FCPORTO eliminado da Liga dos Campeões.
Estou triste, pela primeira vez o meu afilhado viu-me sofrer a bom sofrer pelo FCPORTO... em vão.
11 jogos para o final da Época, 9 do Campeonato e 2 da Taça de Portugal e neste momento exijo a conquista da Taça e claro do Campeonato, só assim será uma época positiva, porque ficar novamente nos oitavos de final na Liga dos Campeões é pouco para a qualidade do FCP e pouco para Jesualdo.
Como é possivel falharem-se tantos golos num dos jogos mais importante da época, contando as perdidas escandalosas, foram pelo menos 3, Tarik a um metro permite a defesa do GR, Farias controla a bola mal e remata alto com uma especie de pontapé de moinho, Quaresma, mas o que foi aquilo???, tem o Farias a isolar-se ao lado, mas mais uma vez prefere o protagonismo todo para ele, e como o GR teve grande sangue frio, falha um golo certo, pois bastava colocar para o colega de equipa...
Sendo justo realçar que apenas uma equipa quis verdadeiramente ganhar este jogo, e colocou tudo o que tinha neste jogo, todos os jogadores deram o máximo em termos de atitude e vontade de ganhar, nem sempre atacaram ou fizeram as melhores escolhas, mas a atitude foi boa.
Pois o Shalke foi uma equipa decepcionante, pois limitou-se a defender e ver passar uma equipa destas para os quartos de final é o que me deixa mais aborrecido, pois não têm grande qualidade.
O arbitro terá tido influência no resultado?
Talvez, principalmente porque obrigou o FCP a jogar com menos um elemento durante 40 m de jogo e na parte final do mesmo, o que provocou um enorme desgaste nos jogadores, a expulsão de Fucille parece-me claramente exagerada, isto aos 80m.., mas o lance teria sido diferente se Fucille tem dominado bem a bola e não a tem adiantado em demasia, excesso de nervosismo a condicionar....
Mas aos 60m., Helton defende fora da area com as mãos e impede o golo, e teria de ser expulso, mas o arbitro não viu, aqui houve sorte.
Pormenores:
Helton na parte final do prolongamento demorava uma eternidade a voltar a colocar a bola em campo, parece que estava a segurar o jogo, tinha mais confiança do que eu nos penalties, mas ele não é Guarda-redes para defender penalties, ainda por cima contra um Guarda-redes que tem um enorme sangue frio na baliza dos alemães, também ai se ganham jogos, lá perdemos porque o Helton fez uma defesa incompleta, e cá o Neuer fez 4/5 intervenções enormes e no golo não tem hipotes e ainda defende 2 penalties.
A lesão de Bosingwa obrigou a queimar uma substituição e a perder a asa direita do FCP, aquela que estava mais activa neste jogo, foi pena.
Pedro Emanuel estava algo trapalhão, e fez dois tres atrasos que quase comprometiam o Helton.
Bruno Alves, já não tinha grande confiança para as grandes Penalidades, ainda mais quando ele é o segundo a bater pelo FCP, não percebo esta lógica, normalmente quem bate melhor os penalties é quem está habituado a bate-los e eu nunca vi o Bruno Alves a marca-los, mas como o Lisandro logo a seguir também permitiu a defesa do guarda-redes!!!
Quaresma, aos 118m., recebe a bola que Bruno Alves recupera na defesa (e Bruno Alves vai-se colocar na area junto dos avançados), e Quaresma descaido sobre o lado esquerdo passa por dois defesas com sorte no ressalto e com tudo para centrar com o peito do pé e colocar a bola na area para um possivel lance de perigo, o que ele resolve fazer?
Pois, voltar atrás e tentar fintar novamente os dois defesas.
Ele há jogadores que nunca aprendem, é por estas que eu acho que o Quaresma pode ser um génio, mas como não percebe o futebol colectivamente, nunca será tão decisivo nem tão importante para uma equipa como o são jogadores como Cristiano, Lampard, DECO, entre outros, ou seja, eu não o comparo a jogadores bons, mas a jogadores excelentes, e é com pena que o vejo perder-se e a não evoluir, (tenho dito, é que este lance tirou-me completamente do sério).
Quanto ao jogo, foi um FCP tal como eu tinha planeado, com os três homens da frente a serem bastante móveis, e a tanto aparecerem nas alas como no meio, servidos por um Lucho que tentava ser o dinamizador do ataque, e com Bosingwa pela ala direita a levar também perigo e a ser muito interventivo no ataque.
Mas o problema foi que o FCP entrou bem no jogo e no minuto 15 cria 2 ocasiões de golo, primeiro por Lisandro e depois por Tarik que incrivelmente permite a defesa do GR., o problema foi que até ao intervalo o FCP não conseguiu aumentar o ritmo de jogo, pois os alemães jogam a um ritmo baixo e como se viu não têm pilhas para mais, mas o FCP também não conseguiu impor completamente o seu estilo de jogo.
Na 2ªparte o FCP entrou da mesma forma, mas sempre algo incomodado com o facto do Shalke não dar espaços nas costas e com medo de sofrer um golo que podia ter acontecido aos 65m, quando Helton evita o golo ainda que em falta, pois defende com as mãos fora da area.
Isto depois do FCP ter falhado por Tarik aquele que seria o golo mais fácil de marcar num jogo da Liga dos Campeões, mas Neuer fez uma defesa enorme perante um excesso de confiança de Tarik que perdoou claramente neste lance, Jesualdo tirou-o quase logo de seguida, é imperdoavel num jogo destes ter estas falhas.
Infelizmente Farias tambem não encaixa ainda muito bem neste FCP a este alto nivel, e tambem teve a sua perdida, pois após um excelente passe de Lucho, domina a bola para trás e remata já em queda, se o dominio de bola tivesse sido bom...
Assim, quando Fucille é expulso, pensei que estava feito, com 0-0 a 10m. do fim, mas Lisandro depois de um excelente passe de Lucho (mais um) e de uma insistência de Quaresma, Lisandro fez um grande golo, e levou o jogo para prolongamento.
Não sem antes dos 90m., o FCP ainda ter criado um melhor futebol até ao fim, sempre mais dinamico, ainda que com apenas 10 em campo.
No prolongamento, foi novamente o FCP melhor que o seu adversário, apesar do Shalke ter saido mais a jogar!!!, mas em lances rapidos do FCP em 2/3 situações só o o facto dos jogadores estarem cansados levou a avaliarem mal algumas decisões e em vez de escolherem melhor as opções de passe para um colega melhor colocado, assim quando Quaresma se antecipa ao ultimo defesa, pois adivinhou bem o mau passe do defesa contrário, mas no momento da decisão, frente a frente ao GR, não teve sangue frio para tentar fintar ou para passar ao Farias que se isolava do seu lado direito, muito pouco descernimento para um jogador de top como o Quaresma que num momento decisivo do jogo, decide mal...(sem mais comentários).
Dai até ao final do prolongamento foi esperar uma jogada de génio do FCP, mas tal não aconteceu, portanto...
Nos penalties, o esperado, ou seja, Helton é um zero á esquerda no que toca a penalties, e Neuer já tinha mostrado que era muito frio e elastico e esta parecia ser a sua noite, e foi...
Quanto aos jogadores:
Helton, bem quando foi chamado a intervir, apesar da defesa fora da area.
Bosingwa, muito bem a subir pelo seu flanco, pena a lesão que condicionou o jogo portista.
Pedro Emanuel, algo nervoso, com 2/3 passes errados para o Helton, faltou serenidade.
Bruno Alves, falhou o penaltie, mas ai Jesualdo é mais responsável, de resto bem perante adversários altos e fortes.
Fucille, estava a fazer um jogo de raça, mas um momento de pouco dominio de bola obrigou-o a fazer uma jogada mais perigosa, e isso custou-lhe a expulsão, ainda que exagerada.
Paulo Assunção, o melhor jogador em campo, enorme a forma como tapa os caminhos no meio-campo.
Raul Meireles, fez um jogo razoavel, a ajudar P.A. e a tentar aparecer na frente, ainda jogou a defesa esquerdo e não comprometeu.
Lucho, fez uma meia duzia de passes teleguiados para os colegas da frente, uma série de bons cortes, mas acho que lhe faltou tentar o remate de fora da area, num aspecto em que o ano passado estava bem melhor.
Tarik, muito bem tácticamnnete, só isso permitiu sair duas vezes da ala e ganhar posição em frente á baliza, mas ai foi de um desastre tal, que até ele deve passar mal uma ou duas noites, eu passaria, então falhar aquela segunda oportunidade, é preciso galo...
Quaresma, outro que até nem esteve mal, ora no flanco direito, ora esquerdo, só que no memento chave do jogo, +- aos 100m (acho), tem uma perdida incrivel, nesse momento definiu-se um jogo, a inoperância atacante do FCP perante um GR que defende tudo numa equipa demasiado fraca para passar aos quartos de final da CL...
Lisandro, deu tudo em campo e marcou o golo que igualava a eliminatória, pena que não tivesse aparecido ele a resolver este jogo no prolongamento, seria elevado a herói, tanto que ele se esforçou e lutou por um resultado diferente, mas também falhou o Penaltie...
Mariano, entrou bem em campo, mostrando serviço, e numa posição que não é a sua, esteve muito bem a fecar a ala direita e esquerda da defesa.
Farias, algo inconsequênte para este nivel de exigência, mas não há grandes opções, ainda falhou um possivel golo, pois domina mal a bola e remata por cima.
Marek Cech, entrou para equelibrar a defesa e fe-lo bem, ainda teve um bom momento num excelente chapeu que quase suprendia Neuer.
Jesualdo Ferreira, perante algumas contrariedades neste jogo especifico, até esteve bem tacticamente na forma como foi gerindo a colocação da equipa em campo nas diversas fases do jogo, mas precisava de ter colocado a equipa a jogar com mais intensidade logo desde o 1ºminuto e não esperar que o tempo passasse, falta espirito, alma para levar este FCP com estes jogadores mais além, de os levar a superarem-se, ou seja, é bom treinador, trabalha, é realista, mas não se supera, com este vai ganhar 2 campeonatos, mas fica pela 2ªvez seguida nos oitavos de final da CL, pouco, muito pouco.
Como já referi atrás, EXIJO a conquista da Dobradinha, pois este Campeonato tem equipas muitos fracas, e o FCP tem obrigação de o conquistar, bem como á Taça, pois com a melhor equipa é claramente melhor, assim não pese negativamente este afastamento prematuro da prova que é mais condizente com o FCP a nivel Europeu, mas perante a qual ainda falta algo neste plantel e nesta equipa para se chegar mais longe.
Para suavizar, estou a ver na RTP memória o Werden Bremen-0 / FCPORTO-5 do tempo do Mister Bobby Robson, Rui Felipe, Kostadinov, Secretário, Domingos, Timofte (P.).