domingo, março 30, 2008

Belenenses -1 / FCPORTO - 2




O TITULO Á PORTA (Quase desde a 1ªjornada!!!)

Lisandro 49', Lucho 90'+3 g.p.
Mais uma vitória rumo ao TRI - CAMPEONATO do FCPORTO, vitória muito dificil e suada, num campo muito complicado, e onde o FCP nem sempre jogou bem, principalmente na 1ªparte, onde os jogadores estavam apenas para controlar o jogo, e as poucas ocasiões criadas e o jogo pouco fluido também não ajudavam.

Também é preciso constatar que o FCP jogou na 1ªparte de uma forma algo diferente do normal, com 2 homens avançados e abertos na frente, com Quaresma a entrar de trás, ora pelo meio, ora pela extrema, mas sempre numna posição algo ambigua onde parecia não estar em jogo, e Lucho a fazer muitas vezes de médio ala direito para tentar criar desiquilibrios, mas nem sempre bem sucedidos.
Com um Belenenses algo atrevido durante a 1ªparte, a criar 3/4 lances de perigo junto da área do FCP, obrigando a defesa a grandes trabalhos, e Helton a uma enorme defesa, no lance do golo não tem hipotese, pois o avançado aparece isolado, o problema foi que o FCP numa 2ªbola não conseguiu recuperar a posição defensiva da forma mais rápida e permitiu nesse lance 2 situações de falhas individuais e colectivas, P. Assunção não subiu a tempo no terreno e colocou o avançado em jogo, mas no momento do cruzamento, ninguem pressionou devidamente o jogador que coloca a bola na área novamente.
E apesar do FCP ter criado algumas oportunidades de perigo junto da área contrária, nunca conseguiu definir da melhor maneira, assim ao intervalo, Jesualdo colocou a equipa a jogar noutro sistema, com Quaresma mais aberto na esquerda, Lisandro na frente e Farias sobre a ala direita a flectir para o meio, permitindo mais subidas de Bosingwa, e Lucho a partir de posições mais interiores para mandar no jogo no meio-campo, e não foi de estranhar que logo no recomeço de jogo, numa bola ganha por Lucho e bem endossada a Lisandro este fizesse um belo golo á entrada da área com um remate portentoso, a partir dai (48m.) o FCP tomou completamente conta do jogo e por várias vezes o FCP criou ocasiões de perigo, e Farias tem uma perdida incrivel logo de seguida, e depois é substituido por Adriano, que correu, mas sem grande produtividade.
Ou seja, o FCP, jogando em 4-3-3, toma conta do jogo e empurra o Belenenses para trás, pois a pressão era bastante grande no meio-campo ofensivo do FCP e não permitia que o Belenenses saisse a jogar com a bola controlada, nesta altura a defesa e o meio-campo do FCP tomaram conta do jogo, o problema a meu ver era que faltava alguêm que acompanhasse Lisandro na frente de ataque, pois nem Farias, nem Adriano estão nesta altura no mesmo patamar, e como Quaresma só aparece a espaços, neste jogo ainda apareceu nos ultimos minutos, onde criou um lance de perigo com um bom remate e já no min.90 é derrubado na área, pois o defesa do Belensenses não toca a bola e atira-se de carrinho e nestas situações, derruba tudo o que aparece pela frente, ora se o Quaresma joga a bola primeiro, teria obrigação de se desviar ele???
E como Lucho não desperdiçou a oportunidade de apontar o seu 2ºgolo na Liga e dar a vitória merecida ao FCP, pois na 2ªparte só existiu uma equipa em campo a querer ganhar o jogo, o que permite ao FCP poder fazer a festa já no próximo fim-de-semana no ESTÁDIO do DRAGÃO, bastando para isso vencer o seu jogo e comemorar devidamente este título tão arduamente e merecidamente conquistado.
Quanto a Jogadores, Helton muito bem com uma defesa estrondosa e outros lances muito bem resolvidos, e no lance do golo ainda pode fazer melhor...

A defesa, com destaque para Pedro Emanuel que se fartou de cortar bolas, esteve muito bem, perante adversários rápidos e móveis na frente, já Bruno Alves cometeu alguns deslizes de leitura de jogo, Zé Bosingwa esteve bem na defesa e cumpriu nas subidas pelo seu flanco, com Fucille bem a defender, mas sem discernimento a atacar, tentando levar tudo na frente e ás vezes sem nexo.
Paulo Assunção cometeu o erro no lance do golo do Belenenses e logo de seguida efectuou um mau passe em zona proibida, mas na 2ªparte tomou conta do meio-campo defensivo e foi dono dessa zona, Raul Meireles, batalhou bastante e aos 70m. parecia muito cansado e talvez a sua substituição pecasse por tardia, e Kaz até entrou bem em jogo, mas Meireles ainda não traz um diferencial ao jogo do FCP, apesar do centro-remate á barra, Lucho, na 1ªparte parecia estar algo fora de posição, muito sobre a direita e sem conseguir pegar no jogo, na 2ªparte subiu de rendimento e numa zona mais central, e mesmo na esquerda comandou o FCP para a reviravolta, marcando de forma convicente o Penaltie.
Na frente, Farias passou ao lado do jogo e nos 60m. que teve em campo, esteve num lance onde tem de pelo menos acertar na baliza, se o guarda-redes defende ou não, isso é outra coisa, mas não está decididamente a merecer as oportunidades que Jesualdo lhe dá, mas sem Tarik, não há grandes escolhas, e sem apostar em Helder Barbosa, ainda menos (nem percebo para que o foram buscar á Académica,...), já Quaresma, talvez fruto da sua posição na 1ªparte, ele até tentava pegar no jogo em velocidade, mas sempre inconsequente e só na 2ªparte na sua posição, extremo esquerdo conseguiu desiquilibrar, apesar de os ultimos dois lances de perigo terem sido criados por ele na zona central do terreno, acho que pode fazer mais e ser melhor do que é.
Lisandro, marcou mais um golo, quando jogou mais na zona central, correu, foi atrás pressionar, um avançado em forma e a merecer todos os elogios que se lhe podem dar, ele bem merece.
Adriano, correu, lutou e tentou criar lances, mas sem grande acerto, Kaz, acho que deveria ter entrado mais cedo, entrou e estando fresco tomou conta do meio-campo sobre o lado esquerdo e empurrou a equipa ainda mais para a frente.
FORÇA FCPORTO, o TRI - CAMPEONATO está ai ao findar do próximo jogo no ESTÁDIO do DRAGÃO.

2 comentários:

David Caetano disse...

Grande camarada! Já sentíamos saudades das tuas crónicas! :)

Relativamente ao jogo, não gostei (novamente) do Quaresma que parece querer todo o protagonismo sobre ele. Creio que se ele sair no final da época o FCPorto só tem a ganhar: euros, menos perdas de bola, jogo mais colectivo... Pese embora a perca de um ou outro rasgo de genialidade mas como dizia o Mourinho sobre um tal de Sabry, "antes de pensar no artista, tenho de pensar na equipa".

Por outro lado não compreendo a vinda do Helder Barbosa se não é para jogar... Ao menos que fique no plantel em 2008/2009.

Está quase!! :) O tri está aí!

dragao vila pouca disse...

Regresso em grande! Grande vitória contra um grande adversário. Sábado ninguém pode faltar. Quaresma intermitente, mas, foi ele que na parte final carregou a equipa para a vitória.Nunca se acomodou e isso temos de lhe creditar.
Já chegava de Getafe.
Um abraço