segunda-feira, abril 11, 2011

Portimonense 2 x 3 FC Porto - O emocionante corolário de uma semana perfeita!


Esta foi de facto uma semana de sonho para o FC Porto. Começou com um triunfo e a conquista do título em casa do campeão da época passada, que serviu para demonstrar, como apregoam, o quão diferentes dos outros são os da Luz em termos de fair play, passando pelo fabuloso resultado do jogo contra o Spartak, que praticamente garantiu a presença nas meias-finais da Liga Europa, e terminou ontem em Portimão com um jogo emocionante que permitiu a Villas-Boas ultrapassar o registo de Mourinho. O Dragão soma e segue e promete dar ainda muitas alegrias aos adeptos na presente época.


O jogo de ontem revelou um Dragão bipolar e o marasmo evidenciado na primeira parte não deixava antever a catadupa de emoções da segunda. Mas o FCPorto desta época é mesmo assim. Quando as coisas não correm bem na primeira parte, a equipa volta diferente do intervalo, mais proactiva, mais acutilante e incisiva, bastando para tal uma ou outra substituição ou tão somente uma conversa de balneário.


Assim, a história deste jogo só se começou a desenhar a partir dos 49 minutos, quando Hulk, após boa jogada com Falcao e Moutinho, assinou um golo fantástico, não dando hipóteses a Ventura.


Contudo, o Portimonense é uma equipa com brio e nesta partida jogava a sua permanência. Sem nada a perder, os algarvios beneficiaram de duas falhas defensivas pouco habituais no FC Porto para marcar dois golos, na sequência de 2 cantos. No primeiro Rolando foi lento a reagir à entrada do jogador que deveria marcar e, no 2º Souza não teve determinação suficiente para se opor ao cabeceamento do adversário. Pelo meio, o FCPorto ainda recuperou a vantagem graças a um bom golo de Falcao, após passe de Ruben Micael que ontem mostrou bons pormenores.


Os últimos minutos foram aliás alucinantes com a vitória a poder pender para qualquer uma das equipas. O FCPorto no entanto teve a sorte do jogo do seu lado e soube ser mais eficaz. Logo 2 minutos após sofrer o 2-2, os Dragões colocaram-se pela 3ª vez em vantagem graças a um cabeceamento fulgurante de Maicon, num canto marcado por Hulk, sentenciando de vez a partida e assegurando a 14ª vitória consecutiva. Este registo permite a Villas-Boas ultrapassar José Mourinho cujo máximo havia sido de 13 vitórias consecutivas, mirando já o recorde de António Oliveira que, em 96/97 alcançou 15.


Realce ainda para a capacidade de gestão de Villas-Boas que ontem apresentou, como o fez em outros jogos esta época, um onze substancialmente diferente do habitual, sem que com isso a equipa tenha deixado de atingir os seus objectivos. A prova de que até na gestão dos recursos, Villas-Boas é diferente do resto e consegue evitar entrar em extremos que, como vimos ontem à noite na Figueira da Foz e há uns tempos na Luz contra este mesmo Portimonense, tiveram os resultados que se viram. Ainda para mais quando o FC Porto está também em gestão e em plena ressaca do título.


Uma nota ainda para o Portimonense. Como é possível para uma equipa que joga como jogou diante de Porto e Benfica e que tem bons jogadores, descer de divisão? É pena...



Na Europa, o Dragão foi deslumbrante!



A noite de Quinta-feira entrou sem dúvida na galeria das grandes noites europeias do Dragão. Após 90 minutos que não começaram da melhor maneira mas terminaram com requintes de excelência, o FCPorto vergou os russos do Spartak de Moscovo com um histórico 5-1 (o nº 5 é aliás um número talismã na actual época). Abertas as portas das meias-finais, bastando confirmar a passagem com seriedade em Moscovo, perfila-se agora mais um duro teste ibérico: o Villareal!


Fantástica exibição, soberba eficácia, escasseiam os adjectivos para caracterizar este FC Porto. Dublin está cada vez mais perto.

Foto: UEFA, Record

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem como era de esperar não fizemos um grande jogo.

Villas-Boas face aos castigos, e face aos desafios da Liga Europa, poupou jogadores, dando oportunidade a outros para mostrarem se merecem ficar no plantel da próxima época.

Foi uma primeira parte paupérrima, em ritmo lento, com um Portimonense a necessitar de pontos que nada arriscava, e um FC Porto que sabia que face à nossa superioridade individual e às fragilidades defensivas do adversário mais tarde ou mais cedo marcaria.

Na segunda parte demos mais velocidade ao jogo, e com naturalidade chegamos à vantagem num fantástico golo de Hulk.

Poucos minutos depois sofremos um golo de bola parada, numa desatenção da nossa defesa que deixou Ruben Fernandes saltar à vontade.

Mas a superioridade do FC Porto fez nos voltar à vantagem no marcador, numa excelente jogada de combinação, culminada com uma excelente assistência de Ruben Micael.

Souza um dos que ontem não aproveitou a oportunidade, em mais um lance de bola parada não acompanha o salto de Mourad que restabelece o empate.

O Porto reagiu naturalmente e Maicon, o melhor elemento da nossa defesa no jogo de ontem carimbou a vitória num excelente cabeceamento.

Destacar pela positiva, Ruben, Hulk (melhor em campo), Maicon, Moutinho e Falcao que estiveram melhor que os seus colegas.

Pela negativa Souza que não agarrou a oportunidade, embora também tenha pesado o muito tempo de ausência.

Rolando também teve um exibição menos conseguida, deixando-se antecipar no primeiro golo do Portimonense, e esteve muito lento.

Sapunaru, Guarin e Belluschi cumpriram.

Sereno teve pela frente o melhor jogador do Portimonense, Candeias e foi resolvendo os problemas colocados. Notou-se a falta de rotina e entrosamento com os restantes colegas de sector.

Beto penso que podia ter feito melhor no primeiro golo dos algarvios, uma vez que a bola cai na sua zona de acção, de resto cumpriu efectuando duas grandes defesas.

Boa presença de público, e uma arbitragem sem erros.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/