pois além de Lisandro (que lutou como poucos), Lucho e Quaresma não apareciam no jogo, (lutavam, é certo), mas como tinham pouca qualidade de jogo e passe, não conseguiam desiquilibrar. Ora isto obrigou a que Jesualdo mexesse no onze, tirando Edgar (adequado para este tipo de adversários, muito lutador e a precisar de mais minutos), e a colocar Leandro Lima, para com isso adiantar Lisandro para a frente, colocando Leandro sobre a direita para ver se o FCP conseguia ter mais bola, mas o meio campo continuava a defender cada vez mais atrás e Raul Meireles (algo apagado) cede o lugar a Bollati (jogador mais alto para a batalha aérea), mas com isto o FCP apenas em esporádicos contra-ataques o FCP conseguia ter alguma qualidade e foi num desses lances que o FCP acabou com o jogo, pois com o 2-0 os jogadores soltaram-se mais e passaram a ter mais confiança na vitória, isto porque o Paços lutou bravamente até ao fim, podem até não ter criado verdadeiro perigo, mas com tantos cruzamentos e centros para a área, em lances confusos podiam ter criado perigo real para a baliza de Nuno e um golo perto do fim podia ter causado grande sufoco na parte final, claro que com a lesão de P.Assunção e a entrada de Tarik e o cansaço do Paços, o FCP passou a ter mais bola, ou seja, com a lesão de um jogador defensivo e a entrada de um mais ofensivo obrigou o Paços a não colocar tantos homens na frente e o FCP teve mais 2/3 lances onde poderia ter marcado e ampliar a vantagem. Resultado justo, com uma vitória muito suada, mas merecida, pois dentro do jogo, vulgo "batalha", o FCP foi mais objectivo e com Lisandro em forma em qualquer lugar do terreno, surge esta vitória natural.
Os Jogadores: Nuno, eficaz no cruzamentos e em algumas situações mais apertadas, precisa treinar mais a reposição longa em jogo.
Bosingwa, bem a defender, e a fechar o seu flanco, mas tem de descansar.
João Paulo e Bruno Alves, muito jogo aéreo tiraram da aréa, não cometendo faltas perto da aréa, e eficazes QB, sendo que foi de um lance lutado que Bruno Alves isolou Lisandro para o 1ºgolo.
Fucille, ás vezes era ultrapassado pelo jogo aereo do Paços, a rever este aspecto.
P.Assunção, muito lutou e muito correu, principalmente no periodo em que o FCP perdeu o controlo do jogo, obrigando-o a um enorme desgaste, e por isso se ressentiu na parte final do encontro.
Raul Meireles, um jogo onde apenas se viu a lutar pela bola, com pouco espaço para sair a jogar, desfazia-se da bola com rapidez mas nem sempre bem, a rever.
Lucho, descaido para a direita durante os 30m. iniciais, provocando por isso desiquilibrio no jogo do Paços, mas nota-se que ainda só está a 75% do que se espera dele, ou seja, tem de mostrar mais.
Quaresma, lutador QB para este jogo, a fechar o seu flanco, mas algo desinspirado em alguns momentos, mas noutros , principalmente no inicio, eram dele os passes de possivel golo para Lisandro e Edgar finalizarem á vontade na área.
Edgar, a supresa, jogador de grande porte fisico, jogo adequado para lutar, o que ele fez, nem sempre bem, esteve num lance estremamente perigoso e que obrigou Peçanha á defesa da noite (poderia ter sido o 2-0), no melhor periodo do FCP, bem no auxilio da defesa e a criar perigo na area contrária, com os pés é que precisa evoluir...
Lisandro, O HOMEM DO JOGO que está numa forma espectacular, já leva 4 golos na BWin Liga, e todos de excelente recorte, e sentido posicional, resolveu o jogo em dois lances de forma magistral e deu mais uma vitória ao FCP, afinal o nosso ponta-de-lança já está no onze :).
Leandro Lima, bem no passe de primeira a isolar Lisandro para o 2ºgolo, mais umas quantas faltas sacadas ao adversário, mas ás vezes esse genero de futebol não tem a sequência desejada pela equipa.
Bollati, médio defensivo que entrou para auxiliar a defender e no jogo aereo, esteve bem.
Tarik, não entrou de inicio provavelmente devido a estar no periodo do ramadão e como o jogo começava antes de poder comer, Jesualdo optou por coloca-lo e bem no banco, situação bem gerida.
Pelos resultados alcançados ao fim de 5 jornadas, 5 vitórias, 15 pontos e sendo que o FCP na época passada perdeu 3 jogos, empatou 1, e ganhou o outro contra estes mesmos 5 adversários, devo dizer que até agora Jesualdo tem levado a sua avante, mas é preciso fazer descansar alguns jogadores e começar a rodar a equipa, senão estes jogos intensos e fisicos vão-se pagar caro, processos a rever. + 5 pontos que o Sporting, + 6 que o Benfica, havendo um B-S para a semana esta vantagem só pode aumentar, agora é gerir plantel, entrar motivado e avisado para a taça da Liga, pois é um trofeu que o FCP quer conquistar.
PPPOOORRRRTTTTOOOOOOO!!!!

2 comentários:

David Caetano disse...

Realmente falta algo a este FCP pois não consegue controlar,já nem digo dominar, o jogo!

De resto, foi um jogo de luta onde não houve espaço para artistas, Lisandro voltou a mostrar que é homem para tudo e mais alguma coisa. Quanto à surpresa Edgar, realmente batalhou muito, viu-se que há ali vontade de mostrar serviço, mas foi isso que o prejudicou pois muitas vezes, devido à ânsia, acabou por resolver os lances de forma algo trapalhona.

David Caetano disse...

PS - Quem diria que nesta altura seria o Marítimo e não o Sporting ou o S.L. Rui Costa a dar luta ao FCP...!