quinta-feira, dezembro 27, 2007
Uma questão pertinente...
Confesso que no plantel do Benfica, este é mesmo o único jogador que teria lugar no actual plantel do FCPorto e, dado que a situação está cada vez mais próxima da rotura, agora ainda por cima agravada pelo facto de o Benfica não ter autorizado o jogador a permanecer no Brasil para acompanhar a delicada operação cirúrgica a que o seu pai vai ser submetido, pode-se começar a pensar nisso.
É certo que o jogador já tem alguma idade mas seria uma opção experiente para determinados jogos.
terça-feira, dezembro 25, 2007
BOAS FESTAS!
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Nacional-1 / FCPORTO-0
terça-feira, dezembro 18, 2007
Preocupação
Evidentemente que as más línguas ignoraram a possibilidade de LFV trazer mais reforços de qualidade para o clube da Luz e associaram de forma fantasiosa o "desaparecimento" de LFV ao momento menos bom do seu clube e à necessidade de fugir aos holofotes.
Imagem DN
segunda-feira, dezembro 17, 2007
FCPORTO-2 / V.Guimarães-0
Tarik e Lisandro fazem a festa.
Vitória justa da melhor equipa, da equipa que criou mais lances de perigo real e que em momentos cruciais marcou, pois numa altura que o Vitória mandava mais no jogo, o FCP num lance de raça de Quaresma e de Visão de Meireles que descobriu Tarik isolado e este de primeira num gesto técnico muito bom (a compensar o falhanço na 1ªparte) fez um golo de dificil execução e abriu o caminho para a vitória, com Lisandro passados uns minutos e novamente num bom lance a fuzilar o guarda-redes contrário a fazer o 2-0 e a acabar com o jogo.
Claro que também será justo destacar a forma como o Guimarães foi jogar ao Dragão, com um futebol positivo, de boa qualidade, o que de algum modo trás ainda maior enfase á vitória do FCP.
Durante a primeira parte o realce pela positiva vai para as 2 excelentes oportunidades criadas pelo FCP, e pela negativa para os falhanços que resultaram desses lances, no primeiro Quaresma precipitou-se quando o mais dificil era falhar, e no segundo Tarik não ia suficientemente crente em marcar, apesas de so ter o guarda-redes pela frente.
Claro que para criar e mandar no jogo, nota-se que este FCP está muito forte colectivamente, e para provar isso nos ultimos jogos o FCP não sofre golos, (pois, com Pedro Emanuel a história é outra), e assim com uma defesa sólida e confiante e com o normal meio-campo a jogar bem, pelo menos a controlar o adversário e a não o deixar criar lances de perigo e com 3 atacantes versáteis e velozes no modo de como a equipa explora os espaços nas costas dos adversários, e aqui realço que o FCP teve de recuar as linhas este ano, pois sem Pepe e com Pedro Emanuel ou Stepanov, o FCP abdicou de jogar com um avançado mais fixo na frente como era Adriano e coloca lá Lisandro que pressiona logo no meio-campo ofensivo, e com esta nuance das linhas jogarem mais atrás, mais facilmente o FCP cria lances em velocidade, pois qualquer um dos 3 da frente aparece na area ou nas linhas com a mesma facilidade e eficácia, especialmente Lisandro que este ano esta simplesmente fantastico, em 2 chances de golo marca um e ainda defende, o que é raro para um jogador naquela posição nove.
E com Tarik a fazer 60/70 minutos em muito bom plano, sempre a esticar a quipa para a frente e Quaresma a criar 2/3 lances por jogo muito bons (apesar deste jogo se ter agarrado muito á bola), ele bem queria dar uma prenda aos adeptos, mas nem sempre sai bem...
Destaque para Helton neste jogo e para a excelente defesa que fez 1 minuto antes do FCP inaugurar o marcador e esse pode ter sido um momento decisivo no jogo.
Pela negativa, 0 5ºamarelo para Quaresma, ainda que injusto, pois ele realmente sofre um toque no pé, e a lesão de Tarik que pode tira-lo do próximo jogo.
E com esta vitória o FCP aumentou a diferença para o 2ºclassificado de 10 pontos e para o 3ºclassificado de 12 pontos, e em 13 jogos o FCP consegue provar a sua clara superioridade sobre os adversários e ainda passar em 1ºlugar no seu grupo da Champions. É obra, é capacidade de superação, é força de vontade e vontade de vencer, é ter na equipa jogadores que querem ganhar, pois eles sabem que os adeptos desejam fortemente ganhar para mostrar ao mundo que no Dragão mora a melhor equipa de futebol.
Agora é preparar bem o ultimo jogo na Madeira e possivelmente em 4-1-3-2 ir lá vencer para assim se passar um Natal em cheio. :)
terça-feira, dezembro 11, 2007
Quaresma nomeado para a eleição da equipa do ano 2007
Nos escolhidos para a votação dos cibernautas figuram 3 portugueses: Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Ricardo Quaresma.
Os interessados podem votar aqui.
A powerful and skilful winger, Ricardo Quaresma continues to impress with FCPorto and he has also emerged has a key player for the Portugal national team.
Quaresma starred in Porto's portuguese title defence and started the 2007/2008 season with two goals on the first weekend. He also scored his first goal for the senior national side in the 4-0 win over Belgium in March and was also on target in this season's UEFA Champions League scoring a dramatic late winner in Porto's 1-0 agains Besiktas JK.
Já está!
quarta-feira, dezembro 05, 2007
Afinal até percebem de bola!
"Acho que o Benfica não se pode desculpar constantemente com o Apito Dourado para disfarçar os maus resultados alcançados ao longo dos anos. Que eu saiba não foi o Apito Dourado que ganhou o último Benfica-FC Porto." - José Veiga
Duas grandes frases em poucos dias. Afinal, parece que eles até percebem de bola.
terça-feira, dezembro 04, 2007
Vermelhices...
Após o jogo de Sábado, terão havido confusões no túnel envolvendo Jesualdo Ferreira, João Pinto (elementos ligados às equipas) e um adepto não identificado e Nuno Gomes (espectadores do jogo).
Ao que parece, o adepto não identificado terá insultado Jesualdo Ferreira que devido ao seu passado benfiquista conseguiu decifrar os grunhidos desconexos do indivíduo e terá respondido à letra. Foi então que Nuno Gomes interveio, defendendo o adepto não identificado e dizendo a Jesualdo para "não cuspir no prato de onde já comeu". Portanto, o adepto seria o Barbas.
João Pinto, que estava por perto, confrontou então Nuno Gomes dizendo-lhe que este "falava muito mas jogava pouco". O acesso de fúria que tomou então conta de Nuno Gomes surpreendeu até o próprio Rui Costa mas tem uma explicação. Ao que parece, Nuno Gomes terá pensado até então que a nulidade que eram os seus sucessivos desempenhos, passariam desapercebidos e ficou chocado ao perceber que toda a gente reparava nisso.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
"Parecia que o Porto é que estava em 2º lugar"
Pessoalmente, no início não gostava de Pedro Emanuel. Achava-o demasiado quezilento e rude mas sucessivas exibições de garra pura forçaram-me a reconsiderar. Quem não se recorda do seu papel decisivo em Sevilha? Do penalty de Yokohama? Do sacrifício a que se sujeitou no ano de Adriaanse em pleno Giuzeppe Meaza? Anteontem fez-me pensar lembrar um outro jogador com um profissionalismo exemplar que jogou no Sporting nos anos 90, o holandês Stan Valckx, que num jogo contra o Benfica, jogou praticamente todo o jogo com o maxilar fracturado. Agora fico a pensar se as escoriações e fracturas não serão afinal vulgares em jogos contra o Benfica...
Bom, mas tudo isto para dissertar acerca das declarações de Pedro Emanuel. Disse ele então que a comunicação social tende a menosprezar as proezas do Porto. Eu prefiro talvez pensar que não lhes dá tanto relevo pela sua normalidade mas isso já será um exercício de subjectividade.
Fazendo uma análise da conjuntura que rodeou o jogo de Sábado, o FCP vinha de 3 jogos em que tinha um saldo de 1 vitória e 2 empates e com isso tinha perdido metade da vantagem pontual que tinha sobre o 2º classificado que tinha ganho jogos de forma sofrida e sofrível apesar de um resultado enganador. Basta tomar como exemplo simplesmente o jogo contra a Académica e na exibição infeliz do guarda-redes academista.
Ambas as equipas vinham de 2 resultados anormais na jornada europeia: o Porto goleado num jogo onde 2 falhas individuais sentenciaram um jogo em que claramente já tinham entrado em descompressão, o Benfica triunfante por um empate conseguido contra uma equipa que, embora tenha sido campeão europeu (também o Porto o foi há pouco tempo), está actualmente em 9º lugar do seu campeonato.
Ora bem, aquilo a que assistimos durante os 90 minutos, foi um jogo onde "o melhor plantel dos últimos 10 anos" (sic) na sua máxima força perdeu praticamente todos os duelos individuais contra os jogadores do Porto. Basta referir o exemplo do ponta-de-lança de cada uma das equipas, se é certo que Nuno Gomes ganhou no duelo particular dos golos falhados com Lisandro, Lisandro acabou por ganhar inúmeros duelos em todo o campo e contra toda a gente.
Tendo em conta que há 3 jornadas atrás se aceitava com naturalidade o avanço do Porto sobre a concorrência e depois tudo entrou em ebulição com os 2 empates do Porto, agora, com 7 pontos de avanço, pode-se dizer que foi reposta a normalidade e por isso é que ninguém vai falar disto. Porque é normal.
Resta agora manter a normalidade e ganhar ao Besiktas no Dragão enquanto que, já amanhã, o Benfica vai tentar cometer a proeza de aceder à Taça UEFA. Já agora, é impressão minha ou foi mais difícil ao Porto ganhar ao Besiktas na primeira volta da Champions do que foi anteontem ganhar na Luz?
domingo, dezembro 02, 2007
Benfica-0 / FCPORTO-1
Em relação a esta teoria, pasme-se quando no final do jogo, oiço os habituais tele-crónistas a dizerem que não sabem como é que o FCP se vai aguentar por estar 7 pontos á frente do Benfica e 10 á frente do Sporting, ... é só rir, mas enfim, é a vida, aliás, é o normal do FCP durante os ultimos 30 anos...
Em relação ao jogo de hoje, Jesualdo volta á equipa habitual, frente a um adversário sem surpresas, e eu perante esses 2 onzes apenas poderia esperar uma boa exibição, e consequente vitória, pois este onze do FCP é claramente superior ao onze do Benfica, tal como já havia referido ao camarada Caetano. Pois, Com Pedro Emanuel (grande CAPITÃO) em campo, o FCP ganha uma voz real de comando na defesa e permite aos outros saberem que ele quase nunca falha.
Assim sendo, enquanto os onze jogadores estiveram no seu normal fisicamente, (+- até aos 65m.), o FCP apenas concedeu, por 2 falhas individuais dos defesas, espaço para Nuno Gomes rematar...!!! á baliza do FCP, e ambas no inicio de ambas as partes, fruto de alguma desconcentração competitiva que não pode acontecer e tem de ser revista para almejarem mais altos voos esta epoca (1ºlance, Bosingwa falha o corte e 2ºlance B.Alves troca os pés), valeu no 1º a habitual inépcia de N.Gomes e no 2º a boa defesa de Helton.
Logo durante estes +-65m., a equipa que tomou conta do jogo foi o FCP, que controlou melhor os espaços, as saidas para o ataque, fruto de um Lucho em boa forma e da boa movimentação dos 3 homens da frente que ao trocarem muito de posição causavam calafrios aos defesas contrários, e o FCP se tem aproveitado melhor os lances ofensivos, teria conseguido ir para o intervalo a ganhar por 2/3 golos de diferença (Tarik isolado remata ao lado, Quaresma permite boa defesa de Quim, Lisandro falha um golo quase feito, até que Quaresma numa cavalgada faz um golo cheio de MAGIA e silencia o estádio), isto para não falar no lance de grande penalidade de David Luiz sobre Lisandro que todo o estádio viu, menos o arbitro que deve ter ficado com medo de apitar contra o benfica, como vem sendo hábito esta época, é sempre mais facil apitar contra o FCP do que a favor... e isso viu-se nas vezes em que os jogadores do benfica entravam a varrer sobre os do FCP, (caso de David Luiz sobre Lucho) mas o arbitro nem amarelo dava e ao contrário, por encostos minimos, o arbitro apitava logo falta (Fucille corta a bola, o arbitro dá falta e ainda mostra o amarelo).
A partir dos 65m., o que aconteceu foi que fruto de 2 saidas por lesão de Tarik e Quaresma, que esticavam o jogo para a frente, e que com Lisandro formavam um trio bastante eficaz em qualidade e quantidade de jogo, entraram Postiga e Mariano, o que obviamente tirou qualidade ao jogo do FCP, pois com o Benfica a pressionar mais, mesmo sem jogar bem, ia criando mais ocasiões de aperto perto da area do FCP, e neste sentido, não entendi o porque de Jesualdo não reforçar o meio-campo do FCP, com a entrada de mais um médio, passando assim do 4-1-2-3 para jogar em 4-3-1-2, com 2 homens abertos nas alas na frente, com Lucho solto atrás a lançar esses 2 avançados, podia até com os jogadores que entraram colocar a equipa nesse sistema, se Mariano fosse para médio (nº10), e Lisandro e Postiga se alargassem no terreno, mas Jesualdo optou, quanto a mim, mal e desnecessáriamente continuar a jogar em 4-1-2-3, com P.Assunção, Raul Meireles e Lucho a terem maior dificuldade em controlar o jogo e apoiar a sua defesa, porque como Mariano e Postiga perdiam a bola com muita facilidade, não permitia que a equipa subisse no terreno e chegasse mais á fente, assim, neste aspecto táctico, Jesualdo leva um reparo, porque foi mais fruto da abnegação dos jogadores e da sua entre-ajuda que o FCP chegou ao fim sem sofrer qualquer golo, pois ainda que o Benfica não criasse muito perigo, se o FCP mudasse de táctica teria concerteza controlado melhor o jogo e poupado os seus adeptos a alguns calafrios.
Ainda que no 1ºlance em que Postiga interveio em termos ofensivos quase marcava, mas Quim salvou o 2ºgolo, apesar do Arbitro ter dado pontape de baliza, e logo no minuto seguinte (64m.) Quaresma apertado remata ao lado, lance que origina a sua lesão e posterior substituição.
Ou seja, fruto das saidas por lesão do FCP ao 60m. e 70m., foi nesse momento que o benfica teve maior caudal ofensivo de jogo, e até podia, ainda que sem jogar bem, ter chegado ao empate, valeu a boa defesa de Helton aos 80m., a remate do recem entrado Adu, mas teria sido melhor ter entrado Kazmierczack para o lugar de Tarik, e depois Postiga ou Mariano para o lugar de Quaresma...???, teriamos concerteza controlado melhor o jogo, ao nivel do que o FCP tinha feito na 1ªparte, situação a rever, e mais tarde, claro Bolatti para o lugar de Meireles, que tem de conseguir aguentar os 90m..
Ainda assim, e visto que Jesualdo preferiu manter o 4-1-2-3 em campo até ao final do jogo, a determinado momento, era mais 4-1-4-1, e também porque estão mais entrosados neste esquema, os jogadores deram o litro e mereceram esta vitória inteiramente justa, pois quando o FCP mandou e controlou no jogo, marcou, e quando teve de sofrer e recuar linhas, também o soube fazer e com isso justificar a vitória e ampliar o seu avanço na frente da Liga, levando já 32 pontos, +7 pontos de avanço do que o segundo, em 12 jornadas, fruto de 10 vitórias e 2 empates, permanecendo a unica equipa imbativel na 1ªliga.
Jogadores: Helton, entre os postes esteve muito bem sempre que foi chamado a intervir, especialmente em 2 lances, de remate á queima, primeiro de N.Gomes e depois de Adu, mas pelo ar, no unico lance em que teve uma bola mais perto da pequena area, falhou de forma clara, valendo então Lisandro para safar, é um aspecto que precisa corrigir e melhorar muito se quer ser um guarda-redes de nivel mundial.
Paulo Assunção, colocado á fente dos centrais, era ele que tinha como missão colocar o nº10 Rui Costa em sentido e pode-se dizer que isso foi conseguido e de notar que só por uma vez em 90m., deixou espaço livre no seu espaço que Adu aproveitou para criar perigo, ou seja, exibição muito bem conseguida numa zona de terreno fundamental.
Ricardo "Harry Potter" Quaresma, pois, o truque de MAGIA foi dele, tem vindo a ter uma subida de forma bastante notória, e isso hoje valeu-nos a vitória, pode não ser tácticamnete exemplar, ter lapsos como o livre marcado aos 15m., ou lances em que pode decidir melhor..., mas depois brinda-nos com uma arrancada daquelas em que ultrapassa com um gesto técnico de classe o defesa central e de trivela, com o pé direito remata sem hipotese de defesa para Quim e oferece-nos a vitória numa bandeja para festejar-mos... que pena que ás vezes tenha jogos em que desaparece tanto...
Helder Postiga, entrou para frente, para esticar jogo, mas naquela altura já tinha pouca bola com qualidade e como ele não é jogador para estar sozinho na frente, sentiu essas dificuldades, ainda arrancou um amarelo ao Petit.
Resumindo, um FCP que quando quis jogar, controlar e dominar, marcou e fez a diferença, e quando foi necessário defender e serrar fileiras, também o fez com qualidade e de forma eficaz, portanto uma vitória inteiramente justa do FCP e de Jesualdo Ferreira, ainda que existam aspectos a melhorar, pois com o plantel que tem, se o conseguir gerir bem ao longo da época, podemos e devemos conquistar mais do que apenas 1 titulo, os adeptos querem mais.
sexta-feira, novembro 30, 2007
Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 5
quarta-feira, novembro 28, 2007
Liverpool-4 / FCPORTO-1
sábado, novembro 17, 2007
Livrou-se de boa...
Um estádio único no Mundo
A dupla certidão atribuída pela APCER, que distingue os sistemas de Gestão e Qualidade de todas as instalações do F.C. Porto e de Gestão Ambiental do Estádio do Dragão, funcionou como epílogo e síntese de uma efeméride farta em momentos altos, que um vídeo de dez minutos não pôde resumir em rigor. «Conquistámos, em quatro anos, três títulos nacionais», explicou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. «Mais do que conseguiu qualquer outra equipa nos últimos 15 anos».
sexta-feira, novembro 16, 2007
6 Jogos!
Uma pena... nós no Zé do Boné acreditamos piamente que não só Binya não quis magoar o jogador, apesar de parecer que o joelho do jogador escocês estava um pouco desfasado da posição onde se encontrava a bola, mas como também acreditamos que ele nem sequer sabia que o adversário estava ali.
O que implica o castigo? Bom, para já falha os 2 últimos jogos da Champions do Benfica. No próximo ano falha os primeiros 4 jogos das competições europeias.
quinta-feira, novembro 15, 2007
Para o Visconde
domingo, novembro 11, 2007
Estrela-2 / FCPORTO-2
Não é possivel que com Lucho em campo a equipa tenha um controle de jogo e sem ele a equipa pareça á deriva, é preciso trabalhar a equipa, pois a ganhar 2-0, têm é de ter controlo sobre a bola, ter a bola, obrigar o adversário a correr, mas Jesualdo continua com esse problema para resolver, assim, podem surgir mais choques, faltas contra, e livres perto da area, e com Helton e Stepanov a facilitarem daquela forma, não há tactica que resista, e mesmo que o treinador meta sangue novo e alto na equipa, sempre que mexe para trás, não dá bons resultados, como se viu hoje.
Quanto ao arbitro, errou num lance na 1ªparte, quando o avançado do Estrela agrediu Helton com um pontapé e nem amarelo viu, era lance para vermelho, talvez fosse para a jarra se fosse ao contrário!!!
Do jogo, de que interessa fazer uma boa exibição durante 70m., para depois deitar tudo a perder em 10m./15m. de mau jogo, sem posse de bola, com charutos para a frente...O FCP mostrou sempre que é melhor e até aos 75m. mostrou que queria ganhar o jogo e depois entrou de férias com as saidas de Lucho, Tarik e Raul Meireles e como os que entraram não entraram para construir jogo, o FCP deu a bola ao adversário e por isso empatou um jogo ganho, injusto, talvez, para jogadores como o Lisandro, é tremendamente injusto que corra 90m. para depois os "colegas" darem as abébias que deram, e o Lucho, a jogar nos limites, e quando sai (a equipa sente logo a sua falta), não há quem pegue na bola em condições, e o Raul Meireles, saiu porquê? o Kaz joga plantado, não corre, não pressiona... sinceramente, não entendo o Jesualdo ás vezes, sempre a querer defender o resultado, teve responsabilidades neste empate da forma em como colocou a sua equipa a defender o 2-0, e depois o 2-1 quando o que devia era ter procurado fazer o 3-0 para resolver o jogo.
Agora, Helton e Stepanov têm os dois responsabilidades muito grandes neste empate, é inadmissivel dar 2 golos desta maneira, de forma infantil, a uma equipa (Estrela) que jogou com garra e pouco mais.
Já agora, Adriano chegou mesmo a entrar? O homem está chateado por estar no banco ou quê?E o Bolatti, fazer tantas faltas no meio-campo em 20m., é preciso mais concentração,... e Kaz!!!
Não é grave, em 10 jogos ter 8 vitórias e 2 empates, mas começa a ser preocupante o sofrer tantos golos nos últimos jogos (4 em 3 jogos), e a forma como a defesa, não colectivamente, mas com falhas individuais está a ser batida, Marek Cech contra o Belenenses, Stepanov contra o Marselha, e agora Helton e Stepanov contra o Estrela, isso é que é preocupante, o facilitar quando o FCP está em vantagem, isso é que não pode acontecer, principalmente perto do fim do jogo, que já não dá hipotese de reagir e voltar a comandar o jogo...
Jogadores: Helton e Stepanov, sem comentários...
Enfim, de um jogo bom até aos 75m., e de uma vitória (quase) merecida para um empate cedido de forma inglória e infantil, a ver vamos se estes 2 pontos não irão fazer falta lá mais para a frente, é preciso mais e maior concentração para os 90m., pois 15m. tiraram 3 pontos.
Novo concurso Zé do Boné!
sábado, novembro 10, 2007
Se um Binya incomoda muita canela...
Binya aka Death From Above |
Entretanto, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador do Celtic pois, alegadamente, foi uma entrada viril não maldosa para ganhar a posse de bola e nunca teve a intenção de fazer de Brown a versão escocesa do Mantorras. No Zé do Boné estamos plenamente ao lado do jogador, tal como acreditamos piamente que Hiroshima e Nagasaki foram simplesmente intervenções para demonstrar um ponto de vista e nunca com o objectivo de chacinar o maior número possível de civis japoneses.
Também ao que parece, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador escocês e inclusive tentou mesmo telefonar-lhe para o fazer, o que motiva desde já as nossas sinceras congratulações ao jovem e não maldoso Binya por começar a dar os seus primeiros passos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Ficamos a aguardar com expectativa as próximas entradas não maldosas de Binya.
quinta-feira, novembro 08, 2007
quarta-feira, outubro 31, 2007
FCPORTO-3 / Leixões-0
quinta-feira, outubro 25, 2007
A Jornada Europeia pelo "l'Equipe"
Os Olympianos não tiveram a mesma audácia que tiveram em Anfield (1-0), acusando uma certa falta de frescura física. O OM, que ainda que tenha estado mais perto da derrota que da vitória, conseguiu um ponto altamente precioso na sua corrida para qualificação face a uma equipa do Porto (1-1) que mereceu melhor dadas as numerosas ocasiões de golo que conseguiu.
Irresistível líder do seu campeonato, com 7 vitórias em outros tantos jogos e apenas com 2 golos sofridos desde o início da temporada (Braga e Liverpool), o clube português poderia ter conseguido o seu objectivo graças a um início de jogo tonitruante, marcado por dois momentos.
Com 7 pontos e apenas um golo sofrido, o clube marselhês terminou a primeira fase à cabeça do seu grupo, o que constitui uma surpresa divina. O Porto encontra-se a 2 pontos, o Besiktas a 3 e o Liverpool encontra-se a 6 pontos. Terrível desilusão para o campeão europeu de 2005 e finalista em Maio último.
Com apenas 1 ponto, os Reds estão longe dos 8ºs de final depois de terem sofrido em Istambul a segunda derrota consecutiva. Um desvio de Hyypia para a própria baliza (13 minutos) e um golo de Bobo (82 minutos) crucificaram a formação de Benitez, que apenas conseguiu reduzir a desvantagem por Gerard aos 85 minutos.
Mandanda sobre o penalty
Steve Mandanda não consegue evitar sentir-se culpado no lance do penalty que permitiu a igualdade ao FCPorto (1-1). O guarda-redes marselhês fala de um golo evitável que se baseou num detalhe. "Todos o lamentamos pois foi um golo que poderíamos ter evitado, eu em primeiro lugar" disse. "Estamos desiludidos porque conseguimos um golo e deveríamos ter conseguido resistir e ganhar este jogo por 1-0 mesmo sendo verdade que é um bom ponto, um bom resultado. Foi um jogo de alto nível que sabemos que se decide por detalhes. Este decidiu-se num erro individual, numa falta de concentração, um erro táctico".
Se o OM deu um passo em direcção à qualificação para os oitavos, o antigo guarda-rede do Havre mantém-se comedido. "Agora restam 3 jogos, muito, muito importantes e muito difíceis. Vai ser preciso geri-los bem para nos qualificarmos. Vamos ter de ir em busca desta vitória (que permite a qualificação do OM). Vamos a Besiktas, um jogo muito difícil, vamos ao Porto daqui a 15 dias e também vai ser muito, muito difícil pois, esta noite, eles colocaram-nos muitas dificuldades e mostraram ser uma equipa enorme, e finalmente recebemos o Liverpool a necessitar de pontos e que vai jogar tudo por tudo.
Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 3
Por outro lado, o Visconde voltou a fazer 59 pontos. Se é certo que na última jornada se poderiam atribuir fortes responsabilidades pelo acumular de más arbitragens nos diversos jogos da Champions, esta repetição de pontuação poderá deixar perceber um erro no sistema de contabilização de pontos. Ao que parece, o Visconde conseguiu bloquear as bases de dados da UEFA para contabilizarem sempre 59 pontos para a sua equipa.
Seja como for, esta situação será normalizada na próxima jornada e a verdade desportiva será reposta.
quarta-feira, outubro 24, 2007
Champions League - Jornada 3, parte 1
Creio que houve do lado do Sporting alguns equívocos tácticos por um lado e mais uma vez a demonstração que outros jogadores como aquele Purovic e oYannick que não estão à altura da qualidade de outros como Miguel Veloso e Moutinho. Claro que a falta de Polga foi fundamental mas ao Sporting ainda falta "aquele" toque de qualidade.
Noutro grupo, o Arsenal espetou uma verdadeira cabazada à moda antiga ao Slávia de Praga, graças ao contributo de Hleb que parecia possuído, confirmando o excelente momento de forma que atravessa, fazendo lembrar o grande Arsenal que cilindrava tudo e todos aqui há uns anos atrás.
Aqui fica uma imagem dessa goleada histórica:
Ups...! Peço desculpa! Imagem errada! A que queríamos exibir era esta:
Quem pára este Arsenal?
domingo, outubro 07, 2007
Académica-0 / FCPORTO-1
Sete Jogos, Sete Vitórias á Jesualdo Ferreira. E o melhor começo de campeonato desde que me lembro... Pode não ser bonito, pode-se não jogar bem,... mas 21 pontos já cá estão.
quinta-feira, outubro 04, 2007
Rescaldo da Jornada da Liga dos Campeões
Mais um jogo aflitivo do bi-campeão, ganho in-extremis num lance paradigmático: Lucho falha o passe, Quaresma falha o remate e... Golo! Num ambiente fantástico, onde parecia que as bancadas estavam repletas de Neo-Zelandeses interpretando o Haka, o FCPorto só não chegou ao intervalo a perder porque a pontaria dos turcos foi lamentável (e ainda bem). Por outro lado, só na segunda parte o FCPorto conseguiu um remate à baliza!
A viver das iniciativas de Quaresma (as tatuagens vão disfarçar as nódoas negras) e Bosingwa (que com um esforço de 90 minutos admirável, fazia questão de percorrer todo o terreno para ir entregar a bola aos defesas turcos), o meio campo do FCPorto esteve ausente durante boa parte do jogo. Quem não esteve pelos ajustes foi o Bruno Alves que mostrou à nação turca que não tinha respeito algum por eles.
Mais uma vez Jesualdo esteve ao seu nível habitual e, contra uma equipa quase toda em Ramadão, mostrou uma coragem quase suicida, comparativamente ao que temos visto, ao fazer entrar Leandro Lima aos 87 (!!!) minutos. No final, quando cerca de 6 adeptos turcos já se tinham calado nas bancadas e a malta já começava a pagar a conta da cerveja nos bares, lá surgiu o golo com muita sorte à mistura.
Segue-se agora o Marselha, uma equipa que tem feito melhor figura na Champions que na "Ligue 1". Uma vitória do FCP será fundamental já que elevará a pontuação para 7 pontos e deixará ampla margem de manobra para nos próximos 3 jogos conseguir pelo menos uma vitória que leve aos almejados 10 pontos que normalmente garante a qualificação para a fase seguinte. Contudo, é certo que o FCPorto tem todas as condições de garantir o primeiro lugar pois é muito mais fácil ir ganhar a Marselha do que o foi ontem na Turquia.
