sábado, agosto 26, 2006

FCP-2 / U.Leiria-1 (Vitória suada, mas justa)


Foi um FCPORTO confiante e principalmente seguro que iniciou a 1ªparte do jogo inaugural da Superliga.
Com 2 supresas no onze inicial, as entradas de Lucho e Tarik, mas com o modelo habitual (até ver) de 3-4-3.


Com muita troca de bola a meio-campo, o FCP tentava explorar os flancos, mas só no lance do 1ºgolo é que um dos extremos (Tarik) conseguiu ir á linha efectuar um passe para a entrada mortifera de Adriano (que de cabeça e de forma espectacular marcou o 1º na Superliga), que até ai estava algo discreto na partida (a bola não entrava na área).


O FCP podia ter embalado para uma exibição melhor, mas os jogadores do meio-campo tentavam entrar muito pelo centro do terreno, como é obvio era muito dificil, era necessário explorar mais as faixas para centros dos extremos e entradas na área dos médios ofensivos (Anderson e Lucho), mas tal não estava a acontecer.
De quando em vez o Leiria tentava atacar, mas sem grande profundidade, e foi já quando se esperava o apito final do árbitro que Quaresma tirou o seu 1º coelho da cartola, entrando detrás e tabelando com Anderson, entrou na área e em queda rematou certeiro para o 2ºgolo do FCP.


De salientar que aos 14m. ficou por assinalar uma grande penalidade sobre Adriano (dificil de assinalar, é certo), mas que foi, foi.


Com 2-0 ao intervalo, "Domingos" mexeu muito bem na sua equipe e passou a pressionar mais alto e mais forte, pois era o que tinha que fazer.
Já o FCP podia optar por continuar a jogar como o tinha feito na 1ªparte ou fazer recuar as linhas e ver o que o jogo dava, optou pela 2ªopção, mal, a meu ver.Já que com o avanço do União, o FCP passou a ter menos bola e a sofrer no jogo, e nem as alterações do Prof. Jesualdo vieram modificar o jogo, pois o Leiria marcou logo a seguir num excelente pormenor do seu avançado a bater Pepe no um-para-um.


Depois o FCP voltou a adiantar as linhas e a pressionar mais alto e a equilibrar novamente o jogo. E com a alteração de Lucho (sem pernas para tanto tempo) por Lisandro (Ibson tbm era uma boa opção), o FCP comandou e controlou o jogo (em terreno adversário) até ao fim, mesmo sem ter causado muitos lances de perigo, apenas remate de Lisandro ao ferro.


Em conclusão: Uma vitória suada, mas justa. Mas neste FCP ainda falta trabalhar muito a ansiedade, e a evolução natural dos jogadores para um esquema mais de 4-1-4-1 (preferido de Jesualdo) ou 4-3-3, ou seja evoluir a cultura tactica individual e colectiva de forma a não enfrentar alguns problemas criados pela própria ekipa na falha de passes e na não definição da melhor solução de forma a criar perigo real para a baliza adversária.
Os jogadores em geral estiveram bem, sem ninguem deslumbrar, mas tbm sem comprometer, acho k foi um inicio com uma Vitória que pode ser a base de uma equipa colectiva e mentalmente mais forte no futuro.


Em relação ao Leiria, gostei de ver a forma como Domingos (este é da casa) mexeu na ekipa e esta cresceu no jogo.


Notas extras: - 3 equipes suspensas e dois jogos adiados na 1ª jornada, é de lamentar, para uma Liga que se diz "profissional" (nem nos "Amadores" isto acontece), triste, mto triste.
-Sevilha-3-Barça-0, Supertaça Europeia, Grande lição tactica deu um Sevilha de bons jogadores a uma equipa com mtos crakes, mas ainda a pensar no prémios que receberam ontem, pois, assim não se ganham jogos...

quinta-feira, agosto 24, 2006

Sorteio Liga Campeões

Começa o espectaculo, pois, porque o verdadeiro espectaculo de futebol é na Liga dos Campeões porque o Campeonato é assim para o fraco a nivel de qualidade, (mas pode ser que me engane), a ver vamos.
Aqui ficam os grupos sorteados!!! (ou nomeados):

