segunda-feira, abril 04, 2011

SLB-1 / FCPORTO-2 , Campeões 2010-2011


Foi um FCPorto personalizado que entrou no relvado do Estádio da Luz, com a firme convicção que era possivel ser Campeão já ali, com os jogadores a saberem exactamente o que fazer em cada momento e a lutarem por isso em cada disputa de bola, com uma pressão bastante alta no terreno, a obrigar o Benfica a errar.

Esta estratégia deu resultado logo no lance do 1ºgolo, pois foi a tal pressão que permitiu ao FCP ganhar a bola perto da area adversária, com Guarin a rematar perto da linha de fundo e Roberto a fazer o resto. Com este golo sofrido, o Benfica reagiu e quase de seguida ganhou um penalty bastante discutivel que o arbitro auxiliar assinalou, num lance onde Otamendi foi ingénuo e o jogador do Benfica aproveitou para se atirar para o chão...

Desse lance surgiu o empate e poderia o FCPorto ter abanado. Puro engano. Sempre com marcações bem cerradas, com os alas a fecharem bem e o meio-campo a não deixar os médios do Benfica trocarem a bola, a equipa da Luz recorria a passes directos da defesa para o ataque e na resposta, numa recuperação de bola, Guarin isolou Falcão, e este foi derrubado claramente por Roberto na área, lance de penalty claro e possivel vermelho, com o arbitro a mostrar apenas amarelo.

Na conversão, Hulk fez o golo que ditou o desfecho do jogo, ele que festejou com o Sapunaru por tudo o que sofreram na época passada, quando lhes foi atribuido um castigo completamente injusto e absurdo que impediu o FCP de lutar com armas iguais pelo titulo do ano passado às mãos de uma liga vermelha.

Até ao intervalo o FCPorto controlou sempre o jogo, apesar de alguns percalços, pois o jogo do Benfica é de muita dinamica, isto apesar de às vezes parecer aleatório, mas os defesas estiveram sempre bem concentrados e Fernando foi muito inteligente a fechar espaços. Os outros 2 médios foram muito trabalhadores a recuperar bolas e a lançar ataques, pois são ambos jogadores de qualidade e que sabem ocupar muito bem os espaços no meio-campo, e os alas Varela e Hulk foram conseguindo transportar a bola para o ataque e desequilibrar no 1x1, ainda que se Varela tivesse estado um pouco melhor, teria partido os rins ao Airton mais vezes.

Na 2ªparte, o Benfica mudou 2 jogadores, mas o FCPorto soube marcar bem e entrar rapidamente no novo modelo do JJ, sustendo assim as investidas encarnadas e até ao lance da expulsão (injusta) do Otamendi, foi o FCP por Falcão que perdeu 2 grandes situações de golo perante Roberto que defendeu bem uma e fechou bem a baliza na outra.

Com menos um jogador em campo, o FCP teve de alterar alguns jogadores e tremeu um pouco, pois teve de mudar o sistema, colocando o Hulk sozinho na frente a ser auxiliado por Bellushi que entrou entretanto. Com isto o FCP teve de juntar as linhas no meio campo e recuar no terreno, permitindo dessa forma ao Benfica acreditar e pressionar mais e por 2 vezes esteve quase a chegar ao empate...

Já depois da entrada de C.Rodriguez e da expulsão de Cardozo foi o FCP a ter 1 grande hipotese de acabar com o jogo com C.Rodriguez a permitir a defesa do GR, e antes do final foi o Benfica que rematou ao poste depois da unica falha individual de um jogador da defesa do FCP.

Quanto aos jogadores, Helton esteve sempre muito seguro e muito sereno, transmitindo segurança a toda a defesa, excelente no lance final a evitar o golo do empate, a defesa esteve muito bem e enquanto Otamendi esteve em campo, quase intransponivel, e Maicon a falhar no lance da bola no poste, com Rolando a estar muito bem, ele que se tem evidenciado pela sua sobriedade em campo.

O Fucile e o A.Pereira estiveram muito bem a fechar as laterais, o que não é fácil contra o Benfica, pois joga com os laterais ofensivos e alas bem abertos.

No meio campo esteve o triangulo da Bermudas, com Fernando, Guarin e Moutinho a pressionarem alto, a fechar as linhas e a sairem bem para o ataque e a criarem real perigo, conseguindo também anular de forma significativa o muito do caudal ofensivo que o Benfica é capaz de criar, principalmente em casa.

Hulk e Varela conseguiram desequilibrar quanto baste os laterais do Benfica e com isso criar lances de perigo, e arrancar amarelos a esses jogadores de forma a quem ficassem condicionados para o resto do jogo.

Falcão, esteve bem no jogo, só faltando mesmo ter marcado o golo da ordem, ele que teve 2 boas hipoteses para isso.

Bellushi e C.Rodriguez entraram numa fase dificil, mas entraram determinados e faltou o golo de C.Rodriguez como cereja no topo do bolo, podiam ter sido 4 ou 5 golos do FCP, em lances no 1 para 1 com Roberto, é um aspecto que é necessário melhorar....para a taça...

Quanto ao arbitro, o Coentrão (por 2ºamarelo) e o Javi (por vermelho directo) até deviam ter acompanhado o Cardoso mais cedo em destino ao balneário, já para não falar que o Otamendi foi expulso por 2 faltas, qual dos 2 amarelos mais injusto?

Quanto ao apagão da luz, as atitudes ficam com quem as pratica e estes dirigentes actuais do Benfica só retiram prestigio ao clube, e a história vai colocá-los no lugar certo e relembrar para sempre esta triste atitude.

O Titulo de Campeão 2010/2011 é inteiramente justo, pois quem consegue chegar á 25ªjornada com 23 Vitórias e apenas 2 empates merece o titulo, por muito que muitos aziados, principalmente jornalistas não gostem. Talvez se fossem menos parciais e soubessem exercer o cargo à luz do seu código deontológico, conseguissem respeitar todos os clubes e seus adeptos por igual.

O FCPORTO está de parabéns por este titulo, o 2º da Época, mas é bom lembrar que existem ainda mais 2 titulos por conquistar ainda durante esta época, com reais hipoteses de serem alcançados.

Força POOOORTOOOOOO...

Sem comentários: