domingo, julho 18, 2010

Transmissão ao vivo do FCPorto x Ajax

Podem ver a transmissão aqui:

http://atdhe.net/21278/watch-porto-vs-ajax (off)
http://www7.livetv.ru/webplayer.php?t=ustream&c=36749&lang=pt&eid=49526&lid=36749 (off)
http://livetv.ru/webplayer.php?t=ustream&c=36782&lang=ru&eid=49526&lid=36782


Incidentes.

12'30'' - Golo do FCPORTO!!!
Hulk recebe passe de ruptura sobre o lado direito, passa pelo guarda-redes e consegue cruzar para James que só tem de encostar para o 1º golo. Hulk parece ter cruzado com a bola já fora das 4 linhas.

1-0 para o FCPorto!

O FCPorto bateu o Ajax por 1-0, golo de James, após jogada de Hulk, lançado por Belluschi. Foi uma exibição agradável que serviu para mostrar que esta equipa do FCPorto está diferente num aspecto fundamental: não se encolhe perante o adversário nem temporiza demasiado mas, pelo contrário, é uma equipa que, quando não tem bola, procura recuperá-la o mais rapidamente possível através de uma forte pressão sobre o adversário. Há ainda aspectos a rever, o FCPorto falhou várias vezes na ocupação da zona central em situação defensiva e permitiu ao Ajax a exploração dos remates de meia distância. Seja como for este FCPorto está a crescer e ainda há muito caminho a percorrer... e ainda faltam os mundialistas!

sexta-feira, julho 16, 2010

CJ revoga castigos ao FCPorto, Hulk e Sapunaru
Porque uma coisa é a lei e outra é quem a pratica

O CJ da Federação Portuguesa de Futebol deu mais uma machadada no defunto CD da Liga ao revogar os castigos, em forma de multa, que este último organismo havia imposto ao FCPorto e aos seus jogadores Hulk e Sapunaru de, respectivamente 4.000, 400 e 250 euros, por alegada quebra de segredo de justiça.

Segundo o CD da Liga, conduzido como se sabe pelo brilhantismo, vedetismo e amiguismo de Ricardo Costa, o Baltazar Garzón português, decidira castigar o FCPorto e os seus dois jogadores devido ao surgimento, nos meios de comunicação social, de vários detalhes sobre o famigerado processo que haveria de levar à suspensão de Hulk por 4 meses e de Sapunaru por 6 meses. Este castigo seria reduzido para 3 e 4 jogos apenas, respectivamente, garantindo à pandilha do CD da Liga a entrada directa no anedotário do futebol português, ao mesmo tempo que feriam de morte a verdade desportiva da última edição do campeonato, ganho, como se sabe, pelo clube de um estádio onde vários juízes do tal CD da Liga eram presença assídua.

Para este último castigo por quebra de segredo o CD da Liga sustentou toda a sua argumentação no facto de as informações terem vindo a público depois de os jogadores terem sido informados das acusações que pendiam sobre eles, isto após, curiosamente, a própria FPF o ter sido também. Ora, o CD da Liga deduziu sem apelo nem agravo que os responsáveis pela fuga de informação haviam sido os jogadores e nunca o número incerto de membros da FPF que também já sabiam dos vários detalhes das acusações...

Este é mais um pormenor que vem confirmar a ligeireza e a má fé com que o CD da Liga pautou a sua actuação, privilegiando o ataque deliberado ao FCPorto, clube graças ao qual conseguiu ficar sob os holofotes em diversos tempos de antena aos quais nem os magistrados do Processo Casa Pia poderiam algum dia aspirar.

Como diz, e bem, o meu amigo Vila Pouca, uma coisa é a lei e outra quem a pratica.

quarta-feira, julho 14, 2010

Walter: Será desta? Brasileiros dizem que sim

Segundo avança a imprensa brasileira, o folhetim Walter poderá estar concluído desfeitos que estão alguns equívocos, garantindo que o FCPorto terá finalmente conseguido o acordo com vista à transferência do jogador.

Segundo o Lancenet, o empresário Juan Figger adquiriu 50% dos direitos de Walter, que estavam na posse do Internacional de Porto Alegre, e mais 25% que estavam na posse do clube São José de Porto Alegre, tendo depois chegado a acordo com a SAD portista. A vinda do jogador para o FCPorto representa uma aposta pessoal do empresário que quer rentabilizar o seu investimento e é aí que torço o nariz.


Este tipo de política de investimento significa que no final de cada época, independentemente do valor do jogador, teremos um empresário a tentar colocar o jogador noutro clube europeu, intenção que Juan Figger, aliás, já várias vezes declarou.

Fica agora a curiosidade em saber se o jogador, rotulado de lutador incansável e de grande capacidade física (mas não são eles todos bons quando chegam?) justificará em campo todo este esforço. A ver vamos...


segunda-feira, julho 12, 2010

De volta às lides no arranque da nova época

Cá estamos de volta após uma prolongada ausência para opinar sobre o dia-a-dia do FCPorto e para nos deliciarmos com os intrincados meandros do fascinante futebol nacional. A todos pedimos desculpa pela ausência.

Em Marienfeld, o FCPorto agora sob o comando técnico de André Villas-Boas, uma aposta corajosa e arriscada num jovem técnico metódico e ambicioso, prossegue a sua preparação, visando implementar o seu conceito de modelo de jogo.

Tenho altas expectativas relativamente ao trabalho de André Villas-Boas. Já anteriormente, quando ainda treinava a Académica, elogiei várias vezes o nível de jogo da Briosa, assente na posse de bola e na sua eficaz circulação. Promete pois ser uma rotura com o passado recente, no qual o FCPorto não sabia fazer gestão de posse de bola e assentava o seu modelo de jogo nas famigeradas "transições rápidas".

Também houve da parte da SAD um interessante investimento em contratações, sendo a mais sonante sem dúvida a de João Moutinho, várias vezes elogiado por Pinto da Costa nos últimos anos como "jogador à Porto". No entanto, outros nomes se perfilam como verdadeiros reforços em perspectiva como James (leia-se "Jámes" e não "Jeimes"), Souza e Ukra, um jogador em relação ao qual tenho elevadas expectativas. Infelizmente, Castro parece novamente fadado ao empréstimo... a não ser que convença de forma peremptória o técnico azul e branco. A concorrência no meio-campo será feroz.

Nos últimos dias chegou ainda Emídio Rafael, uma aposta pessoal de Villas-Boas, para integrar o leque de opções para o lado esquerdo da defesa. No entanto, tendo em conta o passado recente de defesas-esquerdos contratados à Académica (Lino, Ezequias,...), é uma contratação a encarar no mínimo com algumas reservas. É mais um jogador com escola do Sporting e que foi titularíssimo na Briosa na última época. A ver vamos.

Contudo, os verdadeiros reforços são sem dúvida Varela e Ruben Micael, recuperados das suas lesões e já integrados nos trabalhos com o restante plantel.


Indefinições

Quem continua no limbo saídas/permanências são Raul Meireles e Bruno Alves, ambos assumidamente (desde a época 2008/2009) com vontade de sair. Para ambos existe mercado. Meireles já foi apontado ao Real Madrid e ao Chelsea (que vai reestruturar o meio campo) enquanto que o actual capitão surge como opção também para os londrinos, que poderão deixar sair Ricardo Carvalho para o Inter, e para o Barcelona, agora com uma vaga no plantel com a saída de Chigrinskyi e Puyol já em fase descendente da carreira e a pensar na retirada.

Sendo preferível a venda dos dois jogadores do que os ter contrariados no plantel, o FCPorto só terá a ganhar em resolver a situação dos dois o mais rapidamente possível. Alternativas existem e só esperam uma oportunidade.