quarta-feira, setembro 13, 2006

FCPORTO-0 / CSKA-0

Quem marca um golo!!! Só um...
Não foi o melhor dos jogos, espero ver o FCP jogar melhor do que jogou hoje, senão existem poucas hipoteses de passar...
Mas estou desapontado principalmente em relação aos avançados, assim não dá, remates de cabeça ao lado, por cima...quem remata em condições para marcar??? Foram inumeras as ocasiões de golo, é preciso treinar mais...
Sendo que o FCP da 1ªparte foi superior ao da 2ªparte, apesar de Tarik na 1ª ter estado em off, com um 4-3-3 definido, e com os jogadores nas suas posições e com Anderson a encher o campo.
Mas na 2ª houve alguns jogadores que se ressentiram fisicamente, e é verdade que o CSKA veio com a ideia de só quase defender, apesar de alguns calafrios, J.Ferreira ao colocar o Postiga retirou um ala, mas não conseguiu ganhar linha de fogo na frente da baliza, pois Adriano desapareceu de jogo e o Quaresma estava desinspirado, é preciso definir melhor as posições dos jogadores para este esquema algo confuso com 2 avançados e um extremo a tentarem entrar muito pelo centro do terreno.
A ver vamos nos proximos jogos como se porta o FCP, mas temos de melhorar, principalmente na frente de ataque, pois foi ai que se empatou hoje o jogo.
Jogadores:
Helton - Bem no pouco trabalho que teve.
Bosingwa - Alguns cruzamentos sem nexo e a não arriscar o suficiente nas subidas á area pela linha lateral.
Pepe - Certinho a defender.
B.Alves - Bem a defender, mas falha na colocação da bola (tanto em longa distância, como ao perto).
Ezequias - Perante a ausencia de M.Cech, esteve bem a defender e razoavel a atacar, mas acusou a estreia e parecia algo desenquadrado nalguns lances.
P.Assunção - Fechou quase sempre bem a sua zona de acção, mas ao não sair dela, não conseguia em momento algum causar desiquilibrios ofensivos, precisa melhorar no remate de meia distância, mas como não é o seu forte...
Lucho - Forte, com garra, preencheu muito bem os espaços, mas precisa definir melhor os lances junto á area contrária de modo a criar desiquilibrios ofensivos, aos 80m. teve a vitória nos pés, mas já ia em queda e rematou fraco, pena...
Anderson - Excelente 1ªparte, a furar por todo o lado, a recuperar muitas bolas a meio campo, mas precisa definir o momento de fazer a diferença nas proximidades da área contrária, para ai fazer realmente a diferença, (Aos 60m. eu teria aproveitado para colocar o Jorginho no meio-campo e colocar o Anderson no 1*1 na ala esquerda, onde teria desiquilibrado mais, é preciso aproveitar a técnica do miudo mais á frente).
Quaresma - Desinspirado, o Harry Potter hoje não apareceu, tirando 2 pormenores na 1ªparte, esteve apagado e os seus lances não sairam.
Tarik - Jogou??? 45m. , mas não produziu nada.
Adriano - Em 4-3-3, os colegas criaram-lhe 3 ocasiões de golo e remate acessivel, falhou em todos, assim é dificil, e ele como ponta-lança tem de marcar, senão não rende, na 2ªparte, com Postiga ao lado na frente, desapareceu de jogo, abulico,... terá ficado chateado??? Só se for por falhar tanto, necessita de treinar mais o remate.
Postiga - 15m. bons no inicio da 2ªparte, dinamico, mas depois tbm se eclipsou, precisa trabalhar mais as movimentações com os colegas.
Alan - Julgo que entrou para ala, mas caia quase sempre no meio, afunilando assim o jogo em demasia, pouco, mt pouco.
Lisandro - Tentar, tentou, mas parece-me fora de forma e algo desmotivado ou desenquadrado da equipa, é preciso trabalhar mais.
Resumindo, julgo que o sistema 4-3-3 não é mau, mas é preciso trabalhar muito mais as dinamicas do jogo em termos ofensivos, está tudo muito perro, sem dinamica, é preciso criar jogadas em laboratório e esquematiza-las de modo a suprender o adversário com movimentos de ruptura, aqui julgo que ainda há muito trabalho para fazer.
Toca a trabalhar, que o próximo é para ganhar.

3 comentários:

David Caetano disse...

Como sempre uma excelente análise do nosso olheiro Wolverine.

Queria só chamar a atenção para alguns aspectos que me parecem importantes:

1º - O FCP está a adaptar-se a um novo modelo de jogo e, consequentemente, os mecanismos ainda não estão enraízados e os jogadores procuram ainda interpretar da melhor forma aquilo que lhes é pedido. Ainda por cima não é uma novidade que vem da pré-época mas é um sistema com 2 semanas de trabalho e 1 jogo apenas (agora 2) realizado.

2º - A equipa ainda não alcançou um nível competitivo razoável pois, em termos de competição oficial tem apenas 4 jogos (inclusive o de hoje).

3º - O CSKA é uma equipa com excelentes executantes e com mecanismos profundamente assimilados, fruto de um grupo de trabalho que é basicamente o mesmo desde ha 4 anos para cá. O único que não ganhou a UEFA em Alvalade é, creio eu, o Dudu.

4º - O CSKA leva já 19 jogos só no seu campeonato (ultrapassaram já metade da época), não contando com a taça. Estão neste momento no auge da sua forma e lideram o campeonato russo.

Penso por isso que não devemos lamentar o resultado de hoje. Era em casa, é certo, mas contra uma equipa que neste momento está um patamar acima do FCP. No próximo encontro (que não será na Russia devido ao rigor do Inverno e consequente alteração do local por parte da UEFA), o resultado já será diferente.

No próximo jogo, em Londres, outro resultado como este satisfaz-me plenamente. Contudo, creio que o FCP já terá na altura capacidade para ganhar o jogo.

Visconde disse...

Penso que o Porto fez uma boa 1ª parte, mas na minha opinião a falta de pendor mais atacante deve-se à utilização de P. Assunção, é certo que dá profundidade defensiva, mas retira poder de fogo e ataque à equipa, ao contrário do R. Meireles. Apesar de tudo não foi mtº ruim. Boa sorte pra restante campanha.

Visconde disse...

Penso que o Porto fez uma boa 1ª parte, mas na minha opinião a falta de pendor mais atacante deve-se à utilização de P. Assunção, é certo que dá profundidade defensiva, mas retira poder de fogo e ataque à equipa, ao contrário do R. Meireles. Apesar de tudo não foi mtº ruim. Boa sorte pra restante campanha.