quarta-feira, março 07, 2007

Chelsea-2 / FCPORTO-1

Quase que tocamos o céu. Se aos 91m. Paulo Ferreira não corta o lance de cabeça e a bola passa para o Adriano que estava isolado, Quase... enfim, fora da Liga dos Campeões, o esperado (mesmo pelos portistas, apesar da confiança), e o desejado (pelos outros portugueses que são de segunda...!!!).
Num jogo dificil, frente a um grande adversário (apesar de em minha opinião achar que o José Mourinho tem de por este Chelsea a jogar melhor, com tanto bom jogador, só jogam aquilo???, não adianta ganharem os lances divididos, pois os jogadores são de grande poderio fisico, mas tecnicamente... e não admira que o Abramovich não fique satisfeito só com os resultados...!!! Eu também não ficaria.)

Tenho que reconhecer, Jesualdo Ferreira supreendeu, com Fucile encarregue do extremo-esquerdo Robben, e com o trio Pepe, Bruno Alves e R.Costa a taparem o caminho aos 2 avançados Shevchenko e Drogba. Claro que duvidei do R.Costa, não pelas capacidades, mas pela falta de rotina e confiança noutros jogos.
Com um meio-campo de 4 elementos, P.Assunção, outra vez enorme como trinco, R.Meireles e M.Cech a taparem bem as faixas e a fecharem no meio quando era preciso, e com Lucho a aparecer nas costas de 2 homens mais avançados (Quaresma e Lisandro), mas que percorriam toda a linha da frente, em permutas constantes e com uma troca de bola bastante boa, o FCP "dominou", mas principalmente controlou o jogo nos primeiros 30m., depois o Chelsea apertou mais e foram uns 10m. finais de algum sofrimento.
Mas gostei desta abordagem ao jogo por parte do J.Ferreira, não sendo defensivo em demasia, tentou controlar o jogo e o percurso do jogo deu-lhe razão... até porque no fim do 1ºtempo a estratégia tinha resultado e o FCP tinha a eliminatória a seu favor.

No 2ºtempo, continuando a jogar de igual para igual, surge o golo do empate logo aos 46m. num lance atipico onde Helton tem todas as responsabilidades neste lance, (ele que contra o Braga tinha sido fundamental) não pode sofrer um golo desta forma, nunca, em momento algum se pode sofrer um golo desta forma, quanto mais num momento decisivo e num jogo fulcral para o FCP, foi o momento da viragem da eliminatória e do azar para o FCP, depois o FCP durante 15m. sofreu a bom sofrer, equipa muito atras e a perder muitas bolas, sem ataque.
Depois J.Ferreira mexeu na equipa e com a entrada de Adriano, que se compreendia, pois vinha alterar o esquema para 3 avançados, mas com a manutenção do Lucho e a entrada do Ibson, faltava quem tivesse força no meio-campo (agora de 3 elementos)para lutar pela bola e ai o FCP perdeu o jogo, pois ao tirar o Raul Meireles em vez do Lucho que já estava em perda fisica nitida, mas nestas situaçoes eu tinha mantido mais algum tempo o R.Meireles em campo, é mais lutador, quantas bolas o Ibson e o Lucho perderam na 2ªparte a tentar sair para o ataque, mas de salientar que o Adriano e os extremos estavam bem marcados e não conseguiam ter bola...
Foi nitidamente ai que o FCP perdeu o jogo, pois permitia ao Chelsea que sem jogar bem pressionasse alto e criasse desiquilibrios, como foi no lance do 2ºgolo, pois apareceram 3 avançados num lance aereo para os 2 centrais, (neste lance o R.Costa não fechou no meio!!!) e o P.Assunção não foi atras do Ballack!!! e o Helton não fez a defesa do jogo que normalmente faz em todos os jogos.
Depois a 3ªalteração, num jogo destes, sair um lutador como o Lisandro e entrar um jogador como o Bruno Morais que é bom jogador, mas não para este tipo de jogos onde a intensidade é muito alta, devia ter tirado o Lucho e entrava o H.Postiga para colocar as bolas nas costas dos centrais do Chelsea para criar possiveis desiquilibrios, assim, tentar levar a bola pelo chão em jogo jogado era quase impossivel.
Ai fiquei exasperado com alguns jogadores que se perdiam em rodriguinhos e fintinhas, quando se viu que nestes jogos só se pode jogar em alta intensidade e com garra e energia, mas alguns destes jogadores do FCP não percebem o que é jogar a este nivel, é preciso outra mentalidade da parte de alguns jogadores para encarar estes jogos, com confiança e persistencia até ao golo do possivel empate a dois, que podia ter acontecido, porque notava-se que o Chelsea mesmo estando por cima não estava á vontade, (até o Mourinho o admitiu no final), mas o FCP só por uma vez em 10m., depois de sair o Lisandro chegou lá acima, pouco, muito pouco.
Talvez por cansaço fisico de alguns jogadores (Lucho...), e por inexperiencia de outros (Quaresma...), o que provou que Jesualdo estava certo em armar a equipa em 4-4-2 de forma diferente, pois no periodo em que jogou em 4-3-3, nao foi forte o suficiente para discutir o resultado e por isso a derrota.

Depois do 1ºtempo controlador e audaz, surge uma 2ªparte em 4-3-3 sem capacidade de discutir o jogo, outros jogos e outras "lutas" virão e agora há que centralizar as forças no campeonato e tentar vencer a unica prova que temos este ano (10 jogos até ao final da epoca), pouco, muito pouco, e tanto que eles ganham...

PPOORRTTTTTTTOOOOOOOO!!!!!!

1 comentário:

gbnAdmin disse...

Viva grande amigo, gostava de comentar o teu texto pois é uma excelente analise ao jogo. Realmente foi mais ou menos isso que se passou, mostramos que estamos à altura, mas não o suficiente, faltou ali qualquer coisa! Qualquer coisa que o Mourinho teria conseguido fazer se fosse ele o treinador, nunca ele teria perdido aquela eliminatória. Ele mostrou que o consegue, mostrou que a sua equipa mesmo em desvantagem nao perde a cabeça, e ganha os jogos...
Gostei também do discurso de quaresma "à mourinho" lol que na imprensa dissse, "vamos ver se ele realmente é bom!" e o que é certo é que lhe marcou mesmo um golo!... sabem de quem estou a falar...