quarta-feira, setembro 19, 2007

FCPORTO-1 / Liverpool-1

Com um FCP a entrar muito forte, com uma intensidade de jogo elevadissima, foi possivel ao FCP encostar o Liverpool ás cordas, e foi com naturalidade que o FCP abriu o activo, depois de aos 3m. Lisandro já ter desperdiçado uma boa ocasião para marcar, e quando aos 8m. Tarik é derrubado na área e Lucho abre o activo, pensou-se que o FCP podia conseguir bater os ingleses, mas o Liverpool reagiu muito bem e começou a ter mais bola e ai o FCP começa a retrair as linhas, os sectores e a permitir que o Liverpool acreditasse porque o FCP depois de estar a ganhar é incapaz de ter a bola, faze-la circular entre os seus jagadores, fazer correr o adversário, e isto continuando a manter um ritmo alto, pois quando os Ingleses compreenderam que se elevassem a pressão no terreno de jogo, o FCP ia passar dificuldades, e experientes como eles são conseguiram isso, é certo que o golo do empate resultou de um livre seguido de um erro individual de um jogador da defesa do FCP, mas notava-se que o FCP sem controlar a bola, mais cedo ou mais tarde ia sofrer um golo e permitir o empate.
Aqui a questão é perguntar o porquê do FCP não conseguir ter a bola mais tempo, pressionar mais alto equipas deste nível, ou seja, para o nosso campeonato chega para ganhar, mas lá fora a conversa é outra, é preciso conseguir criar automatismos, para ser mais fácil criar linhas de passe com progressão, com objectivo de chegar ao golo, mas sem nunca descurar a capacidade defensiva, é necessário que os jogadores evoluam com posse de bola, queiram ter a bola, queiram fazer o 2x1, 2x2 ou 3x2 em espaços curtos para levar vantagem na zona da bola, e isto só treinando intensivamente estes movimentos é possivel criar rotinas, de outra forma, acreditando na improvisação dos jogadores em campo, isso não chega para este nível.
Ou seja, Jesualdo pode gostar de jogar em 4-3-3, mas os jogadores do meio-campo não têm caracteristicas para ter controlo da bola e como as que têm não são adequados a uma equipa que queira ter a bola, mandar no jogo, pois são 3 jogadores defensivos, com tendência de cortar a bola, dar um toque ou dois e passa-la, pois não têm poder de finta, de explosão para criar superioridade no 1x1, ou seja só em triangulações poderiam superar os adversários, falta para este modelo a 3 um jogador com outras caracteristicas diferentes de P.Assunção (só defende), R.Meireles (Pressiona muito é certo, mas não desiquilibra), Lucho (Bons momentos de passe, bom posicionamento, mas é preciso mais...), falta nitidamente um jogador diferente...para o FCP poder ter mais tempo a bola, e obrigar o adversário correr atrás da bola para a equipa poder descansar em campo, pois se o FCP marca ao 10m., passa os outros 35m. a correr atrás da bola, ...não chega!!!, falta classe.
Voltando ao jogo, sentia-se que o Liverpool podia marcar o golo do empate, pois tinha a bola, e quando ele surgiu o FCP sentiu o golpe e não conseguiu reagir, pois só esporadicamente o Quaresma aparecia em jogo, com o Tarik veloz mas inconsequênte, Lisandro lutava de uma forma desigual na frente e aparecia muito nas alas e não na frente.
Ao intervalo, Jesualdo não fez alterações, mas o FCP conseguiu no inicio do 2ºtempo ter mais bola e aparecer mais na frente, mas sem nunca conseguir fechar os caminhos para o falso avançado do Liverpool, Kuyt que aparecia sempre bem nas costas do médios e muitas vezes sem marcação, o que desiquilibrava a equipa em termos táctico.
E como Bosingwa, (amarelado muito cedo e algo limitado fisicamente) estava com um adversário muito dificil (Babel), não conseguia desiquilibrar pela direita, era preciso esperar que alguém conseguisse criar diferença no 1x1, e em campo para isso havia muito poucas hipotese (Quaresma, Lisandro, Tarik...), sem estes aparecerem nada feito, e quando aos 60m., Fucile sofre uma falta que resulta na expulsão do estremo direito do Liverpool pensou-se que o FCP partiria para a vitória, pois com mais um homem em campo, normalmente é mais facil.
Mas ai percebeu-se que o Liverpool recuou as linhas, a linha de meio-campo encostou mais á defesa e o FCP pura e simplesmente não criou lances de perigo em 30m. de jogo (excepção para o lance de Quaresma ainda antes das substituições).
Quando Jesualdo tira um médio (Raul Meireles) e um extremo (Tarik) pensou-se que entrando Farias para a frente, causando o equilibrio das forças, pois mantinha-se Lisandro e Mariano entrava para extremo direito, era possivel criar desiquilibrios na defesa contrária, mas isso não aconteceu, por vários motivos, P.Assunção é um medio defensivo, que não cria desiquilibrios, com a saida de Raul Meireles, Lucho recuou para o lado de PA e Lucho só estava em campo para passar a bola da direita para a esquerda, ou seja, não aparecia na area pelo meio para criar desiquilibrios, com isto e com os extremos bem manietados por um Liverpool que mesmo com 10 nunca se desorganizou e mais habituado a esta intensidade de jogo, os adeptos do FCP depressa perceberam que a estratégia não estava a resultar e aqui a minha critica forte para Jesualdo, se uma pessoa vê que as alterações não estão a resultar, e em 10 m. percebe isso, só tem é de alterar outra vez, modificar, incutir outra dinamica em campo e colocar outro jogador em campo para provocar esses desiquilibrios, não pode é ficar de braços cruzados a ver os jogadores que meteu a não renderem, se não resulta tenta outra táctica, ficar parado é que não, é preciso saber ler o jogo, ora se o FCP tinha os extremos manietados e não conseguia criar perigo pelas alas, mesmo com mais um, só tinha era de tentar desiquilibrar pelo meio, com a entrada de um médio de outras caracteristicas, mas aqui deixo outra critica ao Jesualdo, então convoca 19 jogadores e deixa o Leandro de fora dos 18???, o único 10 que tem esta equipa depois da venda de Jorginho e da dispensa de Luis Aguiar, depois de aparecer +- bem contra o Maritimo, a jogar contra 11, então hoje a jogar contra 10 era o homem ideal para entrar, e já que não estava nos 18, porque não a entrada de Kaz ou Bollati para o meio-campo, que tinham outro poder de jogo aereo, por algum motivo foram contratados ou não??? e com o FCP a ter 10 cantos a favor em quantos causaram verdadeiro perigo???, pois 30m. é muito tempo para estar quieto no banco a esperar um milagre, esperava que Jesualdo tivesse evoluido do ano passado para este ano, mas se continua assim, então não percebe que tem de ser ele a fazer a diferença no banco e a levar o FCP aos titulos e não os jogadores, porque colocar aqueles jogadores em campo qualquer um adepto consegue, a diferença tem de ser nas estratégias, nos pormenores, é aí que o treinador tem de fazer a diferença, como Benitez e Mourinho fazem, ganhar o campeonato em Portugal não é dificil para jogadores daquela qualidade, dificil é po-los a fazer a diferença em jogos grandes na Liga dos Campeões, porque ai a qualidade de cada um não chega e ai o treinador tem e deve de fazer a diferença.
Com isto o empate sabe a pouco e ainda mais triste é ouvir o Jesualdo dizer no final do jogo que contra 10 é mais dificil porque eles fecham-se mais, ... ainda pensei que tivesse ouvido mal, quer dizer, qualquer equipa com menos 1 faz isso, o FCP e o seu Treinador têm de saber lidar com isso, de planear isso, de ter ideia de como ultrapassar isso, já disse várias vezes, não adianta ir para os treinos e treinar a parte fisica, fazer uma pelada, numa equipa profissional e paga a tempo e horas espera-se muito mais, espera-se acima de tudo intelegência, capacidade de ultrapassar dificuldades não quando aparecem, mas preve-las antecipadamente, ou então bastava fazer o que o Rui Moreira disse, se não temos como ultrapassar o adversário porque joga com 10, então vamos tirar 1 jogador de campo e equlibrar o jogo, ... é que ouvir um treinador dizer uma barbaridade destas sem o ver fazer nada para mudar em 30m. o percurso do jogo é triste, assim não Jesualdo, é preciso mais na Liga dos Campeões se queremos chegar longe.

Quanto aos jogadores, Nuno quase não foi posto á prova, não sei se no golo não poderia ter saido á bola, pois vinha algo em voléi, mas como acreditou que o defesa ia tirar não saiu e perante o remate daquela força não tinha já nada a fazer, de resto bem, sem inventar e tranquilo.
Na defesa, apesar do Liverpool não ter atacado muito, houve alguns jogadores que estiveram abaixo do exigido para este jogo, Bosingwa a subir não existiu, muito bem marcado pelo Babel, a defender não comprometeu, mas faltou qualquer coisa. João Paulo não esteve seguro, teve 3/4 deslizes em lances que revelou intraquilidade e para azar um deles deu golo, pois era ele que estava a marcar Kuyt e ele parou qunado viu a bola ir para o segundo poste e esqueceu-se do seu homem a marcar, não sei se estará na hora de ceder o lugar ao Stepanov... Bruno Alves, também não esteve ao nível exigido para este jogo, não comprometeu, mas não jogou bem na dupla com João Paulo perante adversários muito fortes em desmarcações... Fucile, claramente jogador á Porto, nunca virou a cara á luta, apesar de em dois lances se ter "esquecido" da sua posição e ter aberto o lado defensivo dele, ás vezes é pena que não tenha um pé esquerdo, pois consegue chegar á frente mas sem pé esquerdo é mais dificil cruzar, pois tem de voltar para trás e a defesa assim já tem tempo para se posicionar...
Do Meio-campo já disse que como são 3 jogadores muito iguais, ás vezes jogando quase lado a lado, anulam-se e não conseguem criar desiquilibrios, Lucho e Meireles têm de aparecer mais na frente, obrigar os médios contrários a marca-los e ter pedalada para fazerem constantemente o vai-vem de uma área á outra, pois de outra forma não conseguem desiquilibrar.
Quanto aos extremos, com Quaresma a ser cada vez mais individualista e a não perceber o que a equipa precisava dele, ou seja, tem de tentar apenas desiquilibrar em momentos em que está 1x1, não demorar a cruzar ou a passar porquê rapidamente esse espaço onde ele está com bola ficava com 2/3 jogadores do Liverpool, tem de ser mais preciso nas suas acções de forma a poder desiquilibrar, senão vai perdendo auto-motivação e com as coisas a sairem-lhe menos bem começa rapidamente a jogar sozinho e a não correr, nem pressionar, é um aspecto a rever se quer ser melhor do que neste momento é, e claro não pode marcar tudo quanto é livre, canto, falta, porquê se está do lado contrário do campo e precisa percorrer muitas vezes esse terreno, perde forças para quando precisa realmente delas...apesar disso bem em alguns lances. Tarik, lutador qb, ganhou o lance do penaltie e lutou o mais que pode, e justificou perante as opções de banco o porque ser titular no FCP, pode não ser brilhante, mas está com uma vontade enorme de mostrar serviço e justificar o porquê ter ficado no FCP, o que comparando com outros jogadores, merece realce. Lisandro, muito correu durante os 9om., talvez por isso nos ultimos 15m. ter mostrado cansaço, mas sem nunca virar a cara á luta, pena é ter falhado logo aos 3m. um lance de golo quase certo, mas procurou espaço nas alas e quando Farias entrou tentou criar desiquilibrios a tentar vir de trás, mas sem grande sucesso, a rever, mas parece que joga melhor nas alas, e mais á frente onde tem menos pressão.
Mariano, entrou a 30m. do fim com o FCP a jogar 11x10, e equilibrou as contas (ficaram 10x10), pode ser uma critica demasiado dura, mas eu espero muito mais de um jogador que tem cartel na Europa e que está por emprestimo no FCP e por isso precisa de mostrar muito mais empenho e vontade de triunfar, porquê assim traça depressa o seu destino no FCP, tem de melhorar muito. Farias, tentou segurar a bola na frente, para os colegas ganharem espaços e subirem no terreno, nem sempre foi eficaz, o problema é que na área contrária quase não se deu por ele, e se um avançado centro não faz a diferença na área adversária, então está tudo dito... a rever.
Sendo assim conquistamos um ponto ou perdemos dois???, a meu ver é mais a 2ªopção, principalmente porquê ao obrigar-mos o Liverpool a cometer erros e a ficar com 10 a 30m. do fim, essa foi uma hipotese desperdiçada pelo FCP para vencer e iniciar bem a campanha Europeia, agora é preciso nos próximos 2 jogos fora não perder e se possivel vencer um dos jogos para depois em casa dar-mos o passo certo rumo aos 8ºfinal, objectivo plausivel e ao alcance neste grupo pelo FCP.

1 comentário:

David Caetano disse...

Que pobreza franciscana! O que salvou a noite foi mesmo a qualidade da claque que estava em frente! :D