sábado, março 17, 2007

FCP-0 / Sporting-1

"O Porto hoje não esteve há altura do jogo" Sic Jesualdo Ferreira

Um FCP apatico, sem ideias e lento nas transições foi o que jogou hoje no Dragão. Com os melhores (normalmente) jogadores do FCP em baixo de forma, como Lucho, há muito em baixo e forma e um Quaresma que jogou sozinho (porque quis), e assim ninguem ganha.

De notar que a ausencia por lesão de Lisandro manietou os movimentos ofensivos do FCP, com as normais diagonais que costuma fazer e pelo muito que dá á equipa em tarefas defensivas, libertando outros jogadores e principalmente correndo os 90m. que poucos jogadores o fazem.

Mas também Jesualdo esteve mal em vários aspectos:
1º Estranhei a ausencia dos convocados de Bosingwa, julguei que estava lesionado, mas J.Ferreira disse que tinha sido por opção técnica...Isto porquê como tacticamente a equipa do Sporting colocava 2/3 jogadores no lado do Fucile o extremo não ajudava e o Lucho nem sequer corria para trás!!! Assim Fucile lutou enquanto pode, mas só com a ajuda de P.Assunção e Pepe criavam-se desiquilibrios na defesa e sempre pelo lado direito, tinha sido boa ideia J.Ferreira logo aos 20m. ter trocado Raul Meireles pelo Lucho no meio-campo e equilibrando o sector.

2º Depois ao colocar Alan como titular numa substituição directa, Alan foi esforçado, mas com as constantes trocas de flanco com Quaresma pareceu-me que o FCP não beneficiou nada com isso, normalmente Quaresma joga quase sempre pelo lado esquerdo e fixo, neste jogo pareceu algo perdido em campo, a efectuar várias posições, mas também pareceu pouco concentrado no jogo.

3º Logo J.ferreira apostou no normal 4-3-3, mas com um meio campo algo descompensado no lado direito, com Lucho em baixo de forma, e a não aparecer na frente nem a ajudar o defesa do seu lado.
E a falta do numero 10 (Anderson) também se sente nesta equipa para estes jogos em que o adversário tem bons executantes e o FCP não tem ninguem.

Mas o que me perturbou foram as substituições e a entrada do Postiga que não trouxe nada de novo, e ainda fez a falta que deu golo!!!, teria sido melhor equilibrar o meio-campo, e colocar 4 jogadores, fazendo entrar Jorginho para apoiar Fucile e colocando Lucho mais adiantado no meio, visto que não tinha mais outras opçoes para o meio-campo.

E a não compreensão por parte do J.Ferreira que não ha jogadores intocáveis na equipa, quando Lucho se lesiona e está 1m. a tentar recuperar na linha lateral, J.Ferreira manteve o jogador em campo, mesmo estando mal desde o inicio e já debilitado, sem Ibson, era de meter o Jorginho e coloca-lo logo nesse momento, foi só quando estava a perder é que substitui o Lucho, nesse momento pareceu não querer melindrar o Lucho, mas ele é o treinador e deve ter mais pulso, como devia ter exigido ao Quaresma que estivesse metido no jogo, visto que sem 3/4 vezes recebia a bola em boas condiçoes dos laterais e efectuava um mau passe para esses mesmos laterais, o que perturbava logo a equipa toda.

Depois quando aos 77m. tira o Adriano para colocar o Bruno Morais que foi para a posição 10 a jogar nas costas do falso avançado Postiga, que aparecia em todo o lado menos na area, confesso, não entendi, Adriano podia não estar a efectuar um grande jogo, mas é o unico avançado de raiz e vinha de 4 jogos seguidos a marcar no Campeonato, nesse momento a equipa do FCP acabou e entregou o jogo ao Sporting, passando assim 15 m. agonizantes, sem Rei nem Roque, sem ninguem, nem o treinador a fazer nada do banco para mudar o resultado, e neste aspecto, venho a dize-lo ha muito tempo, o FCP tem um problema sério e muito grave, não consegue voltar ao ritmo que tinha antes do natal e já passaram 2 meses e meio, e aparenta fazer sofrer os sócios até ao final da época, com jogos muito pouco conseguidos com vitórias fruto de meio tempo de qualidade e mais meio de gestão de esforço, para quem só joga de domingo a domingo, parece-me que há muitos jogadores a lutarem pouco, com pouca garra e sem "vontade" de vencer!!!, ou seja, sem espirito de Dragão...

Agora, depois da eliminação da Taça de Portugal em casa, perfeitamente anormal, e logo em casa, com a eliminação da liga dos campeões, normal tendo em vista o adversário, continuamos em primeiro, mas com 15 dias parados até ao proximo jogo (na luz), o FCP deve-se concentrar e levantar a cabeça e melhorar tacticamente, porque fisicamente não acredito que Lucho recupere a forma que tinha antes das férias, sem Lisandro por ruptura muscular, sem Ibson e sem um 10, talvez fosse boa ideia melhorar com estes tacticamente e apostar numa tactica diferente.

Neste jogo salvaram-se 2/3 jogadores, Helton (apesar de muito fraco com os pés a sair a jogar), os centrais não comprometeram, P.Assunção foi tapando o lado direito e R.Meireles o lado esquerdo e pouco mais, Adriano esforçado, mas sem bola,... os outros quase que não estiveram lá e do banco também não veio nada de novo e a faltar 8 jornadas para o fim e com o avanço em janeiro de 7/8 pontos perdido infantilmente, prevejo um final de época muito dificil, porque, digo e bato nesta tecla, sem competição alta não é possivel manter um ritmo alto nos jogos, sem treinos com intensidade alta não se consegue ter mentalidade para ganhar nos jogos e neste jogo faltou essa agressividade de querer ganhar todas as bolas, seja na defesa, seja no ataque, apesar de ter sido o meio-campo que esteve mal, pois J.Ferreira devia ter trabalhado mais os jogadores mentalmente e tacticamente...

Vamos a ver, este jogo correu mal, perdemos, mas a impressão deixada é que o FCP não esteve há altura do jogo e das exigências que este jogo tinha,.. pode ser que me engane, pode ser que os jogadores do FCP e o seu treinador me desmintam, mas vamos sofrer muito até ao final da época, e era tão escusado, bastava ter planeado melhor a 2ªvolta da epoca...

PPPOOORRTTTTOOOOOOO!!!!

4 comentários:

David Caetano disse...

Foi realmente deprimente ver a apatia dos jogadores do Porto. Por outro lado ha que dar os parabéns ao Sporting pela entrega que tiveram. Tivesse este espirito estado presente no FCP e tinhamos ganho o jogo por 2 ou 3.

Anónimo disse...

Desculpem lá o off-topic, mas não podia deixar passar esta do Rascord:

A capa de hoje:

http://www.record.pt/capa.asp?id=738950

Capas de outros anos:

http://rascordonline.planetaclix.pt/diferencas_eternidade2.html

Visconde disse...

tranquilidade rapazes...tivesse o Helton em noite sim e tinham levado 3 ou 4...eh, eh.
Agora dêem uma coça aos lampesgos k já andam a piar muito alto.

ILCO disse...

concordo com a análise do jogo e também já estive mais confiante