sábado, abril 28, 2007

HEXACAMPEÕES!


Ao bater em Fânzeres o Benfica por 5-0, o FCPorto conseguiu o tão almejado Hexacampeonato e o 16º título nacional da sua história, afirmando-se em pleno como a grande potência do hóquei em patins nacional.

No 3º jogo, o FCP bateu com impressionante eficácia o seu adversário por 5-0 com golos de Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia, Filipe Santos, Jorge Silva e o inevitável Pedro Gil (que deverá estar de saída do clube).

Após 2 jogos onde o adversário deu boa réplica, o FCP alcança assim o pleno na final com 3-0 em jogos.

PARABENS FCP!

quinta-feira, abril 26, 2007

25 ABRIL 1974

O Fim do Regime da Ditadura "Velha Senhora" marcou uma alteração profunda no desporto em Portugal, finalmente pôde existir alternativa ao poder instituido de Lisboa, e aos seus 3 Clubes (Benfica, Clube do Regime, Sporting e Belenenses).
E Finalmente com a Liberdade, com a vontade de mudar, vontade de vencer, vontade de conquistar, e com a Força, Tenacidade e Capacidade de liderança de um Homem, Jorge Nuno Pinto da Costa que acompanhado com a Astúcia de José Maria Pedroto, O FCPORTO emergiu como clube e conquistou não só Portugal, como o Mundo com os seus feitos, as suas Glórias que irão perdurar, e que seguramente, enquanto houver Liberdade neste Pais, irá continuar a conquistar, podia destacar mais uma Dúzia de Generais (Treinadores), ou outra Dúzia de Capitães (Capitães), e uma centena de bravos Soldados (Jogadores), que conjugando esforços com os seus fieis adeptos fizeram a mudança necessária para Portugal e o Mundo passar a ter respeito pelo maior Clube de Portugal desde o 25 Abril de 1974, ou seja, desde que existe Liberdade em Portugal .
O FCPORTO, conquistou a nível interno nos ultimos 33 anos:
- 16 títulos, está quase a conquistar o 17 ;
- 10 Taças de Portugal;
- 15 Supertaças Nacionais;
E conquistou a nível internacional nos ultimos 33 anos:
- 2 Taças de Campeões Europeus;
- 1 Taça Uefa;
- 1 Supertaça Europeia;
- 2 Taças Intercontinentais;
- Finalista 1 Taça das Taças;
- Finalista 2 Supertaças Europeias.
VIVA a LIBERDADE!!!!!
VIVA o 25 ABRIL de 1974!!!!!
VIVA o FUTEBOL CLUBE do PORTO!!!!!

quarta-feira, abril 25, 2007

E vão duas...

FC Porto vence Benfica


O FC Porto venceu o Benfica por 3-2 e deu passo importante rumo à conquista do «hexa», no segundo jogo do «play-off» da final do campeonato nacional de hóquei em patins (à melhor de cinco jogos).

Só a vitória interessava aos «encarnados», depois da derrota de sábado no primeiro jogo (2-1, no desempate por grande penalidades), de forma a travar o FC Porto na caminhada rumo ao sexto título. Assim não aconteceu e os azuis-e-brancos tem tudo a favor para festejar mais um título no próximo sábado, em Fânzeres.Esta foi a quarta vez que as duas equipas se encontraram esta temporada. Após dois empates a um golo na fase regular, no último sábado registou-se também uma igualdade, com o vencedor a sair das grandes penalidades. Hoje, o Benfica claudicou e está agora mais longe do título, que não vence desde a época de 1997/98.


in a Bola Vermelha


Parece que, a nível interno, não há neste momento equipa capaz de bater o pé ao FCPorto que, desta forma, caminha a passos largos para o Hexacampeonato. Notável!

domingo, abril 22, 2007

E vai uma!


FC Porto entra a vencer sobre o Benfica

O FC Porto colocou-se hoje em vantagem na final do Nacional da I Divisão de hóquei em patins, ao derrotar o Benfica por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após empate a um golo no final do prolongamento.

