sábado, novembro 19, 2011

A.AcadémicaC.-3---FCPORTO-0

Estamos fora da Taça de Portugal, na 2ªeliminatória, perante um adversário que nos foi superior, pois sabiam o jogo que tinham de fazer para passar, ... e o FCP não sabia...

1º ponto: tivemos 15 dias para resolver uma situação, não a resolvemos e agravamos os problemas, principalmente mentais.

2º ponto, pior que uma 1ªparte onde o FCP não rematou á baliza só uma 2ªparte onde sofremos 3 golos e não conseguimos marcar nenhum...

3º ponto, ou os jogadores colocam os pés nos chão, ou então não ganhamos nada este ano, não quero ser pessimista, mas estou farto de paninhos quentes, será que a direcção do clube não percebe que ninguém em campo está disposto a "morrer" pelo treinador Vítor Pereira?

4º ponto, Quarta-feira e Domingo, 2 jogos decisivos em competições distintas, ... a jogar assim e a não fazer nada para mudar as coisas em campo, vai ser muito dificil.

1ªparte, um FCP lento, com um jogo previsivel, sem ninguêm fazer nada para alterar as coisas...

Mas...

Na 2ªparte percebi porque é que o FCPORTO jogou tão devagar na 1ªparte. É que quando começaram a acelerar o jogo do FCP, os jogadores saíam de posição e depois não recuperaram da melhor forma essa mesma posição, deixando muito espaço nas costas, principalmente dos laterais, tanto direito como esquerdo.

Os golos apareceram assim...em contra-ataques razoavelmente gizados mas que culminavam em golos.

O FCP até entrou bem na 2ªparte, a pressionar mais alto, mas foi apenas durante 10, 15m... criou mais lances junto da area contrária, mas era pouco o discernimento dos jogadores na hora de rematar à baliza. Depois foi uma confusão...

O FCPorto sofre o 1ºgolo, numa tremenda falha defensiva pelas laterais, com ambos os laterais, Maicon e A.Pereira a deixarem fugir os seus adversários directos.

A partir dai, o FCPorto tentou, mas com alguns jogadores em sub-rendimento, que até fizeram grandes jogos pelas selecções a meio da semana. No mínimo estranho!

Saiu Belluschi, e entrou James que até veio agitar o jogo, mas o FCP estava muito mal no jogo colectivo. Nada saia bem, e sem combinações no 2 para 1, nada funciona. Quando se perdia a bola, não existia pressão imediata, o que permitia à Académica explanar o contra-ataque. Numa falha do Maicon, a parar à espera de uma falta, o jogo prosseguiu e surgiu um cruzamento onde na marca de penalty estava um jogador sozinho que rematou para o 2-0.

Depois disso o descalabro foi abismal! Do banco, 2 alterações: saída de Moutinho (muitos furos abaixo) e Varela (nem parece o mesmo jogador) para entradas de Defour (para duplo Pivot) e Kleber (encostado aos centrais, mas sem trazer nada ao jogo).

Mas marcar golos, é mentira! Não me lembro de ver os avançados a rematar à baliza. A equipa enquanto equipa não conseguiu isolar nenhum jogador na cara do guarda-redes.

Ainda por cima Hulk estava trapalhão e as diagonais para o centro e posterior remate não saiam. Assim, quem pegava no jogo do FC Porto?

Bellushi, esteve 15 dias parado e regressa como terminou: mal! Sem pegar no jogo, sem fazer nada que se evidencie pela postiva, além de perder bolas e ficar parado...

Fernando, julgo que o melhor remate da equipa foi dele, ainda com 0-0.

Moutinho, parece-me que esteve seguro com jogo lento, mas depois a tentar pressionar mais à frente e com o jogo a uma maior velocidade, perdeu-se e os passes ofensivos não saíram.

O que se viu foi um acumular de erros defensivos, como no 3ºgolo, e nenhum discernimento no momento ofensivo. O que é preciso mais? Sair da Liga dos Campeões? Deixar fugir os adversários no Campeonato???


Jogadores, um a um:

Bracalli, Vitor Pereira arriscou um pouco, mas não foi por ele que o FCP perdeu, mas depois de 2 resultados menos conseguidos, o ideal seria jogarem os melhores...

Maicon, 2 buracos do lado direito resultaram em 2 golos na zona central, mas que outra opção havia para lateral direito? Otamendi...

Faltou apoiar mais o ataque no flanco direito.

Rolando, erro enorme no 1ºgolo, a facilitar o alivio para onde estava virado e com a defesa descolocada, 1ºgolo contra... está nitidamente a precisar de banco, mas eu digo isto há uma série de jogos e ele é sempre titular, portanto é porque os outros estão pior.

Otamendi, parece desmotivado em campo, com pouca dinamica, e algo lento, não parece sentir a equipa e assim pouco acrescenta ao grupo.

A.Pereira, tentou agitar as coisas, mas acho que já percebeu que este ano não tem para quem cruzar na area, e assim perde o objectivo final das subidas que faz pelo flanco...

Na defesa facilitou 2 ou 3 vezes, como no lance do 1ºgolo, onde deixou fugir o extremo contrario...

Fernando, o melhor em campo, pressiona, corre, ajuda nas laterais... não foi por ele, e ainda ia marcando um golo num bom remate de fora da area.

