quarta-feira, junho 29, 2005

Gabriel Alves... O rigor da ciência futebolística!

Quem habitualmente assiste aos jogos de futebol transmitidos nos canais televisivos estatais, decerto que conhece a figura ímpar que é Gabriel Alves. Comentador atento, capaz de empregar toda a sua
perspicácia e genialidade ao serviço do espectador, havendo mesmo quem já lhe chame "a ciência ao serviço do futebol", Gabriel Alves revolucionou completamente o panorama futebolístico na óptica da análise estratégica de mecanismos e movimentação das equipas.

Gabriel Alves é um revolucionário! Possuidor de uma visão que não cabia nos cânones tradicionais, quis ir mais além e criou conceitos e reinventou outros e o futebol no sofá, pode-se dizer, nunca mais foi o mesmo. Posso dizer que sou um fã incondicional, mais que fã, um seguidor devoto deste mestre do comentário, acompanhando com atenção cada jogo e cada "ohhhhhhh!" com um deleite que não consigo caracterizar. Desde a sua glória no Euro 96, quando criou por ele próprio uma nova pronúncia francesa para referir os jogadores gauleses, pronúncia que nem em França era conhecida, eu estava lá (no sofá) e eu ouvi!

Quando nesse Euro a bola bate junto à linha de golo e a confusão se instalou sobre se teria sido ou não golo, Gabriel Alves de pronto interveio e mediu com um olho clínico de fazer inveja a qualquer topógrafo "2 metros dentro da baliza", eu estava lá! Suponho que terá sido nesse Euro que Gabriel Alves adoptou em definitivo a palavra "estação" para se referir a uma época futebolística. Dizem as más línguas que ele se terá limitado a traduzir à letra a expressão inglesa "season" que tanto se refere a estação do ano como a época só para se armar. A esses eu digo, meus amigos, Gabriel Alves não tem a mania que sabe... Ele sabe mesmo!!

Gabriel Alves inventou também um novo conceito: A Zona do Ponta de Lança! Confesso que ainda me ultrapassa um pouco esta definição por ainda não ter conseguido delimitá-la no terreno de jogo. Sei apenas que se trata de uma área não determinada que se situará provavelmente frente às balizas e na qual se encontram os jogadores que procuram rematar no intuito de obter um golo para as suas equipas. Contudo, o grande Gabriel ainda não explicou bem onde e quais são os limites dessa zona delimitada, sei apenas que quando um jogador remata, o faz da "zona do ponta de lança". Se um jogador rematar de fora da área, está na zona do ponta de lança. Se um jogador cabecear de qualquer ponto da área, encontra-se na zona do ponta de lança. Se um jogador aparecer a 2cm da linha de golo, esse jogador está na zona do ponta de lança. Já assisti inclusive a casos em que o próprio ponta de lança se encontra na zona do ponta de lança. É realmente fascinante!

Hoje, para assinalar o encerramento de uma interessante prova futebolística que foi a Taça das Confederações, Gabriel Alves achou que a estrondosa vitória dos malabaristas brasileiros frente aos carniceiros argentinos não era suficiente. Enchendo os pulmões com uma golfada de ar fresco e húmido que preenchia a noite alemã, Gabriel terá olhado para o microfone, fechou com toda a certeza os olhos e soltou uma frase marcante: "Ronaldinho (n.d.r do Real Madrid) pode ver aqui que sem ele, o Brasil também ganha e até marca!"...

Simplesmente... Gabriel Alves.

imagem tirada
daqui

4 comentários:

JFFR disse...

Tenho cá para mim que o Gabriel Alves é um génio. É uma figura tuga ao melhor estilo.

David Caetano disse...

É um mister! É um senhor! Deixa lá começar a nova estação que logo vês!

JFFR disse...

Outra do Gabriel, hoje:

"Brasil-Argentina, um duelo mundial com ambiente típico sul-americano".
Fez lembrar o Orelhas quando diz: "Se o Benfica é um clube com dimensão mundial, porque não dar-lhe dimensão europeia?"

Anónimo disse...

Remate aerdinâmico de segunda linha de Zola tirando partido do seu centro de gravidade baixíssimo.