sábado, novembro 05, 2011

"O pior cego é aquele que não quer ver"

Olhanense-0-FCPORTO-0


Hipótese de ganhar 3 pontos, e esperar pelo jogo do oponente directo em Braga, e sai um FCP europeu...ou seja, sem nível...

Depois da derrota em Nicósia, esperava um FCP a querer e a fazer tudo para limpar a imagem mas, se isto é tudo, então está tudo dito! Há jogadores que estão a viver dos rendimentos do ano passado e pouco ou nada fazem para mudar este ano e o estado do futebol praticado pelo FCP.

E pronto, mais do mesmo. Um Porto lento, com um jogo muito mecânico, mas muito previsível para um adversário que sabe defender, mesmo que com 11 atrás da linha da bola. Já o Apoel tinha demonstrado isso por 2 vezes e D.Faquirá é um treinador astuto e assim colocou a sua equipa recuada. Com 2 centrais altos e fortes e um meio campo de combate travou logo à partida um FCP previsível.

Contudo, os primeiros 15m., 20m. do FCP até foram positivos, com um penalti ganho por Kleber aos 3m., apesar de falhado por Hulk, 2 boas defesas do GR.

O FCP continuou a mandar no jogo, mas sem conseguir ser objectivo, apesar de um possível (para mim) 2ºpenalti, por mão de um jogador do Olhanense, que o arbitro não assinalou. Houve muitos cantos sem aproveitamento, pois eram marcados muito para a pequena área onde o GR mandava, e este esteve muito bem nesses lances aéreos.

Por várias vezes os jogadores do FCP apareciam em boa posição para efectuar bem o ultimo passe mas depois executavam mal... Nervosismo???


Aos poucos o FCP perdeu o dominio absoluto que tinha do meio campo, embora um pouco consentido pelo Olhanense, mas ai conseguiu sempre evitar que as investidas dos avançados contrários criassem perigo, mas começou a ver-se alguns jogadores do FCP presos na sua posição, sem desmarcações na frente ou meio campo e, com isso, o jogo ofensivo claramente emperrou, pois com os extremos em baixo de forma, fica ainda mais evidente que a nível individual ninguem consegue resolver.

Na 2ªparte, A.Pereira pareceu ter ordem para subir mais e James para vir para o meio, jogando quase com a defesa a 3. Infelizmente, o problema no meio campo continuava, sem passes de ruptura ou sequer desmarcações bem conseguidas. Tudo se torna previsivel neste FCP de Vitor Pereira...

Depois as alterações... O FCP está empatado e faz-se uma troca directa de avançado?! Porque não jogar com 2, colocando James definitivamente no meio e arriscando mais? Tinha de sair Belluschi que não esteva nada inspirado...

Por outro lado, porque não entrar Varela para o lugar do argentino, uma vez que os principais lances do FCP surgiam pelas alas? Se Maicon na 2ªparte não subia tanto, já que A.Pereira fazia o corredor todo do lado contrário, entrava Varela para a direita e Hulk encostava-se mais ao avançado centro, Walter, já que Kleber tinha sido substituído.

Nada! Do banco só se troca avançado por avançado e médio por médio... Sem comentários!

Dei por mim a desejar que algum cruzamento desse em auto-golo pois, tal como em jogos anteriores, está dificil de fazer um golo. Os jogadores estão claramente sem confiança e até de penalti falham agora...

Claro que com o jogo a arrastar-se para o fim, os jogadores do FCP arriscavam mais e até pela saida de Fernando, passou a existir mais espaço para o Olhanense. Felizmente eles também não sabem mais e em termos ofensivos são fracos. Apenas tentaram e conseguiram manter o nulo até ao fim.

Competia ao FCP inverter isso, mas este FCP de Vitor Pereira não está para grandes correrias, nem para grandes sacrificios, pois alguns jogadores ou estão mesmo em baixo de forma ou disfarçam muito bem- O problema é que já são muitos e assim, enquanto equipa, enquanto colectivo e conjunto sai muito pouco...

Quando se conseguiu posição de remate á baliza, tudo saiu mal. Mangala de cabeça na pequena area atirou por cima e Hulk por 3 vezes rematou torto, quando estava em posição frontal. Os cruzamentos eram todos cortados pelos defesas para qualquer lado (só não para a baliza...) e os avançados deixaram-se sempre antecipar!!!!


Jogador a jogador:

Helton, quase não teve trabalho.

Maicon, gostei dos cruzamentos que fez, sempre tensos, mas acho que na parte final devia ter subido mais no terreno.

Rolando, bem nos cortes atrás mas nos passes longos esteve mal, pois falhou vários.

Mangala, nervoso, falhou passes fáceis, pois eram curtos, e isso revelou intraquilidade. Teve mesmo algumas entradas a destempo.

A.Pereira, para mim está a subir de forma, pois faz a preceito todo o flanco esquerdo. Só é pena que não acerte nos cruzamentos, talvez por culpa de falta de rotinas com quem está na área.

Fernando, talvez o jogo menos bom dos ultimos tempos, tendo que fazer muitos passes, nem todos sairam bem e com isso enervou-se um pouco.

João Moutinho, não está em forma, numero elevado de passes falhados, sem conseguir dinamizar a equipa á sua volta. O meio campo do FCP parece estar actualmente a jogar com o triangulo invertido, com Moutinho mais perto de Fernando e Bellushi a aparecer quase como nº10.

Belluschi, esteve em campo??? É que quase não dei por ele, tirando as vezes em que se deixou antecipar pelos adversários. Muito pouco para tanto tempo em campo. Embora este ano apareça mais à frente, não se consegue evidenciar e com isso a equipa perde um médio.

Hulk, falhou um penalti. Remate denunciado e pouco colocado, sendo de realçar a defesa do GR das 2 vezes... Esteve ausente da 1ªparte e só na 2ªparte apareceu mais no jogo, mas pouco assertivo e lento. No 1 contra 1 raramente conseguia ultrapassar o seu marcador. Mesmo assim, foram dele os lances de mais perigo, com 3 ou 4 cruzamentos fortes colocou os defesas em apuros, mas ninguem se antecipou para empurrar para a baliza... Ainda conseguiu rematar por 3 ou 4 vezes na entrada da area, mas sempre torto...

Kleber, foi sobre ele o penalty, num lance em que ganhou bem a posição, mas no resto do jogo esteve pouco participativo em tabelas e desmarcações. Rematou à baliza?

James Rodriguez, macio em campo, sem garra nas divididas, perdeu a maior parte, e esteve pouco dinamico. Na 2ªparte, com Alvaro a subir mais, foi mais para o meio, mas faltou maior esclarecimento.

Walter, entrou aos 60m para o lugar do Kleber numa troca directa que mostrou a falta de audácia do treinador. Porque não os dois juntos em 4-4-2, com Hulk e James nas alas?
Ainda assim Walter entrou bem, mais rápido e mais participativo, mas não conseguiu isolar-se para ter um remate limpo...

Defour, entrou para o meio campo, quando o que se precisava era um homem para a frente e nada trouxe.

Guarín, idem como Defour, com a agravante de parecer pesado e pouco esclarecido.


Estas 2 substituições demonstram que este FCP de Vitor Pereira só sabe jogar em 4-3-3 e não sabe alterar para nenhum outro sistema. Mesmo dentro do 4-3-3 parecem não existir variantes. Não há desmarcações dos médios pelas alas nas costas dos extremos, como o ano passado... Pouco! Muito pouco!

Vitor Pereira, já o tinha dito e repito, não tem estaleca para o FCP. É um avião grande de mais para ele. Pode ser portista, honesto, trabalhador (tudo louvável) mas para treinador principal do FCPORTO não serve.


Que esta paragem sirva de reflexão a quem de direito...


Se amanhã perdermos a liderança para o Benfica e o Sporting ganhar, o FCP passará a ser o alvo a abater e a desconsiderar pelos jornalistas e fazedores de opinião. Teremos mais do mesmo portanto...

Para muitos jogadores do FCP, no entanto, isso diz pouco. Eles recebem o deles (e não é pouco!) e numa altura em que já seria de esperar um FCPORTO entrosado com o novo sistema de Vitor Pereira, pois já são 3 meses de treinos, jogos particulares e muitos jogos a sério o que vejo, comparando por outros clubes por essa Europa fora, é quase impensável, tal o mau futebol que o FCP pratica. Pena é que o treinador não veja isso.


Quanto à arbitragem, falo no fim, pois prefiro avaliar tudo o resto antes, e só depois falar em terceiros e nas suas culpas.

No lance do penalti assinalado, seria amarelo ou vermelho para o defesa? A bola não estava controlada, mas o Kleber estava isolado...Contra 10 era outra história.

Passado uns minutos (aos 20m.) existiu um penaltie de um defesa do Olhanense, pois cortou com a mão uma bola cruzada ainda de uma boa distância, mas o arbitro não quis marcar penalti. Apesar de ter visto o lance, julgou-o não intencional, mas o que é facto é que o jogador cortou a bola que seguia para a pequena area onde estavam avançados do FCP.

Ainda durante o resto do jogo, percebeu-se que os jogadores do Olhanense podiam entrar mais forte, que não veriam amarelo, enquanto os do FCP à minima falta era logo amarelo como se viu com Fernando e Rolando. "Critérios".

Pela análise que muitos fazem em relação a outros jogos, o FCP foi espoliado em 2 pontos neste jogo...

FORÇA FCPORTO!!!!!!

Sem comentários: