domingo, dezembro 02, 2007

Benfica-0 / FCPORTO-1

"Harry Potter fez MAGIA"
Escrevo o comentário ao jogo que se segue ao mesmo tempo que revejo o Benfica-0/FCP-1 na RTP Africa.
Soube bem ir vencer ao Estádio da Luz frente ao Benfica que chegou aqui com boa parte da comunicação social a torcer que eles ganhassem, ou seja, o costume, a que nós, Portistas (ainda que fora do Porto, mais propriamente na Beira Baixa) já estejamos sobejamente habituados, assim sendo, depois da derrota do FCP em Liverpool por terem tirado o pé nos ultimos minutos!!!, ou por falhas individuais de um defesa que está numa fase menos boa, iriamos a Lisboa defrontar a equipa que empatou em casa frente ao Campeão Europeu, o AC Milan, que esta época está em 9ºlugar!!!, que apenas necessitava de empatar para se apurar, ou seja, nesse caso foram eles que tiraram o pé perante um Benfica que arrisca-se em caso de empate no ultimo jogo a ficar fora das competições Europeias, ou seja, em 4ºlugar, ainda assim, o Resultado final, Empate foi bom para o Benfica em casa, ao que eles chegaram,... enquanto que para o FCP, que segue na frente do grupo o resultado foi completamente desmoralizador para o jogo seguinte...!!!

Em relação a esta teoria, pasme-se quando no final do jogo, oiço os habituais tele-crónistas a dizerem que não sabem como é que o FCP se vai aguentar por estar 7 pontos á frente do Benfica e 10 á frente do Sporting, ... é só rir, mas enfim, é a vida, aliás, é o normal do FCP durante os ultimos 30 anos...
Em relação ao jogo de hoje, Jesualdo volta á equipa habitual, frente a um adversário sem surpresas, e eu perante esses 2 onzes apenas poderia esperar uma boa exibição, e consequente vitória, pois este onze do FCP é claramente superior ao onze do Benfica, tal como já havia referido ao camarada Caetano. Pois, Com Pedro Emanuel (grande CAPITÃO) em campo, o FCP ganha uma voz real de comando na defesa e permite aos outros saberem que ele quase nunca falha.
Assim sendo, enquanto os onze jogadores estiveram no seu normal fisicamente, (+- até aos 65m.), o FCP apenas concedeu, por 2 falhas individuais dos defesas, espaço para Nuno Gomes rematar...!!! á baliza do FCP, e ambas no inicio de ambas as partes, fruto de alguma desconcentração competitiva que não pode acontecer e tem de ser revista para almejarem mais altos voos esta epoca (1ºlance, Bosingwa falha o corte e 2ºlance B.Alves troca os pés), valeu no 1º a habitual inépcia de N.Gomes e no 2º a boa defesa de Helton.
Logo durante estes +-65m., a equipa que tomou conta do jogo foi o FCP, que controlou melhor os espaços, as saidas para o ataque, fruto de um Lucho em boa forma e da boa movimentação dos 3 homens da frente que ao trocarem muito de posição causavam calafrios aos defesas contrários, e o FCP se tem aproveitado melhor os lances ofensivos, teria conseguido ir para o intervalo a ganhar por 2/3 golos de diferença (Tarik isolado remata ao lado, Quaresma permite boa defesa de Quim, Lisandro falha um golo quase feito, até que Quaresma numa cavalgada faz um golo cheio de MAGIA e silencia o estádio), isto para não falar no lance de grande penalidade de David Luiz sobre Lisandro que todo o estádio viu, menos o arbitro que deve ter ficado com medo de apitar contra o benfica, como vem sendo hábito esta época, é sempre mais facil apitar contra o FCP do que a favor... e isso viu-se nas vezes em que os jogadores do benfica entravam a varrer sobre os do FCP, (caso de David Luiz sobre Lucho) mas o arbitro nem amarelo dava e ao contrário, por encostos minimos, o arbitro apitava logo falta (Fucille corta a bola, o arbitro dá falta e ainda mostra o amarelo).
A partir dos 65m., o que aconteceu foi que fruto de 2 saidas por lesão de Tarik e Quaresma, que esticavam o jogo para a frente, e que com Lisandro formavam um trio bastante eficaz em qualidade e quantidade de jogo, entraram Postiga e Mariano, o que obviamente tirou qualidade ao jogo do FCP, pois com o Benfica a pressionar mais, mesmo sem jogar bem, ia criando mais ocasiões de aperto perto da area do FCP, e neste sentido, não entendi o porque de Jesualdo não reforçar o meio-campo do FCP, com a entrada de mais um médio, passando assim do 4-1-2-3 para jogar em 4-3-1-2, com 2 homens abertos nas alas na frente, com Lucho solto atrás a lançar esses 2 avançados, podia até com os jogadores que entraram colocar a equipa nesse sistema, se Mariano fosse para médio (nº10), e Lisandro e Postiga se alargassem no terreno, mas Jesualdo optou, quanto a mim, mal e desnecessáriamente continuar a jogar em 4-1-2-3, com P.Assunção, Raul Meireles e Lucho a terem maior dificuldade em controlar o jogo e apoiar a sua defesa, porque como Mariano e Postiga perdiam a bola com muita facilidade, não permitia que a equipa subisse no terreno e chegasse mais á fente, assim, neste aspecto táctico, Jesualdo leva um reparo, porque foi mais fruto da abnegação dos jogadores e da sua entre-ajuda que o FCP chegou ao fim sem sofrer qualquer golo, pois ainda que o Benfica não criasse muito perigo, se o FCP mudasse de táctica teria concerteza controlado melhor o jogo e poupado os seus adeptos a alguns calafrios.
Ainda que no 1ºlance em que Postiga interveio em termos ofensivos quase marcava, mas Quim salvou o 2ºgolo, apesar do Arbitro ter dado pontape de baliza, e logo no minuto seguinte (64m.) Quaresma apertado remata ao lado, lance que origina a sua lesão e posterior substituição.
Ou seja, fruto das saidas por lesão do FCP ao 60m. e 70m., foi nesse momento que o benfica teve maior caudal ofensivo de jogo, e até podia, ainda que sem jogar bem, ter chegado ao empate, valeu a boa defesa de Helton aos 80m., a remate do recem entrado Adu, mas teria sido melhor ter entrado Kazmierczack para o lugar de Tarik, e depois Postiga ou Mariano para o lugar de Quaresma...???, teriamos concerteza controlado melhor o jogo, ao nivel do que o FCP tinha feito na 1ªparte, situação a rever, e mais tarde, claro Bolatti para o lugar de Meireles, que tem de conseguir aguentar os 90m..
Ainda assim, e visto que Jesualdo preferiu manter o 4-1-2-3 em campo até ao final do jogo, a determinado momento, era mais 4-1-4-1, e também porque estão mais entrosados neste esquema, os jogadores deram o litro e mereceram esta vitória inteiramente justa, pois quando o FCP mandou e controlou no jogo, marcou, e quando teve de sofrer e recuar linhas, também o soube fazer e com isso justificar a vitória e ampliar o seu avanço na frente da Liga, levando já 32 pontos, +7 pontos de avanço do que o segundo, em 12 jornadas, fruto de 10 vitórias e 2 empates, permanecendo a unica equipa imbativel na 1ªliga.

Jogadores: Helton, entre os postes esteve muito bem sempre que foi chamado a intervir, especialmente em 2 lances, de remate á queima, primeiro de N.Gomes e depois de Adu, mas pelo ar, no unico lance em que teve uma bola mais perto da pequena area, falhou de forma clara, valendo então Lisandro para safar, é um aspecto que precisa corrigir e melhorar muito se quer ser um guarda-redes de nivel mundial.
Bosingwa, tirando uma desconcentração logo no 1ºminuto, bem a fechar o seu corredor, menos aventureiro a subir, mas mesmo assim ainda deu um passe de morte para Lisandro falhar.
Pedro Emanuel, a jogar assim, claramente, o lugar é dele, ainda que maltratado de forma bastante visivel na face, suportou a dor e jogou com bastante calma e categoria, impondo a sua maturidade e categoria, permitindo assim á defesa do FCP estabilizar defensivamente, e é ele que rouba a bola para Lucho "isolar" Quaresma.
Bruno Alves, tirando uma falha no inicio da 2ªparte, valeu Helton, esteve irrepreensivel no jogo aereo, mas tambem muito concentrado e sem fazer faltas, o que para um central é bastante bom, também ele jogou mais calmo na presença de Pedro Emanuel.
Fucille, jogador de raça, com ele em campo, a defesa pelo lado esquerdo tem menos hipotese de abrir espaços, e com isso dá mais solidez defensiva á equipa, ainda que tenha "agarrado" por 2/3 vezes os seus adversários, ou pelo menos dado ilusão disso ao arbitro, aspecto a rever.
Paulo Assunção, colocado á fente dos centrais, era ele que tinha como missão colocar o nº10 Rui Costa em sentido e pode-se dizer que isso foi conseguido e de notar que só por uma vez em 90m., deixou espaço livre no seu espaço que Adu aproveitou para criar perigo, ou seja, exibição muito bem conseguida numa zona de terreno fundamental.
Raul Meireles, pode-se dizer que pouco se viu em jogo com a bola nos pés, numa função de sacrificio, ora apoiava o seu lateral, ora o médio mais defensivo, ora ajudava o lado direito nas compensações aos avanços de Lucho, ora tentava aparecer no acompanhamento do ataque para criar superioridade, e com isto tudo, chega aos 70m, e fisicamente dá o berro e cai de producção de forma acentuada, bem substituido.
Lucho Gonzalez, "El Comandante" comandou as tropas de uma forma bastante boa, especialmente na 1ªparte em que o FCP controlou, dominou e mandou no jogo de forma clara, pois com Lucho a interpretar de forma muito boa o dinamismo dos momentos ofensivos do FCP, e com isso levando o FCP a momentos de classe, excelente o passe a desmarcar Quaresma para o isolar no 1*1 que deu o golo.
Ricardo "Harry Potter" Quaresma, pois, o truque de MAGIA foi dele, tem vindo a ter uma subida de forma bastante notória, e isso hoje valeu-nos a vitória, pode não ser tácticamnete exemplar, ter lapsos como o livre marcado aos 15m., ou lances em que pode decidir melhor..., mas depois brinda-nos com uma arrancada daquelas em que ultrapassa com um gesto técnico de classe o defesa central e de trivela, com o pé direito remata sem hipotese de defesa para Quim e oferece-nos a vitória numa bandeja para festejar-mos... que pena que ás vezes tenha jogos em que desaparece tanto...
Tarik Sektioui, o jogador que com os seus piques provoca bastantes calafrios aos adversários, ainda que nem sempre as coisas lhe saiam bem, mas é um jogador que não vira a cara á luta, e enquanto esteve apto fisicamente, era sempre uma seta apontada á area adversária.
Lisandro Lopez "Licha", que pena ter falhado aquele golo feito a passe de Bosingwa, lutador incansável, que corre e luta o tempo todo, quando foi para extremo direito, era ve-lo a apoiar o Zé como se o lance fosse fundamental para a vitória, jogador de raça e de fibra, só lhe faltou mesmo o golo, e claro, a extremo está mais longe da baliza e assim não consegue fazer mossa.
Helder Postiga, entrou para frente, para esticar jogo, mas naquela altura já tinha pouca bola com qualidade e como ele não é jogador para estar sozinho na frente, sentiu essas dificuldades, ainda arrancou um amarelo ao Petit.
Mariano Gonzalez, guardou a bola na extrema esquerda algumas vezes, mas sempre em movimentos sem sequência, como ele não é um jogador rápido, e tem pouco poder de finta, acho que teria sido mais util coloca-lo sobre o meio para segurar a bola e tabelar com os colegas.
Mário Bollati, estava á espera que entrasse Kaz, mas Bollati soube entrar, e ajudar os companheiros nesta importante vitória para os ultimos 15 minutos.
Resumindo, um FCP que quando quis jogar, controlar e dominar, marcou e fez a diferença, e quando foi necessário defender e serrar fileiras, também o fez com qualidade e de forma eficaz, portanto uma vitória inteiramente justa do FCP e de Jesualdo Ferreira, ainda que existam aspectos a melhorar, pois com o plantel que tem, se o conseguir gerir bem ao longo da época, podemos e devemos conquistar mais do que apenas 1 titulo, os adeptos querem mais.

1 comentário:

David Caetano disse...

Se dúvidas houvessem, o jogo de ontem provou claramente qual é a melhor equipa portuguesa da actualidade que se impõe tanto a nível interno como a nível externo. O jogo de ontem foi ganho de forma tão categórica (mesmo com uma grande penalidade que passou em claro, e algumas faltas mal assinaladas (Fucile, Quaresma,...)), que todos os jogadores do Benfica foram unânimes em considerar como certa a vitória do FCP.

Se alguém tiver dúvidas, recomendo a leitura da "Origem das Espécies" de Darwin. Se fosse vivo, teria ficado orgulhoso ao ver o jogo de ontem e ter ali um sinal da incontestabilidade da sua teoria ;)

Provavelmente iremos ter alguns casos de azia aguda