GRUPO A: Barcelona (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Werder Bremen (Alemanha), Levski Sófia (Bulgária)
Grupo mto dificil e empolgante para inicio de época, com o Bremen a poder supreender, e confronto Barça-Chelsea a entusiasmar.
GRUPO B: Inter (Itália), Bayern Munique (Alemanha), SPORTING (Portugal), Spartak Moscovo (Rússia)
Tenho que dizer que o Sporting nunca tem sorte nos sorteios Europeus, calhou a meu ver num grupo fortissimo e como é obvio, muito dificil, mm o Spartak não é fácil.
GRUPO C: Liverpool (Inglaterra), PSV Eindhoven (Holanda), Bordéus (França), Galatasaray (Turquia)
Grupo muito nivelado, mas com Liverpool á cabeça, kk ekipa pode supreender e passar de fase.

GRUPO D: Valencia (Espanha), AS Roma (Itália), Olympiakos (Grécia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Grupo onde o Valência e o Roma não devem ter muita dificuldade em passar.

GRUPO E: Real Madrid (Espanha), Lyon (França), Steaua Bucareste (Roménia), Dínamo Kiev (Ucrânia)
O Real Madrid e o Lyon se jogarem ao seu nível devem passar, mas pode haver supresas, do Real nunca se sabe...

GRUPO F: Manchester United (Inglaterra), Celtic (Escócia), BENFICA (Portugal), FC Copenhaga (Dinamarca)
O Benfica com a "Vaca" do costume, ou como diz o Camarada ("cagões de merda", fim de citação), julgo que juntamente com o MUFC não vai ter dificuldade em passar de fase...

GRUPO G: Arsenal (Inglaterra), FC PORTO (Portugal), CSKA Moscovo (Rússia), Hamburgo (Alemanha)
O Grupo que mais me interessa por motivos óbvios, julgo que este Arsenal (finalista vencido da ultima epoca) está ao alcance do FCP, antevejo 2 jogos mto interessantes, mas obviamente complicados, já contra o CSKA e Hamburgo, o FCP é favorito na teoria, mas vai ter de passar isso á práctica, pois vão ser adversários mto dificeis, pois não sendo de Top, são times combativos e mto bem organizados em campo, toca a trabalhar Jesualdo, que o tempo é pouco...

GRUPO H: AC Milan (Itália), Lille (França), AEK Atenas (Grécia), Anderlecht (Bélgica)
Parece-me k o Milão vai ter um passeio...e depois...kk um pode passar.

A melhor Equipa:
Barcelona é claramente o favorito ao titulo Europeu novamente, eles jogam que se fartam...
Mas com Puyol (Melhor Defesa), DECO (melhor médio), Etoó (melhor avançado) e Ronaldinho (melhor jogador) tbm não é dificil ter uma equipa super campeã em campo a dar espectaculo.

Vou salientar mais uma vez o k já foi escrito sobre DECO ("Anderson" Luiz de Souza) é simplesmente fabuloso ver este jogador em campo, com ele até os colegas ficam maiores do que o que são (por ex: Ronaldinho na seleção sem Deco, mtos furos abaixo...), por isso a minha especial admiração para este craque, este sim, o verdadeiro craque que tantas alegrias deu ao nosso FCPORTO.

Força FCP, que isto agora é a sério.

domingo, agosto 20, 2006

Estrelas da Supertaça


Para além da vitória em si e pela exibição da equipa, fiquei extremamente agradado com alguns jogadores que prometem muito para esta época e, com um carinho especial, com o treinador "de ocasião", o nosso Grande Rui.

Dizia há dias um amigo meu que, "tendo em conta a oposição que temos a nível interno, para ganhar o campeonato e a taça nem precisávamos de treinador! Basta cada jogador escolher a sua posição e ter o Ezequias a nº10!". Para além do jocoso da questão, a verdade é que definitivamente o FCP continua a ter jogadores de enorme talento e, sinceramente, não me chocaria por outro lado ver Rui Barros à frente da equipa durante esta época.

Ainda assim, é obra um treinador com menos de 2 semanas à frente de uma equipa e ainda assim ter já mais troféus no palmarés que muitos treinadores com anos de trabalho.

Voltando ao jogo, apesar dos muitos elogios que se poderiam fazer a Adriano, este não me surpreendeu. Limitou-se a actuar dentro daquilo que sei dele, provando que se é pouco inteligente e decidido frente à baliza segundo a teoria holandesa, por outro lado quando está de costas para a baliza é um perigo! Limitou-se a ser o goleador que sempre conhecemos desde os tempos do Nacional.

O meu destaque vai sim para 2 miúdos: Anderson e Vieirinha. Estes são 2 casos sérios em potencial. Se forem acarinhados e houver paciência tendo em conta a sua juventude, poderão ser verdadeiros pilares do FCP, caso contrário, se começarem a exigir muito deles, serão apenas mais duas promessas como tantas outras.

Venha agora o campeonato!
imagem tirada daqui

A vida é assim...








... os anos passam e o Porto ganha.


p.s. - obrigada Rui, benvindo Jesualdo

domingo, agosto 13, 2006

Roturas na defesa...

Depois de João Paulo ter feito uma rotura parcial do ligamento do joelho, eis que, de uma forma algo estúpida, Pedro Emanuel se lesionou com gravidade no aquecimento antes do jogo com o City, tendo feito uma rotura total do tendão de Aquiles.

Para o início da época sobram na defesa Ricardo Costa, Bosingwa, Pepe, Cech e em adaptação possível, Paulo Assunção. Como provavelmente o novo treinador vai optar por redesenhar o esquema de jogo da equipa para 4 defesas, pode-se dizer que o FCP está debilitado na defesa durante os próximos meses.

Talvez fosse uma boa oportunidade para avançar para a contratação de um defesa que jogue nas laterais, casos de Miguelito ou Amaral...

PS - depois de terminado este artigo reparei que me esqueci do Bruno Alves na lista de defesas... Deve ter sido o meu subconsciente a contribuir mas agora que me lembrei dele nada muda. Na verdade fiquei um pouco mais deprimido.

sábado, agosto 12, 2006

O triste adeus

Há um ano, eu estava plenamente convencida que íamos ter um grande Porto com Co Adriaanse. As coisas não correram exactamente como eu esperava. O triunfo nas provas internas deve-se sobretudo a estes factores: um plantel muito melhor que o dos adversários directos e uma atitude mais disciplinada. Em fim e ao cabo, resume-se a isto, pois todo o resto da temporada foi demasiado atribulada e com pormenores incompreensíveis em termos de escolhas de jogadores.Na Europa foi a vergonha e este ano iríamos pelo mesmo caminho. Mesmo que tenha sido Co a demitir-se, culminando numa série de intransigências algo estranhas, acredito que Pinto da Costa se tenha sentido algo aliviado. E eu penso que toda a gente tem vontade de ver estes jogadores que temos, que são muito bons, a jogar em sistemas tácticos mais comuns e confiáveis.

Vamos ver agora se, depois do descalabro que foi 2004/2005 por todas as incidências que se conhecem, ficar sem treinador ainda sem ter começado a época oficial marcará a equipa para o resto de 2006/2007. Cá para mim, que acho que a história não se repete, penso que apostar num treinador português competente e conhecedor (Jesualdo?) é o melhor para esta situação, em vez de um estrangeiro como maior necessidade de adaptação. Seja como for, acho que, ao contrário de 2004/2005, não partimos da bandalheira: Co teve ao menos o mérito de ter colocado alguma ordem no balneário.

Certo é que, venha quem vier, gostava de ver Rui Barros e Jorge Costa na equipa técnica.

quinta-feira, agosto 10, 2006

O Pseudo Co...mandante fugiu

Pois é, talvez este fosse um desfecho previsivel para alguns, mas confesso que para mim foi uma grande supresa.

Sempre achei que o Mister Co fosse um homem de coragem, e capaz de levar a sua Nau a bom Porto, isto por alguns factos que ocorreram na época passada, como os lenços brancos no Dragão, o carro vandalizado e a mudança de sistema para o seu 3-3-4 ou 3-4-3, nestas ocasiões o homem mostrou que estava determinado, mesmo contra muitas opiniões desfavoraveis e muitas renitências iniciais (incluindo a minha), por isso este desfecho na altura que ocorre é totalmente supreendente, pelo menos para mim.

É certo que o homem pede um ponta-lança desde o final da época passada, mas não queria qualquer um, isto porquê para ele Benny McCarthy, Hugo Almeida e Helder Postiga não têm utilidade no seu sistema, ou talvez ele não conseguisse motivar estes 3 jogadores como conseguiu com outros (Pepe e Quaresma, por exemplo).
Logo ele pretendia um PL fino, com faro de golo e rápido ao 1ºtoque e quando a direcção não conseguiu os 2 nomes (Holandeses!!!) por ele indicados e após 2 resultados menos bons contra equipas de Top, e vendo que contra equipas de nível elevado ia ter outra vez muitos problemas na Liga dos Campeões (Dinheiro para a Sad), sentiu-se encurralado e fugiu...
O que manifestamente eu não esperava mesmo nada, porque nunca se dispensam 3 !!! avançados sem ter garantias de pelo menos entrar um, isto porque Sokota e Bruno Morais (azarado) parece-me que vão passar mais tempo na enfermaria do que a jogar, ficando Adriano e Lisandro para a frente de ataque, o que também me parece pouco, mas que Co com as indirectas que mandava para a direcção ainda conseguia desmoralizar mais estes dois PL.

Julgo que haverá ainda muito por esclarecer acerca deste assunto, como noticias vindas a publico acerca de Co não ter autorizado um jantar conjunto entre a equipa técnica e os jogadores porque tinha embirrado com eles...
Parece-me que Co no ano que esteve em Portugal não percebeu que podia ter apoio da direcção desde que tivesse paciência e não interferisse em assuntos além dos de treinador, porque convenhamos, ele não tinha ganho nada antes de vir para o FCP e agora mordeu na mão que lhe deu a hipotese de ganhar e chegar mais longe, e se queria tanto um PL de qualidade só tinha de fazer melhor na LC do que fez o ano passado e em Dezembro talvez tivesse uma prenda, (por mérito e não por teimosia)...
Esticou demasiado a corda e preferiu fugir depois de ter estado um mês a planejar e a treinar uma tactica que para a LC é um bocado suicida...e agora teve medo e abandonou o barco.

Mesmo assim, acho que a direcção do FCP anda a tratar alguns assuntos de forma errada desde alguns anos a esta parte e acho que deviam reflectir, pois não é normal este entra e sai constante de treinadores em tão pouco espaço de tempo, excesso de comissões???...

Isto começa mal, ...mas com a qualidade que o FCP tem no plantel o mais certo é acabar bem, desde que num espaço curto de tempo venha um treinador que de acordo com os PRINCIPIOS do clube pretenda honrar a camisola e não ganhar prestigio á custa do clube, e que perceba , seja o treinador que for, que o FCP é um clube vencedor e de Top mundial, e não um AZAlkmar qualquer.

...Tenho dito... Bamos a eles pequeno Rui Barros, mostra-lhes como é grande a mistica deste clube...porquê ás vezes pequenos homens são capazes de grandes feitos...

quarta-feira, agosto 09, 2006

Não há ponta de lança... nem treinador.

Surpreendentemente, ou não, a FCP SAD acaba de divulgar o seguinte comunicado:

COMUNICADO

O Senhor Jacobus Adriaanse, principal treinador da equipa sénior, apresentou, nesta quarta–feira de manhã, a sua demissão à F.C. Porto – Futebol, SAD, tendo já se despedido, pessoalmente, de cada um dos jogadores e, em consequência, não ministrou – nem o próprio nem qualquer um dos seus adjuntos – o treino desta manhã, decidindo, igualmente, não acompanhar a equipa na sua deslocação a Inglaterra, onde o F.C. Porto tem agendados diversos treinos e jogos.

Porto, 09 de Agosto de 2006.
A Administração F.C. Porto – Futebol, SAD

Trata-se ao fim e ao cabo de um desenlace que já se adivinhava, sobretudo após as cada vez mais frequentes declarações de descontentamento de Co Adriaanse que deixavam adivinhar algum mau estar dentro da equipa técnica.

PS - Podemos então trazer de novo o Hugo Almeida? Digam aos alemães que foi para os Apanhados.