sexta-feira, abril 04, 2008

O Apito Frustrado

Perder ou não perder 6 pontos é a questão que domina este último capítulo do campeonato que tem um vencedor há muito anunciado e que, em termos de mérito, recolhe a unanimidade por parte dos adversários (excepto por um certo cavalheiro que todas as semanas distila o seu veneno em completo despudor e que dá pelo nome de Cartaxana). Dado o nível da concorrência, arrisco-me até a dizer que, nem que tirassem 20 pontos ao FCP, ainda assim seria campeão (com todo o respeito pelo Vitória de Guimarães que, mesmo que não vá à Champions, fez um campeonato brilhante).

Para começar, esta polémica dos 6 pontos e a indignação da massa auto-vitimizada que queria ver o FCP na II liga, faz-me rir a bom rir! Primeiro porque há uma grande diferença entre aquilo que as coisas são e aquilo que as pessoas desejariam que fosse. Como dizia há dias Miguel Sousa Tavares, muito se tem queixado o presidente do Benfica, pelo facto de o caso Apito Dourado, segundo ele, estar parado, isto apesar de já haverem julgamentos a decorrer. Então de que se queixa? Exactamente do facto de serem casos ligados ao Gondomar e não ao FCP como ele gostaria que fosse.

Em primeiro lugar, quero dizer que muitas vezes não concordo com o Miguel Sousa Tavares mas, neste caso, é uma evidência gritante. No entanto até esse argumento já começa a deixar de ser usado pelo presidente do Benfica que, ultimamente optou por escolher Vale e Azevedo como alvo preferencial, isto enquanto o seu clube se apresta a começar um novo ciclo, pelas minhas contas o 35º ciclo desde que Vieira chegou à presidência. Será que esta mudança de estratégia irá implicar a não publicação da tão aguardada sequela do best-seller "Eu Carolina", publicação na qual Vieira e seus acólitos foram tão fundamentais?

Oiço dizer que noutros países o FCP seria despromovido e ponto final. Eu pergunto: em que países? Referem-se a Itália? Ao Calciocaos? Este argumento peca por um ponto fundamental: primeiro quando as pessoas pensam em Calciocaos, só pensam na descida de divisão da Juventus. No entanto esquecem-se do Milan, Lázio e Fiorentina que ficaram na Série A com 8, 19 e 11 pontos de penalização respectivamente. É claro que aqui não interessará averiguar o porquê da diferença de castigos, o que interessa é que o FCP incomoda muita gente e por isso deveria ir para a II Liga.

Caros incomodados, aziados e outros que tal, há aqui um ponto fundamental: o CD da Liga apresentou ao FCP notas de culpa por suposta TENTATIVA DE ALICIAMENTO. Sabem a diferença entre "tentar" e "fazer"? Eu dou um exemplo: o Vieira "tenta" mostrar que percebe de futebol enquanto que o FCP "faz" aquilo que sabe fazer melhor: ganhar jogos.

Se se trata de uma tentativa de aliciamento e não há provas de que o FCP tenha sido beneficiado pelas arbitragens, isso implica que os resultados dos jogos não estão de forma alguma desvirtuados, logo os seus subsequentes resultados estão correctos, logo ninguém foi prejudicado.

Por outro lado, há algo que gostaria que alguém me explicasse, que é onde situar aquela oferta feita ao árbitro do jogo Benfica x Naval desta época. Dizem-me que não é suborno, que ninguém suborna ninguém com algo que vale 35 euros. Bom, se pelos vistos o suborno está tabelado, peço que me expliquem a partir de valor é que se considera suborno. A partir de 100 euros? A partir de 99 euros? Será que é legítimo oferecer algo a um árbitro ANTES do jogo?

Para terminar, quero aqui deixar o meu maior desejo em relação a uma eventual retirada de pontos. Se ela vier mesmo a acontecer que seja no ínicio da próxima época por favor. Só assim seria possível ter um campeonato relativamente competitivo e não uma competição em que a partir de certa altura se assista a um monótono cumprir de calendário. No entanto tenho cá para mim que, se para as bandas da Luz voltam a constituir "o melhor plantel dos últimos 10 anos" (sic) que "qualquer treinador gostaria de ter" (sic), 6 pontos não serão suficientes.

Contudo, ocorre-me agora que se os pontos forem ainda retirados antes do final do campeonato em curso, os portistas arriscar-se-ão a festejar por duas vezes a conquista do campeonato na mesma época. Já imagino a quantidade de piadas a que isto não vai dar origem :)

Faltam pouco mais de 24h para o TRI!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, meu caro amigo, se vires as primeiras páginas de hoje da A Bola, Record e até o Jogo edição sul, tens lá a explicação para tudo.
Um abraço e o céu está azul em homenagem ao F.C.Porto.

David Caetano disse...

Não te esqueças do Correio da Manhã que este ano vestiu o papel de Cruzado pela irradiação do FCP. Reforçou a equipa com Cartaxana e Leonor Pinhão e, neste pasquim, as suposições transformam-se em afirmações de primeira página. Hoje até o João Querido Manha resolveu ser original e dizer que 20% dos golos do FCP foram obtidos de forma ilegar e que pela quantidade de faltas o FCP deveria ter tido mais jogadores expulsos. Originalidades de quem já não tem mais nada por onde pegar...