Foi um FCPORTO confiante e principalmente seguro que iniciou a 1ªparte do jogo inaugural da Superliga.
Com 2 supresas no onze inicial, as entradas de Lucho e Tarik, mas com o modelo habitual (até ver) de 3-4-3.
Com muita troca de bola a meio-campo, o FCP tentava explorar os flancos, mas só no lance do 1ºgolo é que um dos extremos (Tarik) conseguiu ir á linha efectuar um passe para a entrada mortifera de Adriano (que de cabeça e de forma espectacular marcou o 1º na Superliga), que até ai estava algo discreto na partida (a bola não entrava na área).
O FCP podia ter embalado para uma exibição melhor, mas os jogadores do meio-campo tentavam entrar muito pelo centro do terreno, como é obvio era muito dificil, era necessário explorar mais as faixas para centros dos extremos e entradas na área dos médios ofensivos (Anderson e Lucho), mas tal não estava a acontecer.
De quando em vez o Leiria tentava atacar, mas sem grande profundidade, e foi já quando se esperava o apito final do árbitro que Quaresma tirou o seu 1º coelho da cartola, entrando detrás e tabelando com Anderson, entrou na área e em queda rematou certeiro para o 2ºgolo do FCP.
De salientar que aos 14m. ficou por assinalar uma grande penalidade sobre Adriano (dificil de assinalar, é certo), mas que foi, foi.
Com 2-0 ao intervalo, "Domingos" mexeu muito bem na sua equipe e passou a pressionar mais alto e mais forte, pois era o que tinha que fazer.
Já o FCP podia optar por continuar a jogar como o tinha feito na 1ªparte ou fazer recuar as linhas e ver o que o jogo dava, optou pela 2ªopção, mal, a meu ver.Já que com o avanço do União, o FCP passou a ter menos bola e a sofrer no jogo, e nem as alterações do Prof. Jesualdo vieram modificar o jogo, pois o Leiria marcou logo a seguir num excelente pormenor do seu avançado a bater Pepe no um-para-um.
Depois o FCP voltou a adiantar as linhas e a pressionar mais alto e a equilibrar novamente o jogo. E com a alteração de Lucho (sem pernas para tanto tempo) por Lisandro (Ibson tbm era uma boa opção), o FCP comandou e controlou o jogo (em terreno adversário) até ao fim, mesmo sem ter causado muitos lances de perigo, apenas remate de Lisandro ao ferro.
Em conclusão: Uma vitória suada, mas justa. Mas neste FCP ainda falta trabalhar muito a ansiedade, e a evolução natural dos jogadores para um esquema mais de 4-1-4-1 (preferido de Jesualdo) ou 4-3-3, ou seja evoluir a cultura tactica individual e colectiva de forma a não enfrentar alguns problemas criados pela própria ekipa na falha de passes e na não definição da melhor solução de forma a criar perigo real para a baliza adversária.
Os jogadores em geral estiveram bem, sem ninguem deslumbrar, mas tbm sem comprometer, acho k foi um inicio com uma Vitória que pode ser a base de uma equipa colectiva e mentalmente mais forte no futuro.
Em relação ao Leiria, gostei de ver a forma como Domingos (este é da casa) mexeu na ekipa e esta cresceu no jogo.
Notas extras: - 3 equipes suspensas e dois jogos adiados na 1ª jornada, é de lamentar, para uma Liga que se diz "profissional" (nem nos "Amadores" isto acontece), triste, mto triste.
-Sevilha-3-Barça-0, Supertaça Europeia, Grande lição tactica deu um Sevilha de bons jogadores a uma equipa com mtos crakes, mas ainda a pensar no prémios que receberam ontem, pois, assim não se ganham jogos...