sábado, agosto 18, 2007

1ªJornada - Sp.Braga-1 / FCPORTO-2

Quaresma bisa... com golos de classe!!!
Excelente vitória do FCPORTO, ainda que muito suada e sofrida, com 2 lances de génio de Quaresma, novamente com Jesualdo a apostar num onze com 3 jogadores de meio-campo defensivos, ainda que com Lucho a trazer algum diferencial em relação a M.Cech relativamente ao jogo passado, pena é so ter ritmo para uma parte, notando-se também que as opções do banco ainda estão á procura de se afirmarem neste modelo de jogo do FCP, com transições ás vezes excessivamente rápidas para os extremos cruzarem para a area, havendo apenas um homem na area, pois o médios não tem tempo de lá chegarem, sendo por isso fácil de anular alguns lances do FCP, e por isso se viu que em bola corrida, o FCP tem dificuldade em criar perigo e mesmo lances para ocasiões de golo, é um aspecto que é preciso evoluir muito e depressa, pois já para a semana há um encontro em casa de grande importância por ser contra um adversário directo e por isso de 6 pontos em disputa.
Mas relativamente a este jogo, uma 1ªparte bem conseguida, tanto em movimentos ofensivos, como defensivos, ainda que faltasse que um dos médios desiquilibrasse de forma efectiva e se adianta-se mais no terreno para junto de Adriano, muito só na zona central.
Na 2ªParte e talvez fruto de algum cansaço de Lucho, o FCP teve uma má entrada e permitiu que o Braga tivesse a bola e em 2/3 lances de real perigo conseguisse empatar, com 15m. de desnorte do FCP, só após os 60m. e com as alterações é que o FCP conseguiu ter algum controlo no jogo, mas já sem o ritmo da 1ªparte e com um sistema de jogo ás vezes um pouco trapalhão, com Mariano e Leandro em muitas trocas de posição, mas sem criarem verdadeiro perigo, assim, foi preciso Quaresma sofrer uma falta e dai efectuar um remate portentoso e dar a vitória ao FCP, pois de outra maneira julgo que não iam lá, pois podemos então agradecer ao 7 esta vitória, ainda que todos os jogadores nunca tenham virado a cara á luta em termos de sacrificio pela equipa.
Gostei também muito que todo o Plantel se tenha deslocado a Braga para um apoio directo aos colegas, acho até que devia ser norma essa postura, para se criar um bom espirito de grupo, isto na sequência de um castigo perfeitamnete anormal!!! ao Lisandro.
Vamos agora recuperar de maselas, emprestar 9/10 jogadores ás selecções, mas Jesualdo com os que fica também pode criar automatismos interessantes, e treinar bastante, espero que não comecem já desde cedo a dar 2/3 dias de folga após cada jogo, pois assim não se faz uma recuperação activa que deve de ser feita após cada jogo.
Helton, Nota-se ainda falta de ritmo, mas não comprometeu, nem inventou, estando por isso bem, no lance do golo acho que não viu a bola partir e lançou-se tarde, apenas um reparo, acho que ás vezes ele como ultimo jogador e nas bolas que lhe são atrasadas, e quando não está apertado, o FCP tem de conseguir sair a jogar com a bola pelo chão e não em chutões para a frente.
Bosingwa, nota-se que ainda não está em forma, e perto dos 70m. isso passou a notar-se mais, mas esteve bem na marcação ao Wender, falhando apenas no lance do golo em que Vandinho apareceu rápido nas suas costas a cruzar.
B.Alves, teve apenas uma meia-falha (a outra meia-falha é de Lucho) quando permitiu que João Pinto remata-se em corrida á vontade na sua zona de acção, esteve muito bem no jogo aereo.
P.Emanuel, excelente no lance seguinte ao empate a não se deixar enganar pelo avançado do Braga e a conseguir um corte inextremis, também esteve bem no jogo aereo.
Marek Cech, em movimentos ofensivos conseguiu por 2/3 vezes ir á linha cruzar, e enquanto Hussain esteve em campo não lhe permitiu veleidades, nota-se que está mais personalizado.
P.Assunção, bem na cobertura da zona central á frente da defesa, pena é que não saiba sair para o ataque com maior proposito onde precisa evoluir, ainda tirou um amarelo ao J.Pinto num lance em que saia bem para o contra-ataque.
Lucho, o grande problema é que está agora na pré-epoca e por isso aos 60m. deu o berro e foi substituido, claro que enquanto aguentou, nota-se que é um jogador que faz a diferença na maneira geometrica com que ocupa o terreno (como Jesualdo gosta), precisa é melhorar fisicamente.
R.Meireles, fisicamente um dos que está em melhor forma, bem nas transições ofensivas e a marcar bem no meio campo e até no apoio ao seu lateral, muito personalizado, necessita de rematar mais á frente para poder aproveitar o seu bom remate.
Tarik, na ausência de Lisandro, foi o escolhido para ocupar o seu lugar, fez uma razoavel exibição, mas faltaram-lhe rasgos para extremo e por isso foi substituido, apesar de defensivamente ter ocupado bem os seus espaços de marcação.
Adriano, até estava a fazer um bom jogo, bem na luta e ganho de algumas bolas aos centrais, tinha tido um pormenor bastante bom em que quase marcava, no lance da lesão forçou demais ao rematar em desiquilibrio e por isso a lesão que espero não o afaste por muito tempo, pois com Farias também lesionado e Postiga no mercado não sobram muitas opções (válidas).
Quaresma, tirando o facto de ás vezes se enervar por não lhe passarem a bola, esteve excelente e foi ele que desiquilibrou este jogo com dois livres marcados de forma superior, sendo por isso claramente o homem do jogo, há jogos assim em que tudo sai bem e com a qualidade que tem consegue desiquilibrar de forma superior, só necessita é de quando os jogos não lhe correm bem saber trabalhar colectivamente.
H.Postiga, jogador que está no mercado, pois é sabido que a Sad do FCP e o própio jogador procura resolver o seu futuro de outra forma que não ficar no plantel para ser 3ªopção, visto que Adriano e Farias são preferidos em relação a ele, entrou lutador e aguerrido como sempre, mas como sempre também trapalhão, e sem soltar a bola no memento certo, então no inicio da 2ªParte com 0-1, teve 3 lances em 2 min de arreliar qualquer um, também não se pode esperar muito de um jogador que está nestas condições no plantel.
Mariano, percebe-se o porque de Tarik lhe ter tirado o lugar e ser a 4ªopção para extremo, está algo pesado e fora de forma, tem de melhorar muito se quer ser opção válida para o onze.
Leandro Lima, tinha conjuntamente com Mariano o lugar no meu onze, mas ainda está verde para estas andanças e percebe-se melhor o porquê de Jesualdo não apostar nos novos, Leandro tem de comer muita massa para ganhar corpo e evoluir na forma como liberta a bola mais rapidamente, é treinar mais e ir entrando aos poucos para ser melhor e só tem é de evoluir, é novo e admiro a sua forma aguerrida de jogar.
Em resumo, excelente vitória, com um melhor resultado do que exibição (principalmente na 2ªparte), com aspectos a melhorar, principalmente a nivel dos movimentos ofensivos em bola corrida, agora é preciso também que os novos mostrem mais que os velhos, de outra forma, Jesualdo tem razão... apesar de tudo...(de ser um treinador muito táctico na sua metodologia de jogo, quase com régua e esquadro em alguns movimentos!!!).
PPPOOORRRTTTOOOOOOO!!!!

2 comentários:

.:GM:. disse...

Pérola de Coroado e do seu anti-portismo em http://fcmangalhoes.blogspot.com.

Fiquem bem!

Offshore disse...

parabéns pela tua análise.
excelente post.