Moutinho, não parece o mesmo que joga na seleção, para mim é pela falta de dinamica que o FCP tem, e ele perde-se em campo a tentar ir a todas as bolas e sai da posição, abrindo um buraco na sua zona de acção.

Belluschi, nada sai bem a este jogador, parece ausente, sem participar em combinações, e sem colocar o pé em bolas divididas, muito pouco para um jogador que está a jogar a 10 e precisa criar jogo para os seus colegas da frente, mas nada...

Varela, algumas tentativas de combinações com A.Pereira, mas muito pouco, não ganha o um para um com nenhum adversário de qualquer equipa, centros disparatados...nada...

Hulk, pouca dinamica, encostado ao lado direito, sem conseguir ir para a linha cruzar, ... sem ganhar a diagonal para possivel remate, ... e isto porque, é fácil anular um jogador se este joga individualmente e se os adversários conhecem como ele joga, e se não se treinam alternativas nos treinos, então é esperar que um remate de certo...

Walter, tentar tentou, correu, lutou, foi ás linhas tentar tabelar, mas na area não conseguiu um remate limpo, nem uma boa desmarcação, mas se os médios não lhe conseguem colocar uma boa bola numa boa jogada, pouco consegue fazer...

James, tentou agitar o jogo, sendo mais rápido, partindo da esquerda para o meio, mas falta-lhe ganhar mais estofo fisico, perdeu sempre no confronto directo.

Defour, pouco trouxe ao jogo, estava 0-2 e a equipa estava algo perdida em campo.

Kleber, encostado aos centrais, mas sem ganhar bolas na area.

Realce pela negativa a varios momentos em que o FCP perdia a bola e a defesa era apanhada em contrapé e os médios demoravam uma eternidade a pressionar, deixando pensar numa zona nuclear do campo...

E também ao facto de o FCP em bolas paradas laterais ou cantos não fazer nada de jeito durante uma série de jogos consecutivos... Treinos parece que não há...

Treinador Vitor Pereira, obviamente demita-se, perder por 3-0 e ser eliminado da Taça de Portugal, depois de 3 jogos seguidos sem ganhar e com várias competições em risco, já se percebeu que os jogadores pouco o entendem, e que o esquema táctico que quer implantar no FCP não funciona, quanto tempo ou jogos mais vai ser preciso para perceber que o Seu Clube está a perder, e ele como Lider, se não consegue dar a volta ao texto, então, seja coerente e assuma que não consegue, porquê vir dizer no final do jogo que o FCP fez um jogo horrivel, isso também eu vi, quero é que ele assuma as responsabilidades.


Bruno Paixão, possivel lance de falta no 2ºgolo, mas nada apitou... houve outros lances iguais em que apitava logo ao 1ºcontacto, mas, seja como for, o Maicon não pode ficar á espera de falta.

Força FCPORTO para os proximos importantes e decisivos jogos em 2 competições diferentes, que esta já foi á vida, e nem luta demos e perder sem dar luta é o pior que pode acontecer ao FCPORTO, sinal que algo está muito mal no seio do grupo de trabalho, mas como deve ser para continuar assim... enfim...

Nota: Parabéns às Modalidades, 3 jogos, 3 vitórias, Andebol, H.Patins e Basquetebol.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Contra factos não há argumentos

Uma primeira-parte muito fraca, igual ao que temos produzido nos últimos jogos. Não tivemos dinâmica, não houve velocidade, não existiu criatividade, nenhuma ruptura, ninguém pega na batuta, joga, já não digo a um nível alto, mas a um nível médio, a equipa erra passes atrás de passes, tem a bola e não sabe o que fazer com ela, não fizemos um remate à baliza. Absolutamente confrangedora, a exibição do Campeão, nos primeiros 45 minutos.

Na segunda-parte e no primeiro quarto de hora, o F.C.Porto estava melhor, bem melhor, diga-se. Mais forte, mais dominador, mais rápido, mais criativo, mais perigoso. Mas no melhor período da equipa, Vítor Pereira resolveu mexer, só que mexeu muito mal. Se queria meter James, bastava fazer o óbvio: tirar Varela. Não foi por aí, resolveu inventar e tirou Belluschi. Desorganizou e desequilibrou completamente a equipa. Não ganhou nada em termos de meio-campo, perdeu-o; em termos atacantes, nada melhorou; e a defesa, principalmente os laterais, continuaram a subir de qualquer maneira, esquecendo que com um sector intermediário mais fragilizado, já não tinham quem fizesse as compensações. Foi assim, principalmente pelo lado de Maicon, que a Académica, explorando muito bem as fragilidades, marcou três golos. Bem depois, foram só asneiras e nem vale a pena dizer mais nada. Acabamos o jogo com os jogadores completamente desorientados. A culpa não é só de Vítor Pereira, mas o treinador do F.C.Porto, hoje, errou de mais e pagou caro. Já não perdíamos em Coimbra há 41 anos e perdemos, pior ficamos fora da Taça que era um objectivo da época. Isto, não é Porto, é uma caricatura do Porto. Contra factos, não há argumentos.

Nota Final:
Não sou eu que vou pedir a saída de Vítor Pereira. Quem tem de avaliar e decidir é quem está na SAD e em primeiro lugar o Presidente. Para mim, no F.C.Porto, não é Pinto da Costa que ganha e o treinador que perde.

Um abraço