segunda-feira, abril 07, 2008

Teorias da Conspiração

Ontem à noite caiu o Carmo e a Trindade no Estádio do Bessa por supostamente Lucílio Baptista não ter assinalado, deixa cá fazer as contas..., uns 5 penalties a favor do Benfica. Eu diria mais, Lucílio deixou por marcar uns 10 penalties a favor do Benfica e um a favor do Boavista em circunstâncias muito semelhantes ao que a nação benfiquista reclamou no último jogo com o Paços de Ferreira. Bom, verdade seja dita, que um dos penalties reclamados pela instituição reporta-se ao domínio da bola por parte de um jogador boavisteiro com o braço, braço esse que lhe terá crescido no abdómen uma fracção de segundo antes da bola ter chegado até ele.

Contudo, é interessante ver a febre conspirativa que logo tomou conta de toda a estrutura da Instituição regurgitando todo o tipo de teorias conspirativas sobre resultados fabricados, faltando apenas referir que toda a linha média e linha avançada do Benfica tinham sido subornadas para falhar golos fáceis, inclusive Rui Costa com uma rosca digna de um jogo de solteiros x casados.

Por outro lado, outros houve que em vários fóruns alegaram facilitismo por parte do Estrela da Amadora, tal era a azia perante a consumação de um facto que nem a eventual retirada de 6 pontos, que seja, pode inverter. Já agora, ligando a temática dos penalties ao Estrela da Amadora, não posso deixar de recordar a forma como este clube foi eliminado de uma competição que estreou este ano no calendário competitivo nacional.

Caríssimos, facilitismos era quando o Estoril aceitava as condições impostas pelos seus accionistas maioritários e ia jogar para o Algarve quando os seus próprios dirigentes reconheciam que seria mais vantajoso jogar no Estoril.

Por outro lado, não ficaria surpreendido se no clímax da febre da teoria da conspiração, alguém traçasse uma comparação entre Jorge Ribeiro e Makukula, o craque goleador do Benfica, salientando a coincidência de ambos terem falhado um penalty contra o Benfica e de terem tido um fraco rendimento no jogo, isto depois de na véspera dos jogos se ter anunciado o interesse do Benfica nesses mesmos jogadores.

Mas se fossem por aí, teriam de recordar quando, há duas ou três épocas atrás, na sequência de um processo sumaríssimo instaurado ao jogador Petit (um dos raros que foram instaurados ao Benfica e mesmo assim tendo sido instaurado após denúncia) após um jogo contra o Guimarães, foi divulgado na imprensa o suposto interesse do Benfica no jogador Tiago Targino. Coincidência ou não, na véspera da audição do jogador do Benfica pelo CD da Liga, Targino foi chamado como testemunha de defesa de Petit...

Enfim... teorias da conspiração. Como diria Simão Sabrosa nos seus "tempos áureos" com um sorriso maroto: "Se o árbitro assinalou então é porque foi".

Sem comentários: