sábado, setembro 15, 2007

FCPORTO-1 / Maritimo-0

Lisandro marca e FCP na liderança isolado.

"Um Jogo Tipo do FCP", J.Ferreira jogando em casa contra equipas que vão para defender em primeiro lugar o resultado de 0-0, (apesar da excelente réplica do Maritimo), e jogando com um meio-campo de 3 médios de segurança, onde nenhum deles teve rasgos acima do normal, ou seja, circulação, tentativa de desmarcação, passe de bola ao 1º ou 2ºtoque, mas sem irem para o 1x1 para provocar desequilibrios, ficando por isso um jogo muito fechado, muito táctico, como Jesualdo gosta, mas dúvido que os adeptos gostem, tal como eu, fiquei contente com a vitória, mas falta qualquer coisa a esta equipa, talvez a colocação na equipa de um jogador como Leandro Lima a nº10, ou jogando ai Lisandro nas costas de um avançado, com 2 extremos bem abertos, já aqui tinha referenciado essa hipotese, de a equipa entrar mais ofensiva do que o normal, com o intuito de resolver mais cedo a partida.
Neste modelo 433, o que podemos esperar senão um jogo chato, porque o Maritimo, apesar de terem jogado bem, o seu primeiro objectivo era de não deixar jogar o FCP, por isso tem de ser o FCP a imprimir diferentes ritmos, diferentes atitudes, com controlo mais do jogo, ás vezes sem tanta correria, mas com mais acerto no toque de bola, pois durante a 1ªparte houve demasiadas perdas de bola no meio-campo, e como os extremos estavam bem marcados, a bola não chegava ao Lisandro, que estava desamparado, sem companhia no ataque, pelo menos que desse para criar real perigo.
Foi preciso esperar pelo Intervalo para acontecer a habitual (para estes tipos de jogos) mexida na equipa, colocando Lisandro no apoio directo ao recem entrado Farias para a area, com Quaresma na esquerda, libertando Bosingwa para todo o corredor direito em movimentos ofensivos, e foi num lance em que o FCP dominou e trocou a bola desde o meio-campo, desde a esquerda até á direita, e onde Bosingwa cruzou para os dois homens na area, sobrando a bola para Marek Cech, cruzar no imediato para um Lisandro sem marcação fazer o golo da vitória, que diga-se é justa, mas sofrida, ou seja, um lance onde o FCP estava a jogar com os laterais bem ofensivos, com um bom controlo do jogo, pois com 3 médios posicionais permite-se jogar assim.
Depois do golo, o FCP volta novamente ao 4-3-3 tipico, com Lisandro a fechar na direita e apenas com a entrada de L.Lima é que o jogo sofreu uma alteração táctica, pois ele coloca-se nas costas do avançado, deixando o meio-campo para 2 elementos e tentando provocar desiquilibrios, mas nem sempre bem sucedidos e ao perder a bola deixava o meio-campo algo fraco, pois o Maritimo colocava sempre dois alas bem abertos, o que provocava descordenação na defesa do FCP, claro sem nunca o Maritimo mandar ou até controlar o jogo.
Com isto, o jogo foi-se arrastando até ao fim, sempre com um pouco de receio que num lance furtuito o Maritimo marcasse, sendo que também o FCP teve várias ocasiões onde podia ter definido melhor e criar outro perigo, mas hoje as coisas não saiam bem a alguns jogadores...
Agora é preciso é J.Ferreira saber gerir o plantel para não desgastar muito sempre os mesmos, pois o ano ainda agora começou, e terça já ai vem um jogo muito complicado e importante.

Apenas algumas notas sobre os jogadores:
Nuno, excelente defesa que evitou o empate.
Bosingwa, alguns cruzamentos falhados, mas sempre o mesmo jogador sempre pronto para um vai-vem desgastante.
João Paulo, hoje teve alguns momentos de tremideira.
Bruno Alves, pareceu-me que nalguns lances podia ter optado por outras soluções.
Marek Cech, bem no cruzamento para o golo, mas ás vezes a defender saia muito da sua posição.
P.Assunção, naquele terreno que é o dele, poucas vezes deu hipotes, quando deu, tinha de fazer faltas pergiosas, pena é que não alargue o seu território.
Lucho, muito preso a uma táctica, sem rasgos de maior.
Raul Meireles, idem idem, como Lucho, muita correria, pas pouca produtividade com bola.
Tarik, hoje não estava a carburar, e por isso a sua normal substituição, apenas bem num excelente movimento dentro de area que quase dava golo.
Quaresma, algo desinspirado, há dias assim, nem quando tentava rematar mais no meio, os lances saiam bem.
Lisandro, metido entre os centrais na 1ªparte, sem espaço para jogar, apenas na 2ªparte, com outros espaços para pisar conseguiu fazer a difernça que é necessária para jogos assim, o golo é dele.
Farias, teve mais companhia, veio atrás buscar jogo, mostrou promenores interessantes, tem de continuar a evoluir e a entrosar-se com os colegas.
Leandro Lima, jogador de fino retoque técnico, mas ainda com algumas limitações, tem de saber libertar melhor a bola, tal como Farias, necessita de um melhor entrosamento.
Bollati, entrou tardiamente e num momento complicado, em que era marcado um livre frontal contra o FCP, a rever...
FORÇA FCP para o Liverpool...
Nota de destaque:
Raguebi, hoje vi partes do jogo entre a selecção de Portugal e os All-Black, só posso dizer que os outros parece que têm força sobrenatural, tal a potência que empregam em cada acção, obviamente, Portugal não teve hipoteses, mas mesmo assim, aquele ensaio conseguido fruto de um extraordinário empenho e força de vontade foi espectacular, só mesmo comparado á emoção e ao apoio com que o público no estádio brindou a nossa "amadora" selecção. Os meus parabéns.

1 comentário:

David Caetano disse...

Gostei bastante da garra cada vez mais habitual que o Lisandro mostrou. Cansa só de ver! Nestas alturas é impossível esquecer a frase que proferiu quando assinou pelo FCP: "Vou matar-me por esta camisola".

De resto, não gostei de ver os jogadores do FCP perderem a bola em zonas perigosas, tal como não gostei dos centros do Bosingwa (correu muito mas de pouco serviu) e da insistência do Quaresma em rematar de onde quer que se encontrasse.

Quanto ao Farias, só mostrou que luta bem e segura bem a bola mas espera-se muito mais.

No geral, um jogo q.b. em que a equipa cumpriu o principal objectivo: os 3 pontos em vésperas de um jogo importantíssimo.

PS - como é camarada? Voltamos à Covilhã para ver o jogo contra o Liverpool?