domingo, abril 01, 2007

Benfica-1 / FCPORTO-1

Resultado justo, num bom jogo de futebol.

1ªParte muito boa do FCP, num esquema de 4-4-2, Jesualdo supreendeu ao colocar Jorginho no vértice ofensivo, em vez do Lucho que colocou sobre a direita no apoio mais directo ao meio campo e ao Bosingwa, e enquanto teve gás, Lucho foi um dos que em conjunto com R.Meireles e Jorginho empurraram o FCP para a frente, pois as trocas de posição eram muito bem compensadas pelo P.Assunção, que esteve quase impecável nos movimentos defensivos, assim, e com Jorginho que também foi fundamental na boa 1ªParte do FCP, pois manietava os movimentos do Petit no meio campo e fazia bons movimentos de ruptura, e colocando Quaresma sobre o Flanco esquerdo, que colocava 1/2 jogadores a marca-lo, e com Adriano que lutou bravamente com os centrais e que perdeu um golo frente a Quim.

Este jogo ganhou-se (1ªparte) no meio campo em que os 4 jogadores ai colocados estavam fisicamente bem, e perdeu-se na 2ªparte, quando Raul Meireles teve de sair lesionado, pois Marek Cech não faz tão bem o lugar e o Lucho já estava fisicamente em quebra, como se viu nos ultimos 20/25m., mas no banco não havia Ibson nem outras soluções de confiança, e quando o Jorginho que vem de uma paragem longa dá o berro, e tem de sair, acredito que Jesualdo pode ter desejado um médio de outras caracteristicas, ou um Anderson a 100%, mas como não tinha colocou o Renteria, que foi fechar sobre a direita, para Leo não atacar, mas não trouxe nada de bom ao jogo do FCP, pois manifestou pouca disponibilidade para correr para trás (saudades de Lisandro), por 2/3 vezes falhou nas marcações ao Leo, e assim J.Ferreira perdeu um jogador (Jorginho) que fechava muito bem no meio, e sinceramente, qualquer opção do J.Ferreira pode ser criticada, mas as opções para o meio-campo de 4 elementos para este jogo e com alguns fisicamente não muito bem, não eram muitas, ...por isso, eu tinha pensado na colocação do Anderson a fechar o flanco direito, para partir em diagonal para a frente, mas isto se o Anderson estivesse apto, e isso, só o treinador é que pode julgar, mas em relação ao Renteria, sei que era um jogo grande, talvez grande demais para o jogador que não conhece este genero de clássicos, e devido a isso pareceu-me que estava ausente do jogo, e quando ao 94m., o Cech o isola, ele parece que não estava em campo, falta concentração, que nestes jogos é fundamental.

Para mim, FCP claro dominador na 1ªParte, onde subjugou o Benfica no seu campo, e enquanto houve forma fisica foram impecáveis no jogo e mereceram o 1-0.Na 2ªParte, com as quebra fisicas de alguns elementos (que é preciso ver com muita atenção) e o arriscar mais do Benfica, o FCP encolheu-se muito e não explorou o contra-ataque como devia e podia, e quando o Benfica empata (azar de Lucho), o jogo ficou partido e ai qualquer equipa podia ter ganho, Helton muito bem em 3/4 lances, e como já referi, Renteria não entrou no jogo e que pena não ter sido o Anderson a ficar isolado no ultimo minuto.

J.Ferreira -> Estruturou muito bem a equipa, e durante 45m. mandou no jogo tacticamente, sem grandes opções de banco, não podia ter feito muito mais... (Ibson, Lisandro, B.Morais Lesionados) / (Lucho e Postiga fora de forma!!!) / (Renteria, Alan, Vierinha sem progressão visivel)...(João Paulo tem a sua posição tapada por um grande jogador, P.Assunção).

Helton -> Excelentes defesas em momentos determinantes do jogo, sem hipotese no golo.
Bosingwa -> Muito bem a defender, melhor na 1ªparte em que tinha uma real ajuda.
Pepe -> Excelente, marcou o golo e estava a ser impecável no jogo aereo e nas bolas em profundidade nas costas, atenção que esteve 10 dias a treinar condicionado.
B.Alves -> Tive medo quando viu um amarelo (injusto, só corta a bola), mas soube controlar o seu impeto e no jogo aereo foi soberbo.
Fucile -> Algumas dificuldades em alguns momentos, mas não foi por ele...

P.Assunção -> Impecável, só é pena não ter força para sair a jogar com a bola nos pés para romper pelo meio campo adversário, (tipo Emerson).
R.Meireles -> Estava muito bem na 1ªparte, a preencher vários espaços no meio campo, mas na 2ªparte caiu muito e percebeu-se o porquê, estava lesionado... agora vai descansar um jogo devido ao 5ºamarelo.
Lucho -> Pois, mesmo descontando o azar que teve aos 80m., notou-se que mesmo estando 10 dias a recuperar para o jogo, a partis dos 60m., foi um dos que deu o berro, apesar de ter estado muito bem na 1ªparte.
Jorginho -> Para mim, jogou como falso nº10, a tapar o caminho do Petit, a criar rupturas pelo lado direito e também no apoio defensivo ao Lucho, pena não dar para mais de 60/70m.

Quaresma -> Esteve bem nas bolas paradas, circulou bem o jogo do extremo para o meio, mas não rematou á baliza com a convicção necessária de outros jogos, talvez J.Ferreira o tenha limitado tacticamente, mas dele espera-se sempre mais.
Adriano -> Foi um mouro de trabalho na luta aos centrais, sempre a pressionar e lutar pela bola, nem sempre bem e no mano a mano com Quim, esteve lento na decisão do remate ou da finta...

Marek Cech -> Muito faltoso, mas também não é um médio de raiz, talvez por isso chegasse sempre atrasado, e dai as faltas.
Renteria -> Entrou, correu 5m. atras do Leo e cansou-se!!!, e depois perdeu-se, desconcentrou-se tacticamente e pior, falha um golo incrivel aos 94m., ainda não está encaixado no FCP.
Anderson -> Vamos deixa-lo crescer, e esperar para ver...

Notas finais
-> Parece que o arbitro não esteve em campo, mas ele esteve e foi claramente tendencioso em alguns lances, mas como não interessa salientar, os vermelhos (jornalistas) passam por cima disso sem qualquer referencia, era ve-los sempre á procura de qualquer lance na area que pudesse provocar polemica...
-> A equipa do FCP, é certo que algumas lesões ao longo da epoca enfraquecem qualquer equipa, mas existem no plantel jogadores que não são para o nivel do FCP e que só ocupam lugar, é necessário rever a politica de aquisições e melhorar o plantel com jogadores á PORTO.
-> Afinal, as gráficas do jornais vão ter de mudar, pois as da vitória do benfica que toda a gente (jornalistas) queria não aconteceu, força PORTO, vamos rumo ao BI, vamos curar as mazelas deste jogo e ganhar no Dragão na proxima sexta.

PPPOOOOORRTTTOOOOO!!!!!

18 comentários:

ILCO disse...

só não concordo com o que disse do Quaresma, desculpe mas a exibição dele foi zero, nada, nem uma finta nem um passe, nem uma recuperação...
que eu me lembre não fez nada...
devia ter sido ele a sair para segurar mais o meio-campo...
o Porto na 2ª parte esteve a defender dentro da àrea, é incrivel...

David Caetano disse...

Foi nítida a falta de soluções no banco do FCP, ao contrário do Benfica que, com a entrada de Rui Costa, conseguiu mudar o jogo, nem tanto pelo que o R.Costa jogou mas, pelo carisma que transmitiu aos colegas de equipa.

Anónimo disse...

CLARO, JÁ SE SABIA QUE TINHA DE VIR UMA ATOARDA A DIZER MAL DO RUI COSTA.BOM MESMO É O QUARESMA, MAIS O CHOURIÇO QUE LHE CALHA CERTO DE DOIS EM DOIS MESES.

David Caetano disse...

Caro anónimo, das duas uma:

1 - O meu caro anónimo abandonou a escola antes de completar o 4º ano de escolaridade e daí não possui ainda a percepção necessária para a interpretação textual;

2 - O meu caro anónimo pura e simplesmente não consegue perceber nada daquilo que foi escrito porque não possui o número de sinapses necessárias para o efeito.

Onde é que alguém está a dizer mal do Rui Costa?? Isso já roça a paranóia, caro anónimo.

Anónimo disse...

VI LOGO.., TU ÉS PROFE DE PORTUGUES?
SÓ UM ANDRADE PODE SER UMA SECA DESSAS

David Caetano disse...

Lá está. Confirmas aquilo que eu disse.

David Caetano disse...

Adenda ao meu comentário ao post:

Afinal, o jovem herói David Luiz estava em fora-de-jogo quando cabeceia a bola no lance do golo...

Lá está a tal roubalheira de que se queixam os lampiões.

Anónimo disse...

SIM, PONDO OS ÓCULOS AZUIS NA TABULETA HÁ FORA DE JOGO E ATÉ COISAS PIORES: MONTES DE PENALTIS, CLAQUE MUITO BRANDA, ETC ETC.
EH EH EH

David Caetano disse...

Nao é necessario. Basta ver a repetição. Quanto à claque, não querendo defender quem não o merece, convém salientar o facto de que, os tais "very lights" de que se fala, desta vez não mataram ninguém.

Felizmente.

Anónimo disse...

SE FOI EM FORA DE JOGO MELHOR AINDA. NÃO HÁ NADA MAIS SABOROSO QUE ROUBAR OS ANDRADES.EH EH OLÉ OLÉ
QUEM NÃO SALTA É ANDRADE, OLÉ OLÉ

Anónimo disse...

ATENÇÃO, E ESTA HEIN?
O ENTRENADOR DO ESPAÑOL DIZ QUE O SLB JOGOU MUITO MAIS QUE FCP, E QUE É MELHOR EQUIPA.
BRAVO, FINALMENTE UM ESPAÑOL DIZ UMA ACERTADA.OLÉ
EH EH EH, UH UH UH
PS.IDE DIZENDO ADIOS AO PEPE, EH EH EH

David Caetano disse...

1- Jogaram melhor mas tiveram de fazer uso de um golo irregular para, pelo menos, não perderem (e ainda teve de ser autogolo).

2- Acabas por assumir que é para ti incómodo ter um jogador como o Pepe no FCP.

David Caetano disse...

Relativamente ao teu penúltimo comentário, caro anónimo microcéfalo, isso só mostra a grandeza de espírito do típico lampião e a maturidade (ou falta dela) que vos reveste.

Anónimo disse...

Caetano a "fucilar" (lol!) autenticamente Anónimo Microcéfalo Lampião!

Anónimo disse...

O SR.ROLEX VAI APITAR O JOGO ANDRADE.
FICA TUDO EM FAMILIA, EH EH UH UH

David Caetano disse...

Podia ser pior... podia ser o sócio/accionista do Benfica que apitou o jogo ao qual este post diz respeito ou ainda o árbitro Sr "Penalty Caído do Céu" que apitou o último clássico em Aveiro.

Anónimo disse...

CAIDO DO CÉU ? ERA BOM ISSO...VAMOS LÁ A VER:
EU CONHECI O ZÉ DO BONÉ EM PESSOA...TU TENS UM BLOG SOBRE UM TIPO QUE EU CONHECIA. COISA ESQUISITA. FAZES ADULAÇÃO DE ALGUÉM QUE NUNCA VISTE NEM AO LONGE, E EU BEBI COM ELE MUITOS COPOS NO HOTEL MIRASSOL... MUITAS VEZES.QUANDO AQUI VENHO DEVES METER-TE LOGO DE JOELHOS POIS EU PRIVEI COM O TEU ADORADO MESTRE. JULGAS QUE BRINCO?ESTÁS ENGANADO...SE CALHAR NEM ERAS NASCIDO NESSES DIAS.É O MAIS CERTO.E NEM SONHAS QUEM EU SOU? EH EH...
VAIS FICAR A CISMAR.QUERO PALPITES.

David Caetano disse...

Caro anónimo persistente. Até poderias ser o Papa em pessoa. Por aquilo que escreves não deixas de ser apenas mais um cromo que faz da incoerência e da irracionalidade o seu apanágio. Passar bem.