sábado, março 18, 2006

O "catalão" Quaresma

A suposta entrevista de Ricardo Quaresma publicada pelo Jornal Sport, mais barcelonista que o O Jogo é portista, tem suscitado diversas reacções de indignação e censura que, sinceramente, me fazem rir a bom rir.

Já nem questiono se Quaresma efectivamente terá dito o que disse ao referido jornal, ele afirma que não, que não disse aquilo e é bem possível que não. Eu aliás, até recordo que quando há 3 épocas atrás o FCPorto fazia furor na Taça UEFA, surgiu na Gazzetta dello Sport uma suposta entrevista do insuspeito Eusébio da Silva Ferreira que, nesse jornal, fazia uma sumária descrição de como era possível vencer o FCPorto. Esta entrevista, na véspera de um importante jogo do FCPorto (seria contra a Lazio? Não tenho a certeza) seria mais tarde desmentida pelo próprio e depressa o caso caiu no esquecimento.

Voltando à suposta preferência de Quaresma no desafio que se avizinha entre o Barcelona e o Benfica, a onda de indignação que se ergueu após a referida entrevista, como eu disse, faz-me rir. Porquê? Porque encerra em si uma hipocrisia e um cinismo muito habitual neste tipo de situação. Porque é que um indivíduo não pode manifestar uma preferência clubística que vá para além do "socialmente correcto" de ter de torcer pela equipa portuguesa num confronto internacional? Que direito assiste aos "ofendidos" pelas supostas declarações de Quaresma de virem a terreiro censurá-las? Será que estas pessoas que passam o tempo a torcer por exemplo contra o FCPorto, mudam subita e milagrosamente de ideias e passam a ser portistas quando o FCPorto joga para as competições internacionais? Duvido... E porque é que Quaresma terá de torcer por um clube pelo qual não tem qualquer relação afectiva (ao contrário do Barcelona), e em cujo estádio é assobiado sempre que joga?

Se os jogadores não podem expressar a sua opinião "anti-nacionalista", onde estavam os "ofendidos" quando se noticiou que Petit e Simão Sabrosa, em pleno estágio do Benfica para um jogo, que não me lembro qual, vitoriaram um desaire do FCPorto num jogo para as competições europeias que estava a ser transmitido na TV com um esclarecedor "Yes! Yes!"?

Sinceramente, pouco me importa o moralmente ou socialmente correcto que "obriga" a que não possa expressar a minha opinião. Eu também não gosto do Benfica e não vou subitamente mudar de opinião só para provar uma suposta superioridade moral ou intelectual e, é por isso, que na próxima eliminatória da Champions vou torcer também pelo Barcelona que, por sinal, até é a equipa que melhor joga na Europa (talvez no Mundo) e onde jogam alguns dos melhores jogadores do Mundo. Por coincidência um deles até é o melhor jogador da Selecção Portuguesa e encantou a Europa com a camisola do FCPorto.
Força Barça!
imagem retirada daqui

2 comentários:

Sarrafeiro disse...

http://bnrb.blogspot.com/2006/03/isso-diz-se-ricardo.html

Força Barça!

Apre disse...

Não sabia dessa do eusébio, mas é normal os jogadores pensarem como adeptos tb.