ASF Reinaldo Ventura adiantou os actuais detentores do título no marcador, enquanto os encarnados chegaram ao empate a meio da segunda parte, por intermédio de Carlitos.O prolongamento nada resolveu, pelo que foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades, nas quais o FC Porto foi mais feliz. Reinaldo Ventura e Filipe Santos marcaram e colocaram em delírio os muitos adeptos que encheram o Pavilhão Municipal de Fânzeres, enquanto pelo Benfica apenas Carlitos conseguiu concretizar.O próximo encontro desta final, disputada à melhor de cinco, está agendado para a próxima quarta-feira, desta feita no pavilhão da Luz.
in A Bola Vermelha

sexta-feira, abril 20, 2007

Simuladores...

Depois do lodo, parece que os órgãos de justiça desportiva italiana estão determinados em limpar a face, isto a avaliar pela notícia abaixo. Infelizmente o mesmo não pode ser aplicado em Portugal pois, se nesta altura acontecesse, isso privaria o público português de assistir às proezas de um grande jogador como é o Simão Sabrosa até ao final do campeonato.

"Adriano não escapa aos dois jogos de suspensão

A Comissão disciplinar italiana, ao contrário de outros órgãos desportivos em Portugal, reagiu imediatamente ao recurso interposto pelo Inter para evitar a sanção a Adriano e manteve os dois jogos de castigo, por causa do brasileiro ter simulado uma grande penalidade diante a AS Roma.

AP O lance que originou a polémica aconteceu esta semana no jogo entre o Inter e AS Roma, para o campeonato, onde Adriano finge que o guarda-redes Doni o atingiu e simulou uma falta. O árbitro apontou grande penalidade e Materazzi não teve problemas em empatar o jogo.
"

in A Bola Vermelha

sábado, abril 14, 2007

De que padece Vieira?

Uma forma diferente de cumprir os 40 dias de castigo impostos pelo C.D. da Liga, dizem uns, uma pneumonia dizem outros, certo é que existe uma aura misteriosa em torno da maleita de Luís Filipe "Orelhas" Vieira.

Os rumores mais recentes, que têm em consideração o contexto da actividade profissional do enfermo, dão a entender que os médicos estão divididos no diagnóstico pois não sabem se se trata de um caso de gripe aviária ou de um caso de gripe espanhola.

A acompanhar com atenção.

sexta-feira, abril 13, 2007

Vencedor da Taça UEFA cai nos "quartos"

Dizia há dias um leitor assíduo (embora menos participativo de há uns tempos a esta parte) que, o treinador do Espanyol, era uma pessoa com uma visão de jogo invulgar. Depois daquilo que vi ontem não sei bem o que dizer mas é capaz de ter razão.

quinta-feira, abril 12, 2007

Sobre o árbitro sócio/accionista do Benfica

Nota 8,6 para Pedro Proença
Observador do Benfica-FC Porto não viu incidentes entre o público

O observador que avaliou o trabalho da equipa de arbitragem no Benfica-FC Porto de há duas semanas deu "muito bom" tanto ao árbitro (8,6) como aos assistentes (8,5) e enalteceu o amarelo mostrado aos três minutos a Bruno Alves por achar que condicionou positivamente o comportamento dos jogadores.

in O Jogo


Os jogadores ficaram de tal maneira condicionados que o Simão não levou o amarelo logo a seguir e o Petit não foi expulso por uma entrada em tudo idêntica à que levou à expulsão de Nuno Gomes no último Sporting x Benfica.

sábado, abril 07, 2007

FCPORTO-5 / V.Setubal-1

Vitória justa, sem contestação possivel, com mérito de J.Ferreira na táctica da equipa na 1ªparte, mas também com demerito na 2ªparte.
Há falta de médios defensivos, J.Ferreira não tinha outra opção senão fazer recuar Lucho para Trinco, Colocar Cech no apoio pela esquerda e mais directo atrás e com Jorginho pela direita a cair na ala para as movimentações interiores de Postiga (a fazer de Lisandro), estratégia bem pensada e melhor delineada durante o 1ºtempo, com os jogadores em movimentações constantes e quase sempre bem pensadas pelos jogadores, com destaque para Jorginho que estava bastante activo, ora no meio, ora na ala direita e sempre a criar desiquilibrios na defesa do Vitória, claro que marcar cedo ajuda muito, e isso tranquilizou os jogadores, destaco também o bom posicionamento de Lucho, sem inventar e com bom toque de bola sempre de primeira, também Cech esteve bem a compensar e a sair bem, claro que lhe falta algumas caracteristicas dos médios, e Quaresma servia muito bem os seus avançados (3 assistências é obra, quando ele quer e tem espaço, é dos melhores...), especialmente Adriano (pareciam entender-se muito bem), também Postiga não esteve mal e até estava mais activo que o habitual. A defesa parecia um pouco macia, mas estava a cumprir, sendo que Bosingwa é muito melhor lateral que médio, (foi o que mostrou na 2ªParte).
Na 2ªParte, J.Ferreira resolveu testar outras alternativas, a saida de Jorginho supreendeu-me, estava a ser dos melhores e não saiu por falta de condição fisica (julgo!!!), mesmo assim, não foi isso que prejudicou o FCPorto na 2ªparte, para que alterar a estrutura toda da equipa???, Bosingwa no meio campo!!!, adiantando Lucho que formava agora com Anderson o trio do meio-campo e que manifestamente não se entendeu, um não está habituado á posição, outro acusava cansaço, e o outro vinha de uma paragem longa, teria sido preferivel apenas altera Jorginho por Anderson, sem mexer nas outras posições, foram demasiadas mexidas e a equipa ressentiu-se disso.
Claro que quando entrou Lucas Mareque para o Lugar do Lucho, o FCP na práctica jogava agora com 2 defesas laterais no meio-campo, sendo que Cech (por habito do lugar até se safa minimamente), mas ai com a entrada de Lucas Mareque (que lhe podem por já a mala á porta do hotel, mas quem vai contratar estes jogadores!!!, o homem não acertou uma, em 30m. só fez asneira, quem ganha com estas comissões???, enfim, adiante,... mas se estavam com falta de laterais esquerdos, eu ganhava a comissão e punha lá o camarada David Caetano, que pelo menos honrava a camisola...e ainda fazia uns passes de morte!!!).
Se J.Ferreira passa a semana a dizer que a formação do FCP deve dar frutos, convoca Castro, e a ganhar por 4-0, tira Lucho e naõ o faz entrar, mais vale estar calado durante a semana e não convocar o Castro (eu nem conheço o valor do jogador), mas se tira um médio, deveria ter colocado o Castro a jogar, e talvez assim o FCP não tivesse passado a jogar com DEZ depois da entrada do Mareque, pois era uma avenida aquele lado esquerdo da defesa, e foi dai que sofremos o golo, pois o Cech tinha de ajudar o Lucas a fechar e faltou no meio...
Na ultima alteração, deu minutos ao Vieirinha, que está nitidamente a dizer que ainda não tem estaleca para este nivel, porquê?...Porque quando entra, parece que não tem nada a provar, ou seja, quanto a mim, não se esforça o suficiente nos jogos, e se for isso que mostra nos treinos compreende-se o porque de jogar pouco...
Destaque para Anderson, isola dois colegas para golo e marca um golo de uma qualidade técnica muito boa, claro que está sem ritmo para se lhe pedir o mundo, mas gostei do empenho que pos em alguns lances onde ajudou a defender, é preciso deixa-lo crescer.
Pepe, o azarado da noite, depois da gestão do J.Ferreira para com alguns jogadores (Jorginho, Lucho e Adriano), e no final do jogo perfeitamente ganho, na disputa de uma bola a meio campo, tem o azar de torcer o joelho o que lhe provocou uma (julgo) micro-ruptura que o vai obrigar a parar por 3/4 semanas, ora á falta de apenas 6 jornadas, talvez a epoca tenha acabado para Pepe, ele que vinha sendo o esteio da defesa do FCP, teremos que confiar no J.Ferreira que quando Anderson se lesionou consegiu criar um meio campo perfeitamente capaz para nos assegurar um bom meio-campo, agora também deverá ser capaz de encontrar uma solução para esta baixa, nem que para isso coloque o FCP mais ofensivo, pois está visto que se o FCP apostar no ataque como o fez neste jogo, tem muita qualidade ofensiva para marcar vários golos...
Vamos a ver quantos jogadores recuperam para as próximas batalhas, pois estamos dependentes de várias recuperações e vamos acreditar que os que estão aptos cumpram a sua obrigação de vencer por nós.
PPPOOORRTTTTTOOOOOOO!!!!

