terça-feira, abril 05, 2011

FC Porto, "um exemplo de excelência num Portugal à procura de si próprio" - Pravda

A vitória do FC Porto teve eco na Rússia, país onde a equipa azul e branca já conquistou respeito e admiração pelo histórico das suas exibições em terras da ex-União Soviética. O diário russo Pravda publicou ontem uma notícia sobre a vitória do FC Porto na Luz, fazendo ao mesmo tempo uma caracterização dos (novos) campeões nacionais, com uma ou outra incorrecção de pormenor:

O FC Porto venceu o campeonato de futebol português, até agora sem derrotas. Os magníficos azuis e brancos selaram a sua conquista clássica do campeonato quando ainda faltam 5 jogos para o fim, com uma vitória por 2-1 sobre os seus arquirivais Benfica, em lisboa, conquistando o seu 18º campeonato nas últimas 3 décadas.

O FCPorto é um bom exemplo de excelência num Portugal à procura de si próprio. Que melhor exemplo em gestão desportiva que o do presidente do FCPorto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, desde que assumiu a presidência do clube em 1982, venceu não menos de 51 títulos: 18 campeonatos, 11 Taças de Portugal, 16 Supertaças, 2 Campeonatos Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais, tornando-o o gestor desportivo mais bem sucedido da história do desporto internacional.

Sob as 3 décadas de direcção hábil do presidente Pinto da Costa, o FCPorto venceu 18 campeonatos (contra 8 do Benfica, 3 do Sporting e 1 do Boavista). Com 5 jogos ainda por disputar mas com o campeonato já no saco, tal como a Supertaça, o FCPorto 2010/2011 está nos quartos-de-final da Liga Europa e nas meias-finais da Taça de Portugal.

O segredo: estabilidade. Enquanto os seus principais rivais em Lisboa, Sporting e Benfica, estão cheio de lobbies e jogos de poder (um calcanhar de Aquiles em Portugal), o FC Porto bate-se como um todo, no qual as palavras-chave são disciplina e dedicação ao clube - e se alguém sair da linha seja dentro ou fora do campo, Pinto da Costa tem conhecimento disso e põe-os fora.

Pinto da Costa concebeu um admirável sistema de prospecção, adquirindo excelentes jogadores muito baratos, dando-os a conhecer ao resto da Europa através da constante presença do FC Porto numa das competições europeias - que já conseguiu vencer apesar da bilionária competição de clubes como o Barcelona, Real Madrid, Manchester City (sic!) e Chelsea, entre outros - vendendo-os depois a excelentes preços.

Em comparação, o Sporting Clube de Portugal, que nem consegue que a UEFA o chame pelo seu devido nome e é apelidado com o ridículo "Sporting de Lisboa", embora seja uma das melhores escolas de futebol da Europa, produzindo campeões de classe mundial como Luís Figo e Cristiano Ronaldo, é uma fábrica de excelência mas não consegue ombrear com o FC Porto em termos de produtividade, como podemos ver pelo número de títulos ganhos.

Um bom exemplo do sistema de aquisições do FC Porto é Hulk - o poderoso avançado Givanildo Vieira de Sousa, de 24 anos, um portento que o FCPorto descobriu no futebol japonês. Os seus 21 golos na presente época permitiram-lhe reclamar o lugar de melhor marcador do campeonato. Mais uma vez, Pinto da Costa construiu uma equipa vencedora e em André Villas-Boas, o campeão português mais jovem de sempre com 33 anos, parece ter encontrado o novo Mourinho, sob as asas de quem Villas-Boas desenvolveu as suas aptidões enquanto técnico.

E convém recordar onde é que Mourinho começou a sua bem sucedida projecção na história do futebol mundial.


Sem comentários: