domingo, junho 26, 2005

Um médio que deixa saudades

Sem dúvida um caso sui generis do futebol nacional é o médio polivalente de alcunha "Maniche". Em menos de 1 ano, saiu do ostracismo a que fora votado na III Divisão Nacional e alcançou a titularidade na Selecção Nacional.

Potenciado por alguém que conhecia as suas qualidades e sabia como ninguém como tirar partido delas, o Grande Mourinho, Maniche alcançou em poucos meses uma notoriedade de nível internacional, quer pelo pelo seu futebol fluido sempre a fugir à pressão dos adversários, com tremenda circulação de bola, quer pela sua dinâmica (melhor só Derlei!), quer ainda pelos fabulosos golos a que nos habituou, tanto no clube como na selecção.

O seu último ano no Porto foi marcado por uma baixa de forma notória fruto de lesões constantes e por uma "ressaca" natural típica de muitos jogadores que estiveram no Euro 2004. Ainda assim isso não o impediu de se destacar pontualmente.

Ficam na memória grandes exibições e grandes golos tais como o golo marcado à Holanda durante o Europeu 2004, considerado o melhor golo da prova, ou ainda o golo marcado já no decorrer da época 2004/2005 em Braga, golo esse considerado pela Eurosport como o golo do ano de 2004.

Foi sem dúvida um dos médios mais completos que já vi jogar no Futebol Clube do Porto! Boa sorte para ele!

imagem tirada daqui

5 comentários:

JFFR disse...

Obrigada Maniche!

Espero que o Magnificent31 Ibson cumpra bem a vaga.

Anónimo disse...

E ainda temos o Lucho que me parece fazer fluir o jogo da mesma forma que o Maniche o fez naquelas duas épocas maravilhosas.
Claro que um grande e sentido obrigado ao Machine por tudo o que fez pelo nosso Porto é obrigatório

David Caetano disse...

Ao Lucho dou o benefício da dúvida. Pelo que já sei dele é um jogador com boa cotação na Argentina e que fez uma grande exibição no último jogo contra o Brasil, pelo que tenho pena de não o ver na Taça das Confederações para poder tirar dúvidas. A ver vamos...

JFFR disse...

Van Gaal diz de Lucho: "Ele é o maior". :D

Habituei-me o ano passado a não ficar deslumbrada com as estrelas que chegavam, mas tenho a sensação que o Lucho vai adaptar-se sem problemas e partir a louça. É o que todos desejamos.

David Caetano disse...

Bem... pelo menos o nome dele é fácil de usar para fazer trocadilhos: se for bom, troca-se a sílaba "ch" por "x". Se não prestar, aposta-se na fonética após a troca do "u" por um "i".