quarta-feira, novembro 28, 2007

Liverpool-4 / FCPORTO-1

Pois, Jesualdo, é o que dá dizer que este jogo tem pouca pressão, já devias saber que assim há jogadores que saiem do jogo antes de ele acabar... e isso está-se a pagar caro..., primeiro um empate na Amadora, agora um derrota contra o Liverpool...
Momentos do Jogo:
36m. - Lucho isola Lisandro, que com Mariano ao lado prefere o remate em vez de dar o golo ao colega, eu sei que Lisandro tem marcado muitos golos e hoje fez mais um com um brilhante golpe de cabeça, mas neste lance tem de ser golo, porque o FCP estava a controlar melhor o jogo e a sair bem com vários homens para criar perigo na zona defensiva do Liverpool, por isso, se neste momento o FCP se adianta no marcador, isso iria trazer grande nervosismo ao adeptos do Liverpool, ou seja, Lisandro tem de continuar a evoluir, e isso só o poderá fazer se em outro lance destes decidir pela melhor opção e passar a bola ao colega, visto que este só teria de encostar a bola ao fundo das redes...
78m. - Torres passa por Stepanov como manteiga por pão e desfaz a igualdade num momento em que o FCP sofria na defesa, e faz o 2-1, o que estranhou, (porque já não é estranho, ou anormal Stepanov afundar a equipa) foi a forma como a equipa não reagiu ao golo sofrido, ou seja, pareceu-me que alguns jogadores ficaram descrentes na hipotese de outro resultado que não a derrota do FCP, e isso foi muito mau de observar.
84m. - Depois de J.Ferreira ter partido a equipa com uma substituição normal???, (sai um médio defensivo por um avançado) e num livre frontal, Stepanov faz o habitual penaltie da ordem e ai sim, a equipa perdeu-se completamente em campo, e o 4ºgolo já foi mais uma consequência esperada do que outra coisa qualquer, tal o desacerto naquela defesa e equipa.
Notas sobre o jogo:
O FCP não jogou mal até aos 70m., antes terá tido neste jogo até aos 70m. uma hipotese muito boa de ganhar fora, com a inclusão de Kaz por Meireles e Mariano por Tarik, ou seja, fruto de um 433 falso, muitas vezes um 442, com muitas trocas entre Mariano e Lucho, e muitas triagulações isso permitia ao FCP ter alguma posse de bola, e alguma qualidade no seu futebol, claro que o Liverpool com um futebol mais directo causava aquela sensação de poder criar perigo em lances isolados sem ter de fazer muito futebol para isso.
Com este esquema no meio campo, o FCP conseguia controlar o jogo e mesmo depois da falha de Lucho no 1ºgolo, pareceu-me que era ele que estava a marcar o Torres, apesar de achar que deveria ser um central...!!!, o FCP respondeu bem e Lisandro empatou num golpe de cabeça depois de um cruzamento tenso de Kaz.
Falando dos novos, Kaz esteve bem enquanto jogou, tal como Mariano que perdeu gáz na 2ªparte, mas que enquanto tiveram garra e força fisica conseguiram fazer o que lhes tinha sido pedido, também me parece que Cech esteve num razoavel plano e não foi por eles que o FCP perdeu.
De notar que quando Kaz saiu para entrar Meireles, o FCP pegou no jogo durante uns 5/10m. e conseguia criar sensação de perigo para o Liverpool, mas depois as opções já na defesa adversária eram sempre as erradas, ou seja, faltou classe nesta altura para fazer a diferença, e num jogo destes, se Lucho se eclipsa e Quaresma não aparece, sobram poucos para fazer a diferença, e foi isso que aconteceu, Tarik não trouxe nada de novo, mas Mariano também já não tinha forças para mais...!!!
Ou seja, aqui Jesualdo colocou os habituais em campo, e estes não conseguiram corresponder como se pretendia, pois os novos, apesar de pouco jogarem, não tem pernas para 90m., o que fazem nos treinos!!!...???
Ainda pensei que Jesualdo trocasse o Lucho pelo Bollati, pois o Lucho já estava em perda fisica, e isso nota-se logo na equipa, foram vários os jogadores que foram perdendo o gáz... e a cabeça... e o posicionamento em campo...
E depois dos 70m., o que aconteceu?
Aconteceu que uma equipa tinha de ganhar o jogo e a outra apenas estava lá para fazer mais um jogo...!!!, pelo menos foi esta a mensagem que Jesualdo passou antes de este jogo, que o FCP mesmo que perdesse não hipotecava a possibilidade de passar aos quartos de final, mas ao transmitir esta ideia, disse claramente aos jogadores que o jogo tinha pouca pressão e assim houve alguns jogadores que meteram folga, caso do Quaresma, que esteve muito ausente do jogo, ele que costuma aparecer nestes jogos onde tem espaço nas costas dos defesas adversários, infelizmente também me pareceu que Lisandro aos poucos foi ficando cansado... e Postiga entrou só para serem 11 em campo, ou melhor, 10, já que Stepanov não conta...
O ritmo dos ingleses é muito alto para o que estamos habituados por cá...
E depois, claro, aconteceu Stepanov, foi por ele que Torres passou, Torres que recebe a bola de costas com o defesa a marcar e mesmo assim passa por ele e marca um belo golo, com Stepanov numa poltrona a ver a banda passar, mais uma vez, enfim..., e para não destoar, passado uns minutos, ainda faz mais um penaltie estupido, ou seja, 2 golos dados por ele num jogo destes, é caminho completo para o desaire final, que me recorde, já vai para ai em 7 golos...!!! de falhanços do Stepanov, bancada já... (Marselha, Belenenses, Marselha, 2 Estrela, 2 Liverpool), lembro-me que João Paulo por um erro contra o Liverpool perdeu o lugar!!!
E ainda para mais com Pedro Emanuel já recuperado e com voz de comando naquela defesa, o lugar só pode ser dele, mesmo que isso implique que Stepanov fique aborrecido, mas quem não é competente não pode jogar no FCP, ele que reflicta e que evolua nos treinos para ter hipotese que outros já tiveram.
O 4ºgolo é um lance tipicamente inglês, com um jogador sozinho...!!! (quem o marcava) na pequena area a importunar Helton (que se fiou na falta), e falhou mais um cruzamento na pequena area, como guarda-redes tem de se aprender a impor nestas saidas da baliza em futebol aereo, e com Crouch a aparecer sozinho (outra falha de marcação, agora de Bruno Alves).
Nota final:
Inadmissivel como a equipa perde o norte em campo após o 2-1, ou seja, não houve nenhuma voz de comando, ninguem que pensasse e pegasse na bola e acordasse os outros para o jogo que faltava jogar, ou seja, se o Liverpool tem arriscado mais cedo na mudança da tactica 442 para 433, com Crouch entre os centrais, então se em vez de 20m., fosse mais tempo, como seria???
Jesualdo é preciso responsabilizar os jogadores, e educa-los para alterações dos adversários em campo, para não acontecerem estes desaires, depois de 70m. de bom jogo, passou-se para 20m. de pesadelo, ...!!!
Muito mau, e com os resultados desta jornada, chegamos á ultima jornada a ter de pontuar, de preferencia ganhar em casa ao Besiktas para ficar-mos em 1ºlugar, mas corremos o risco de ir só á Uefa, e era tão desnecessário correr esse risco.
Agora é levantar a cabeça, apostar na equipa "normal" para o jogo da Luz e jogar para ganhar lá, com competência e acima de tudo, vontade de mostrar que somos melhores e queremos ganhar lá porque temos equipa para isso.
Helton;
Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucille;
Lucho, Paulo Assunção, Raul Meireles;
Tarik, Lisandro, Ricardo Quaresma.

4 comentários:

David Caetano disse...

Não percebo porque é que, depois das sucessivas falhas, algumas delas de amadorismo puro, Jesualdo continua a apostar em Stepanov! Acredito que ele até tenha algum potencial mas, nitidamente, não está a render. Pedro Emanuel jogou mal? João Paulo não deu garantias? Stepanov não tem enterrado sucessivamente?

O FCP entrou demasiado descontraído no jogo e se não me agradou a aposta inicial em Kaz (ok era para dar poder de choque na luta do meio campo), o que é certo é que cumpriu e o FCP acaba por sofrer o 2º golo quando já tinha praticamente toda a equipa titular em campo mas Stepanov decidiu ficar a olhar para o Torres. Provavelmente estava habituado a vê-lo na Eurosport e ficou deslumbrado ao vê-lo ali tão perto.

Seja como for, a liderança continua do FCP e tem tudo nas mãos para a segurar (joga em casa com o último do grupo que, fora da Turquia não é a equipa incómoda que costuma ser nos jogos em casa).

É caso para dizer... quem dera a outros terem comido 4 em Liverpool ontem...

Uma palavra para a equipa sensação da prova, o Shaktar ,que também joga em casa com o último do grupo e tem tudo para assegurar o acesso à UEFA.

Visconde disse...

à semelhança do Sporting, o Porto perdeu uma excelente oportunidade para vencer em Liverpool.
não percebi algumas alterações de jesualdo, mas isso fica pra vocês analisarem.
quanto ao stepanov parece-me que estamos perante um grande senhor da bola...lol. apesar das fifias, lembram-se do bruno alves no 1º ano???

ps- uma correcção, o JP saiu da equipa por lesão e não pela falha com o liverpool.

Visconde disse...

já me ia esquecendo...como ficaram os resultados da liga do zé do boné??? eh, eh, eh...fraquinhos, fraquinhos!!!

David Caetano disse...

Segue dentro de momentos :P