sábado, outubro 28, 2006

FCPORTO-3 / Benfica-2








Lisandro (11m), Quaresma (20m), Bruno Moraes (90m)
Vitória sofrida, demasiado sofrida no Dragão, mas de inteira justiça, gostava era de perceber o porque do recuo das linhas e das falhas de posicionamento.
Nos primeiros 30m., só existiu uma equipa em campo, 11 jogadores em total sintonia com o público na ansia de uma vitória, a equipa inicial de J.Ferreira esteve muito forte e determinada chegando com alguma"facilidade" ao 2-0, tal era o vendaval ofensivo do FCP, com Lucho, Anderson e Quaresma a soltarem-se das marcações e a causarem o panico na area adversária, com Postiga e Lisandro muito batalhadores na frente, a segurarem bem a bola para permitir o avanço das linhas recuadas, principalmente a subida dos laterais (Fucile) que criavam desiquilibrios no meio campo adversário.
Mas com a lesão de Anderson, (é certo que o grego também cortou a bola, mas é falta e para amarelo), e com a entrada de Raul Meireles o FCP ficou com pouca pressão alta no meio-campo, pois Lucho não é Anderson, não embala a equipa para a frente com a facilidade que Anderson o faz, e assim o FCP encolheu-se em campo, para mim a opção lógica seria a entrada de Jorginho para a posição de nº10, tal como tinha feito em Alvalade na semana passada na 2ªParte, pois continuaria a pressionar alto e principalmente continuaria a ter mais posse de bola, e aqui está o ponto da questão, ter QUALIDADE de posse de bola, que é algo que este FCP ainda não conseguiu fazer (desde que Mourinho deixou o FCP, juntamente com os jogadores que sairam e hoje são considerados dos melhores do mundo).
Assim, no final da 1ªParte e inicio da 2ªparte o jogo ficou repartido e sem dono, mas (mérito lhe seja dado), Fernando Santos leu melhor o jogo e com a entrada de um médio (Nuno Assis) por um extremo (P.Jorge) e com alguma imaturidade dos jogadores do FCP, que não conseguiam arranjar soluções para terem a bola durante um maior periodo de tempo e com alguma objectividade, o FCP sofre o 1ºgolo (de canto!!!) e parte para um periodo de desnorte, que nem o banco resolveu.
Nesta fase estou convencido, que um Time-Out para J.Ferreira colocar nervo e os jogadores em SuSitio serviria para o resto da partida, mas sem isso viu-se um FCP sem estabilidade no terreno de jogo, prova disso é o lance do 2ºgolo, em que o FCP está em processo ofensivo com 6 jogadores, Cech perde a bola e é pelo lado dele que Nelson cruza para o empate, onde estavam as compenssações, dobras,...(nada)...
E a 10m. do fim, J.Ferreira fez o que qualquer treinador faria naquela situação, retirar um médio-defensivo (P.Assunção) por um avançado (Bruno Morais), que finalizou da melhor forma a única!!! hipotese que o FCP criou nos 10m. finais.
Se houve SORTE, sim, mas também mérito como o FCP chega aos 2-0, sem permitir nada ao benfica em 30m. E também vontade, crença por parte dos jogadores, que foram com tudo para cima do benfica na unica hipotese que existia, muito bem os jogadores nesse momento fulcral do jogo. Mas os outros periodos (de equilibrio) e (de desnorte), sem retirar luta, sofrimento e vontade, é preciso ter mais MATURIDADE no equilibrio do jogo, e não passar do MUITO BOM ao muito fraco no mesmo jogo, ainda precisa crescer muito esta equipa, mas valeu pela VITÓRIA e pelo jogo emocionante.
Helton - Soberbo em dois lances na 1ªParte, sempre muito calmo e sem culpas nos golos.
Fucile - Excelente a sua capacidade ofensiva, mas ainda fraco a defender, precisa evoluir nesse aspecto, (baixo para marcar um jogador muito forte no jogo aereo, mas havia poucas opções, e ele abordou mal o lance), compensou ao efectuar um lançamento lateral que mais parece um canto e que deu o 3-2.
