segunda-feira, novembro 08, 2010

E agora, Jesus?


Quando perdeu por 2-0 com o FCPorto no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira em Agosto último, Jesus desculpou-se com o facto de alguns dos seus jogadores terem participado no Campeonato do Mundo da África do Sul e ainda com o facto dos reforços ainda não terem assimilado rotinas. Nesse jogo contra o FCPorto, o Benfica alinhou com 2 reforços, Airton e Roberto, enquanto o FCPorto alinhou com João Moutinho. Em termos de mundialistas, o Benfica teve 3 em campo (Coentrão, Amorim e Cardozo), enquanto o FCPorto também teve 3 (Álvaro, Rolando e Meireles). A desculpa estendeu-se depois para os jogos seguintes, introduzindo contudo várias outras nuances.

A desculpa dos árbitros foi uma delas, numa altura em que todos os adeptos pediam a cabeça de Roberto e celebraram as notícias da sua possível dispensa (os árbitros desestabilizaram o portero, sem dúvida). Entretanto, o discurso em relação aos reforços mudava e Jesus, que disseram ipsis verbis que Gaitán era o substituto natural de Di Maria, veio depois lamentar a transferência deste, tal como Ramirez. Vale a pena recordar que o Benfica realizou as vendas a um preço abaixo das cláusulas de rescisão estipuladas. Isto sucedeu após Vieira garantir que apenas transferiria um jogador nessas condições, jogador que cheguei a pensar tratar-se de Makukula que, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, foi transferido por... 2 milhões para o desterro do campeonato turco.

O toque de originalidade veio depois quando, esgotado o discurso de Jesus, Vieira disparou contra tudo e contra todos e apelou ao boicote dos adeptos aos jogos do Benfica fora de casa, mostrando, como já antes tinha mostrado na original vitória eleitoral obtida graças a um golpe estatutário, que lidera um clube com um modelo democrático sui generis. Os adeptos é que não foram de modas e mostraram que podem ter um complexo de perseguição do tamanho do Estádio da Luz mas se estão marimbando para os diktat emanados da Luz.

A vitória no Dragão mais não fez do que trazer à tona a grande turbulência e inconstância que grassam este ano nos corredores da Luz. De facto, um grupo de jogadores de qualidade mas contrariados, juntamente com contratações que se revelaram um falhanço, estão muito longe de formar uma equipa...

Cruel ironia esta, na época em que o treinador do Benfica apontou a Liga dos Campeões como objectivo, para além de prometer a revalidação do título.

E agora, Jesus?

PS - Quantos sapos serão engolidos esta semana nos veículos de comunicação escrita encarnada?

Sem comentários: