segunda-feira, outubro 02, 2006

Sp.Braga-2 / FCPORTO-1

Faltou ATITUDE, principalmente ATITUDE.
E falta obviamente um CAPITÃO nesta equipa, não adianta correr só depois de se estar a perder, é preciso alguém dar um berro na pasmaceira que é aquela equipa.
Assim é muito dificil, e vendo este jogo na sequência óbvia do jogo contra o Arsenal, percebe-se que a equipa já tem os movimentos de 4-3-3 adquiridos, mas não faz PRESSÃO nenhuma sobre a bola ou sobre o portador da bola, os extremos não marcam o seu lateral quando o mesmo sobe, aconteceu várias vezes com Quaresma, que parece que está ausente da equipa e só com a bola nos pés tenta fazer algo, (alguma coisa está mal).
Podia individualizar esta derrota por sectores, mas o que salta mais á vista é a capacidade de sofrer que esta equipa ainda não tem, de correr atrás da bola como se fosse o bem mais precioso á face da terra, porque bem visto o jogo, só com 2-1 contra é que o FCP correu mais, ou seja, andaram 60m. a ver como paravam as modas, sem pressão, sem VOZ DE COMANDO, com um Jesualdo que do banco não se levantava para mandar um berro, ou uma ordem que se visse.
De que adianta comentar os esquemas tacticos do FCP, 4-4-2 (até ao 0-1), depois 4-3-3 (até ao 1-2) e por fim 3-3-4 se os jogadores não merecem, (pela sua falta de atitude, de empenho, de raça, de querer, de vontade) um raciocinio coerente e lógico sobre o jogo.
Esta DERROTA não se explica só porque o Braga é uma boa equipa, nem por dois ou tres lances de golo falhados pelo FCP, ATITUDE!!!!!!!!!
Para o Futuro:
É preciso urgentemente treinar a PRESSÃO no campo, com os defesas a estarem mais juntos dos médios, mais subidos em campo, de forma a ter os blocos mais compactos.
É preciso algumas PRIMA DONAS correrem, lutarem, se querem ser mesmo grandes.
É preciso um Jesualdo mais interventivo, mais dinamico, mais qualquer coisa para os jogadores perceberem que se quer mesmo ganhar, não por palavras, mas por actos, por VONTADE e DETERMINAÇÃO.
15 dias com quase todos os jogadores para preparar um periodo muito complicado que ai vem.
Pessoalmente estou muito desapontado com este FCP, não pelos resultados, mas pela forma como ABORDA os jogos, de uma forma SUPERIOR, e na prática não o é, está visto.
Muito, mas mesmo muito a melhorar...

3 comentários:

Gil Lopes disse...

E para complementar o meu desapontamento, este mês que passou só deviam receber metade do ordenado, para aprenderem, que para a proxima têm de correr e de se esforçar a sério.

Gil Lopes disse...

Que Saudades do Nº2, o Capitão João Pinto ou o Capitão Jorge Costa.
Que falta faz um Capitão em campo!!!

Visconde disse...

Eu não vi o jogo na totalidade, mas pareceu-me que faltou alguma frescura fisica, o que seria uma vantagem em termos iniciais, mas talvez tenhas razão e isso seja mesmo falta de atitude. Na minha opinião Jesualdo abordou mal o jogo, á semelhança do que aconteceu em Londres, penso que a presença de P. Assunção e R. Meireles em comum não se justifica, devendo jogar com apenas um deles e soltando mais Anderson, com Lisandro no apoio a Postiga. As constantes alterações no sistema de jogo tb não são benéficas para quem ainda tenta aperfeiçoar um modelo de jogo.