domingo, abril 01, 2007

Benfica-1 / FCPORTO-1

Resultado justo, num bom jogo de futebol.

1ªParte muito boa do FCP, num esquema de 4-4-2, Jesualdo supreendeu ao colocar Jorginho no vértice ofensivo, em vez do Lucho que colocou sobre a direita no apoio mais directo ao meio campo e ao Bosingwa, e enquanto teve gás, Lucho foi um dos que em conjunto com R.Meireles e Jorginho empurraram o FCP para a frente, pois as trocas de posição eram muito bem compensadas pelo P.Assunção, que esteve quase impecável nos movimentos defensivos, assim, e com Jorginho que também foi fundamental na boa 1ªParte do FCP, pois manietava os movimentos do Petit no meio campo e fazia bons movimentos de ruptura, e colocando Quaresma sobre o Flanco esquerdo, que colocava 1/2 jogadores a marca-lo, e com Adriano que lutou bravamente com os centrais e que perdeu um golo frente a Quim.

Este jogo ganhou-se (1ªparte) no meio campo em que os 4 jogadores ai colocados estavam fisicamente bem, e perdeu-se na 2ªparte, quando Raul Meireles teve de sair lesionado, pois Marek Cech não faz tão bem o lugar e o Lucho já estava fisicamente em quebra, como se viu nos ultimos 20/25m., mas no banco não havia Ibson nem outras soluções de confiança, e quando o Jorginho que vem de uma paragem longa dá o berro, e tem de sair, acredito que Jesualdo pode ter desejado um médio de outras caracteristicas, ou um Anderson a 100%, mas como não tinha colocou o Renteria, que foi fechar sobre a direita, para Leo não atacar, mas não trouxe nada de bom ao jogo do FCP, pois manifestou pouca disponibilidade para correr para trás (saudades de Lisandro), por 2/3 vezes falhou nas marcações ao Leo, e assim J.Ferreira perdeu um jogador (Jorginho) que fechava muito bem no meio, e sinceramente, qualquer opção do J.Ferreira pode ser criticada, mas as opções para o meio-campo de 4 elementos para este jogo e com alguns fisicamente não muito bem, não eram muitas, ...por isso, eu tinha pensado na colocação do Anderson a fechar o flanco direito, para partir em diagonal para a frente, mas isto se o Anderson estivesse apto, e isso, só o treinador é que pode julgar, mas em relação ao Renteria, sei que era um jogo grande, talvez grande demais para o jogador que não conhece este genero de clássicos, e devido a isso pareceu-me que estava ausente do jogo, e quando ao 94m., o Cech o isola, ele parece que não estava em campo, falta concentração, que nestes jogos é fundamental.

Para mim, FCP claro dominador na 1ªParte, onde subjugou o Benfica no seu campo, e enquanto houve forma fisica foram impecáveis no jogo e mereceram o 1-0.Na 2ªParte, com as quebra fisicas de alguns elementos (que é preciso ver com muita atenção) e o arriscar mais do Benfica, o FCP encolheu-se muito e não explorou o contra-ataque como devia e podia, e quando o Benfica empata (azar de Lucho), o jogo ficou partido e ai qualquer equipa podia ter ganho, Helton muito bem em 3/4 lances, e como já referi, Renteria não entrou no jogo e que pena não ter sido o Anderson a ficar isolado no ultimo minuto.

J.Ferreira -> Estruturou muito bem a equipa, e durante 45m. mandou no jogo tacticamente, sem grandes opções de banco, não podia ter feito muito mais... (Ibson, Lisandro, B.Morais Lesionados) / (Lucho e Postiga fora de forma!!!) / (Renteria, Alan, Vierinha sem progressão visivel)...(João Paulo tem a sua posição tapada por um grande jogador, P.Assunção).

Helton -> Excelentes defesas em momentos determinantes do jogo, sem hipotese no golo.
Bosingwa -> Muito bem a defender, melhor na 1ªparte em que tinha uma real ajuda.
Pepe -> Excelente, marcou o golo e estava a ser impecável no jogo aereo e nas bolas em profundidade nas costas, atenção que esteve 10 dias a treinar condicionado.
B.Alves -> Tive medo quando viu um amarelo (injusto, só corta a bola), mas soube controlar o seu impeto e no jogo aereo foi soberbo.
Fucile -> Algumas dificuldades em alguns momentos, mas não foi por ele...

P.Assunção -> Impecável, só é pena não ter força para sair a jogar com a bola nos pés para romper pelo meio campo adversário, (tipo Emerson).
R.Meireles -> Estava muito bem na 1ªparte, a preencher vários espaços no meio campo, mas na 2ªparte caiu muito e percebeu-se o porquê, estava lesionado... agora vai descansar um jogo devido ao 5ºamarelo.
Lucho -> Pois, mesmo descontando o azar que teve aos 80m., notou-se que mesmo estando 10 dias a recuperar para o jogo, a partis dos 60m., foi um dos que deu o berro, apesar de ter estado muito bem na 1ªparte.
Jorginho -> Para mim, jogou como falso nº10, a tapar o caminho do Petit, a criar rupturas pelo lado direito e também no apoio defensivo ao Lucho, pena não dar para mais de 60/70m.

Quaresma -> Esteve bem nas bolas paradas, circulou bem o jogo do extremo para o meio, mas não rematou á baliza com a convicção necessária de outros jogos, talvez J.Ferreira o tenha limitado tacticamente, mas dele espera-se sempre mais.
Adriano -> Foi um mouro de trabalho na luta aos centrais, sempre a pressionar e lutar pela bola, nem sempre bem e no mano a mano com Quim, esteve lento na decisão do remate ou da finta...

Marek Cech -> Muito faltoso, mas também não é um médio de raiz, talvez por isso chegasse sempre atrasado, e dai as faltas.
Renteria -> Entrou, correu 5m. atras do Leo e cansou-se!!!, e depois perdeu-se, desconcentrou-se tacticamente e pior, falha um golo incrivel aos 94m., ainda não está encaixado no FCP.
Anderson -> Vamos deixa-lo crescer, e esperar para ver...

Notas finais
-> Parece que o arbitro não esteve em campo, mas ele esteve e foi claramente tendencioso em alguns lances, mas como não interessa salientar, os vermelhos (jornalistas) passam por cima disso sem qualquer referencia, era ve-los sempre á procura de qualquer lance na area que pudesse provocar polemica...
-> A equipa do FCP, é certo que algumas lesões ao longo da epoca enfraquecem qualquer equipa, mas existem no plantel jogadores que não são para o nivel do FCP e que só ocupam lugar, é necessário rever a politica de aquisições e melhorar o plantel com jogadores á PORTO.
-> Afinal, as gráficas do jornais vão ter de mudar, pois as da vitória do benfica que toda a gente (jornalistas) queria não aconteceu, força PORTO, vamos rumo ao BI, vamos curar as mazelas deste jogo e ganhar no Dragão na proxima sexta.

PPPOOOOORRTTTOOOOO!!!!!