sexta-feira, fevereiro 29, 2008
Gestão
De volta estão Bruno Alves, Fucile, Helton, Quaresma e Raul Meireles que foram poupados no jogo contra o Gil Vicente.
Jesualdo poderia aproveitar para trocar Lucho por Mariano no 11 inicial, poupando assim um jogador fundamental e potenciando o aparente bom momento de outro.
Como eu alinharia a equipa (4-3-3): Helton - Fucile, Bruno Alves, João Paulo e Cech - Paulo Assunção, Raul Meireles, Mariano - Tarik, Quaresma e Farias.
quinta-feira, fevereiro 28, 2008
Estamos nas meias finais
E agora... venha o Benfica
Mais alguém aposta numa final Setúbal x Porto?
terça-feira, fevereiro 26, 2008
Relembrando o Titulo Europeu do FCP em 2004
Aqui fica a lembrança de uma conquista especial, a do BI, e com fé para a conquista do TRI na Champions League já este ano.
Carlos Alberto
Deco
Alenitchev !!!
segunda-feira, fevereiro 25, 2008
Normalidade absoluta...
quarta-feira, fevereiro 20, 2008
Shalke04 - 1 / FCPORTO - 0
As alterações no FCPORTO
Jesualdo, em virtude da ausência de Bosingwa na lateral direita e depois de ter jogado na Madeira com Fucille na direita e Cech na esquerda e fruto da má perfomance de Cech na esquerda, Jesualdo resolveu colocar João Paulo na direita e puxar Fucille para a esquerda, e se esta ideia nem era mal pensada, o jogo provou que Jesualdo estava errado.
Mas não terá sido a defesa que comprometeu, mas sim o meio-campo e o extremo do lado esquerdo do ataque que estiveram ausentes na protecção do seu lateral, senão vejamos.
Ao se colocar Lucho na esquerda do meio campo e sabendo-se que Lucho tem uma forte vocação ofensiva, isso provocou que a equipa estivesse desiquilibrada e após 10m. de jogo isso era perfeitamente visivel e durante o grande parte do jogo, o Raul Meireles manteve-se no lado direito do meio campo, a fechar bem, mas sem sair bem para a frente do ataque, e Lucho jogando sobre a esquerda perto de Quaresma desiquilibrou a equipa defensivamente.
Na frente, ao jogar Farias obrigou que Lisandro caisse na direita do ataque e Quaresma na esquerda, mas se Lisandro cumpriu as suas obrigações, já os outros dois, tenho as minhas duvidas.
Isto porque Quaresma, nem no golo do Shalke marcou o seu defesa que foi até á area contrária sem marcação do seu homem, o que provocou o desiquilibrio da defesa do FCP, e como Helton em vez de sacudir a bola para fora, fez um gesto errado e defendeu para a frente.
E Farias, jogando de inicio, ocupa o lugar de Lisandro, mas como Farias não ocupa o espaço como Lisandro ocupa, isso terá provocado que no meio campo do FCP só jogava com 3 homens contra 4 do Shalke, se tem jogado Lisandro no meio, concerteza teria havido uma pressão alta mais eficaz, como se viu quando entrou Tarik.
Ou seja, para mim, a equipa inicial para este jogo teria sido:Helton;A defesa até poderia ser a de Jesualdo;Lucho do lado direito, P.Assunção e Meireles na esquerda, como tem jogado toda a época;Tarik, Lisandro para ocupar 2 posições e Quaresma com mais liberdade ofensiva porque Meireles fecharia sobre o lado esquerdo no apoio ao lateral esquerdo.
Se era tão fácil manter as rotinas de jogo que tão bons resultados deram, porquê alterar, principalmente na zona fulcral do campo, que é o meio-campo. Porquê?
Estava com medo do adversário? Deste adversário?
Depois também não sei como é que se entra num jogo da Liga dos Campeões de uma forma tão amorfa, tão facilitista, tão desconcentrados, acho que nos primeiros 10m., Fucille não acertou um passe de 3/4 metros, não percebi este inicio de jogo e como tal, acho que os próprios jogadores em virtude das alterações tácticas de Jesualdo, ainda não tinham percebido o seu posicionamento em campo.
Mas mudar o esquema num jogo tão importante da época não foi um bom prenúncio para o jogo em si.
Agora é preparar bem melhor tácticamente o jogo em casa, mentalizar a prima-dona que estes é que são os jogos importantes da época.
Quanto aos jogadores, Helton, esteve mal no lance do jogo, mas depois teve algumas 3 intervenções bastante positivas, os centrais também estiveram bem, Bruno Alves e principalmente Pedro Emanuel com voz de comando, João Paulo também esteve bem defensivamente, seja a lateral direito como esquerdo, mas não se lhe pode pedir para subir no terreno, Fucille, muito mal no inicio de jogo, mas porquê também não teve o apoio que era necessário, melhorou quando foi para lateral direito e acabou esgotado, (aparenta debilidades fisicas).
P.Assunção, esteve muito bem nas suas tarefas defensivas, ocupou bem os espaços e batalhou QB para ser dos melhores em campo. Raul Meireles esteve fora da sua posição normal, então no fim acabou como extremo direito sem se justificar, mas esteve algo ausente do jogo, sacrificado pela táctica em si. Lucho também jogou fora da sua posição normal, e demorou a aparecer no jogo, melhorou na 2ªparte, mas não foi o Lucho sereno e rápido no passe que costuma ser, talvez por Jesualdo ter mudado tácticamente a equipa.
Lisandro, enorme, correu, lutou, ... e falhou um golo que teria merecido inteiramente e teria dado o empate no jogo, infeliz nesse lance, mas de resto nunca virou a cara á luta, defendeu, veio atrás buscar jogo, pena que alguns companheiros não ponham metade do seu empenho no jogo, começou do lado direito, tentou aparecer no meio no apoio a Farias, e quando Farias saiu, criou lances e teve mais espaço para aparecer. Farias esteve muito preso de movimentos, e não entrou bem no jogo, mas também não teve bolas vindas de cruzamentos para conseguir fazer a diferença na area. Quaresma, mal, esteve mal neste jogo, não conseguiu passar uma vez pelo seu marcador directo, e pior do que isso, embirrou e jogou mal durante o jogo todo, e nem um livre lhe saiu bem...pouco, muito pouco para um Quaresma que tem de render bem mais...Tarik, também não entrou bem no jogo e jogou demasiado encostado a Lisandro no meio, e não na extrema como é normal, tendo jogado pouco.Mariano, entrou para falso lateral direito... e outras opções crediveis de banco nesta altura da epoca??? Opções para virarem um jogo???
Confesso que esperava um jogo muito melhor do FCP, num terreno de grandes recordações e triunfo para o FCPORTO, talvez este FCP ainda não esteja a um nivel tão alto como aparenta estar quando joga no nosso campeonato, mas mesmo assim acredito que tem valor para virar esta eliminatória, julgo que o Shalke 04 é uma boa equipa, mas o melhor FCP desta época é bem melhor que o Shalke, desde que Jesualdo não invente outra vez, como costuma fazer nestes jogos...
terça-feira, fevereiro 19, 2008
De volta ao palco da consagração
segunda-feira, fevereiro 18, 2008
Liga Zé do Boné - Betadin : 2ª FASE
Fruto de arbitragens tendenciosas, escolhas técnicas pouco claras e situações de jogo no mínimo suspeitas, o Visconde entra nesta fase na liderança da competição mas tudo pode ainda acontecer.
À entrada para esta jornada, a classificação é a seguinte:
Recordo que se inicia amanhã após as 19h30 uma janela de transferências que encerra no dia 25 pelo que, se ainda não o fizeram, poderão aproveitar para reajustar o plantel.
Recordes:
Líder: Visconde, 328 pontos
Mais pontos numa jornada: Wolverine23, 81 pontos
domingo, fevereiro 17, 2008
Maritimo-0 / FCPORTO-3
Terá sido dos jogos que melhor me soube ganhar esta época, e isto diz bem da dificuldade tradicional que o FCP enfrenta sempre que se desloca ao Funchal para defrontar o Maritimo, e este jogo, apesar da diferença expressa no marcador final não foi excepção.
Com uma baixa no "onze" principal, Zé Bosingwa por lesão, Jesualdo Ferreira colocou Fucille á direita e Marek Cech a desempenhar o papel de defesa esquerdo, de resto, a continuidade justa de Farias deveu-se ao bom desempenho que este tem revelado no que concerna a golos marcados.
Nota I
quarta-feira, fevereiro 13, 2008
segunda-feira, fevereiro 11, 2008
Sertanense FC-0 / FCPORTO-4 (Festa na Taça de Portugal)
1ºGolo - Tarik Sektioui (8m.)
2ºGolo - "Tecla" (36m.)
3ºGolo - Kazmierczak (45m.)
4ºGolo - Farias (49m.)