Pepe - Muito bem nas antecipações e forte nas marcações, por pouco não cortava o lance do empate, (apenas um reparo aos 2 centrais, precisam definir melhor quem sai a um possivel remate de longe e quem fica a marcar o avançado).
Bruno Alves - Confesso que não sou especial admirador do jogador, mas nota-se evolução e confiança na forma como encara o jogo e os adversários, sendo que em lances aereos esteve irrepreensivel.
MareK Cech - parece-me que ainda não atingiu a bitola a que esteve no ano passado, não gostei que no lance do empate não tivesse soltado a bola como devia, vindo depois a perde-la e sem ninguem a compensar o lado esquerdo, deu origem ao 2-2.
P.Assunção - esteve bem na melhor fase do FCP, mas que esteve muito encostado aos centrais e perdido no meio-campo na pior fase, ainda não faz o que um "trinco" deve fazer em campo, pois ao se encostar muito aos centrais, obriga a que os seus colegas de sector também recuem muito.
Lucho - Bem como 2ºrecuperador e 2ºorganizador de jogo ao lado de Anderson, mas não é o jogador ideal para transportar a equipa para a frente quando esta precisa, mas um jogador deste nivel deve saber contemporizar melhor os periodos e tempos de jogo, deve ser ele o patrão em campo.
Anderson - 30m. muito bons, activo, dinamico, sempre a correr para a frente, infelizmente a lesão tirou-o do jogo o que contribuiu e muito para o nivel de jogo ofensivo do FCP ter baixado muito.
Raul Meireles - Entra muito bem em jogo, a aparecer no espaço do Anderson, a criar desiquilibrios, mas após o intervalo, retraiu-se muito, sem assumir o jogo, sem pressionar alto, e sem fazer a diferença num sector que o FCP tem de dominar melhor.
Ricardo Quaresma - Excelente no golo, palavras para que!!!, muito bem nos lances 1x1, quase sempre a sair bem ou a criar lances de perigo, mas ás vezes esquecia-se de apoiar Fucile na marcação a Leo, e este subia á vontade.
Tarik - J.Ferreira percebeu que precisava de alguém para cortar as investidas de Leo no lado direito e percebe-se a sua entrada em campo, mas no pior periodo do FCP não foi a solução.
Lisandro - Batalhador QB, dinamico, interventivo e um golo cheio de oportunidade, tentou fechar o flanco para o qual descaia, mas ás vezes o lateral já tinha fugido, mas gostei desta atitude.
Helder Postiga - Parece outro, a sério, parece outro, só uma palavra, EXCELENTE na atitude e na garra que põe em cada lance, na disponibilidade fisica que empresta ao jogo, na raça e vontade, não marcou, também não teve chances para isso (o 1ºgolo, metade é dele), mas as movimentações, o confronto fisico com os centrais, o querer ganhar, para mim, foi o jogador que melhor PERSONIFICOU em campo o espirito do que é ser portista, (e quando ele caiu de produção +- 75m., notou-se na equipa um decrescimo ainda maior de pressão, treinar para 90m. sempre em alta, é o que deve fazer, de resto, muito bem).
Bruno Morais - para mim, é um excelente jogador e se tiver sorte com as lesões, vai ser um caso sério ao serviço do FCP, excelente goloque ditou a vitória do FCP.
De J.Ferreira, apenas o senão de com a saida de Anderson e a entrada de Raul Meireles (para mim, Jorginho teria sido a escolha certa) ter auto-condicionado o FCP a encolher-se num jogo em que se jogasse sempre para a frente daria concerteza outro resultado e menos sofrimento aos que lotaram o Dragão e não só!!!
PPOOOOOOOOOORRTTOOOOOOOOOO!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vitoria sofrida ( a final ficamos sem o Anderson por bastante tempo...) mais vitoria merecida..
e marcar assim no final do jogo, ainda sabe melhor!!