Sporting
Finalmente uma vitória fora e finalmente um golo do Polga e a oportunidade para os ucranianos conhecerem o penteado do Paulo Bento. É muita novidade junta! Não vi a segunda parte mas, pelo que vi na primeira, este Dínamo está a anos-luz de distância do temível Dínamo de Shevchenko e Rebrov e, tirando um ou outro brasileiro, a qualidade não abunda nesta equipa que ainda por cima atravessa um período de grande instabilidade.
A vitória acaba por ser uma certa forma de atenuar a derrota com o Man Utd na primeira jornada mas os 2 jogos com a Roma vão decidir o apuramento pois, se com o Dínamo são favas contadas, em Manchester só se estes já estiverem relaxados pela garantia do apuramento é que o Sporting consegue pontuar. A ver vamos.
Benfica
Dizia Camacho no início do jogo que "Se o Benfica não ganhar este jogo, resta tentar ganhar o próximo" e depois do jogo ninguém lhe pode tirar a razão. A não ser claro que não ganhem o próximo.
Seja como for, diz Camacho e a generalidade dos jogadores do Benfica que os meios de comunicação social "ao serviço de outros clubes" (sic), têm feito demasiada pressão sobre o Benfica. Ora bem, como nós aqui no Zé do Boné não queremos ser acusados de atentar ao patriotismo,- embora já o tenhamos sido quando na primeira jornada dissémos que o Shaktar tinha equipa para ganhar na Luz (afinal o Benfica é que não tinha equipa para ganhar na Luz) -, vamos por isso adoptar uma postura de claro desanuviamento nos nossos comentários, adoptando um registo claramente pró-Benfica (vou ter de tomar banho no final...).
O Benfica teve ontem um tremendo azar! Embora tenha tido a certa altura em campo dois pontas de lança de qualidade mundial e um killer instinct, que já não se conhecia desde que Charles Mason fez carreira nos EUA até ser capturado pelo FBI, não conseguiu bater a defesa da equipa ucraniana. Saliente-se contudo a existência de vários lances duvidosos na área do Shaktar onde o árbitro terá deixado passar em claro vários cortes de cabeça dos defesas sem assinalar o respectivo castigo máximo.
Por outro lado, o meio campo do Benfica dava cartas, apoiando-se na firmeza defensiva de Katsouranis e Maxi Pereira, e contando depois com a genialidade de Rui Costa a quem parece que tiraram 30 anos pois joga com a mesma alegria de um sub-21, não acusando de forma alguma a sobrecarga de jogos.
Na defesa, os jogadores encarnados optaram de forma inteligente por deixar correr os ucranianos à sua volta pois era por demais evidente que, ao ritmo a que faziam as suas triangulações (e às vezes parecia que o mesmo jogador ucraniano triangulava consigo próprio), a equipa de leste nunca aguentaria o ritmo até ao final do jogo.
O decorrer do jogo acabaria por dar razão aos encarnados pois, a partir de uma dada altura, os jogadores do Shaktar perderam o discernimento falhando todos os remates dentro da área encarnada.
O golo ucraniano acaba por ser o culminar de uma sucessão de infelicidades pois começa com a lesão de Nélson, o melhor defesa direito do hemisfério Norte e de 3/4 do hemisfério Sul. Os jogadores do Shaktar tentaram então devolver a bola ao Benfica tendo-se inclusive dado ao trabalho de ir à área encarnada para o fazer (aliás, nota-se que no lance Luisão fica parado à espera disso) só que o avançado acabou por falhar na hora de atirar a bola para fora marcando mesmo o golo que decidiu a partida.
No entanto, apesar do resultado, é notória a elevada categoria do jogo encarnado e a este ritmo, o Benfica retomará certamente o rumo das vitórias sendo mesmo um sério candidato à vitória na Taça UEFA.
Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 2
A pontuação mais alta, 61 pontos, foi conseguida pelo Filipe que contou com a inspiração de Puyol (7), Kaka (14), Quaresma (9) e Kanouté (12).
O último destaque vai para a equipa Grandes Girls da Joana, que mostrou a sua categoria, deixando o último lugar agora ocupado pelos Portistas de Bancada.