sábado, janeiro 19, 2008

Os Reajustes do FCPORTO no Mercado de Inverno













Lisandro, á semelhança de Lucho há cerca de 1 mês, o FCP adquiriu também a totalidade do passe de Lisandro, no total +- 8 milhões, com os golos e a vontade que ele já demonstrou direi que está bem aplicado, fossem todos como ele e seriamos Campeões Europeus. :)

Helder Barbosa, (o novo 21), o regresso de um jogador do FCP, ainda muito jovem, mas rápido, com bom poder de decisão e técnicamente muito bom, falta-lhe adquirir maior poder de choque para ganhar mais bolas divididas e aguentar a um ritmo alto os 90m. de um jogo. Um Bom substituto para a posição de extremo (que o FCP precisava, pois Mariano tarda em se afirmar e Lisandro está excelente no meio) e que Tarik estava a desempenhar bem, mas a CAN levou por um ou dois meses.

Parece-me que de todos os emprestados, este é o que mais mostrou nesta meia época, portanto é justo o seu regresso, assim ele duplique o seu empenho nos jogos e treinos do FCP. Acho também que Claúdio Pitbull também está a fazer uma boa época, mas joga num local, como falso avançado, um nº8 á antiga que o FCP não utiliza no seu modelo de jogo, portanto é coerente Jesualdo não o ir buscar.

Rabiola, (o 39), a entrada a meio da época de Rabiola vindo do Guimarães, clube onde estava emprestado e a completar a sua formação, este jovem de 18 anos, avançado promissor (ao que dizem...), mas não jogava a titular e entrava só ás vezes nos minutos finais dos jogos e apenas fez um golo que deu a vitória ao Guimarães. Eu compreendo este regresso na lógica de inserir este jogador na forma de ser/estar/pensar do FCP o mais depressa possivel, mesmo que só jogue na Intercalar é uma boa jogada, e isso fortalece o jogador (espero), apesar de para o ano o mais certo é ser emprestado, mas como tudo na vida, se ele nestes 5 meses demonstrar vontade e utilidade nos treinos até pode ser uma boa supresa, a ver vamos.

Helder Postiga, uma boa janela de oportunidade para o FCP e para o jogador, conhecendo os ultimos tempos de Postiga no FCP, julgo que este emprestimo foi a melhor opção, pois ele iria jogar muito pouco no FCP, tal a qualidade da concorrência, principalmente de Lisandro e também a provavel utilização que teria de ser dada a Farias e Adriano.

E como o Panathinaikos paga a totalidade do ordenado mensal, é menos um encargo que alivia as contas da SAD por um jogador que estava no banco/bancada. E o Postiga terá de mostrar o seu real valor na Grécia se quer realmente ir ao Europeu (o mais certo é ir, estando a jogar ou não, pela lógica do Scolari, e por isso o jogador provavelmente pouco irá crescer como futebolista), mas pode ser que algum clube o queira no final do Euro.

Edgar, Emprestado á Académica envolvido no regresso de Helder Barbosa, acho que apesar de o ter visto jogar em Paços de Ferreira onde foi muito util á equipa num esquema de 4-4-2, fazendo dupla de avançado com Lisandro e dando um golo a marcar e ganhando vários lances de cabeça na area adversária... Mas se em 15 jogos só num foi titular, e nos outros ia para o banco/bancada, e como é jovem, e agora que já viu como o FCP é grande, só tem é que ir para a Académica de Domingos Paciência e mostrar o seu valor para regressar para o ano, pois eu julgo que pode ser um jogador util no plantel do FCP, e uma vez que o FCP conseguiu mais um ano de emprestimo da Inverfutbol, empresa espanhola detentora do passe deste jogador, sempre pode o Jogador e o clube terem mais margem de manobra.

Leandro Lima, neste caso ainda não está tomada nenhuma decisão, mas claramente Jesualdo não conta com o jogador, não pelas suas capacidades individuais a nível ofensivo, mas como desequilibra a equipa em momentos defensivos, e como Jesualdo aposta muito no 4-3-3, julgo que Leandrinho fazia bem em aceitar ser emprestado á Académida onde poderia realmente jogar na I Liga e mostrar o seu valor para o FCP ver realmente se o jogador consegue dar o salto a nível de velocidade de jogo praticado em Portugal, pois até agora não mostrou isso.

Bruno Moraes, recuperado de "mais" uma grave lesão, em principio será emprestado ao Guimarães, o que a verificar-se, é uma boa escolha por parte do FCP, pois o jogador teria hipotese de jogar a um nivel alto e mostrar se tem ou não pedalada para singrar no FCP, apesar de neste momento eu duvidar disso, e ele e o Pai também não ajudam nada...

Luis Aguiar, jogador que não estava a jogar a titular no Estrela da Amadora e o FCP optou por o colocar na Académica para jogar mais, a ver vamos se o jogador também se empenha mais e demonstra o porquê do FCP o ter contratado.

Ibson, aprentemente estará emprestado ao Flamengo até Junho de 2008, eu pessoalmente acho que Ibson é um belissimo jogador, mas para velocidades de jogo baixas, ou seja, não duvido que ele faça novamente 6 meses muito bons no Brasil, mas será que não seria melhor empresta-lo a um clube Europeu para ganhar outro andamento para o ano voltar ao FCP e se afirmar definitivamente???

Notas Soltas I - Provavelmente os jogadores para sairem do FCP no final da presente época serão Bosingwa, Lucho e Quaresma e por valores bem altos (40 milhões por cada, para começar... a falar), quando entraram, quanto valiam mesmo??? E a preparação da Época 2008/2009 já começou...

Notas Soltas II - Aparentemente o contrato da TVI e da Liga de Futebol para a transmissão de jogos em canal aberto termina no mês de Maio deste ano 2007/2008...ALELUIA, ALELUIA, estou farto das incompetências jornalisticas e tendências clubistas que aqueles pseudo-jornalistas lá dizem, é com tamanha baboseira e incoenrência por parte da "TVI" ao nivel do desporto que até mete dó, e passar os resumos da jornada á 1 da manhã de Domingo diz bem do interesse real que eles dedicam ao Desporto naquele canal, enfim, espero que o próximo contrato com um outro canal, o Desporto e o Futebol sejam colocados a horários decentes.

Notas Soltas III - Para o jogo da Taça FCPORTO - D.Aves espero um vitória segura e clara, a minha equipa com melhores convocados a jogar de inicio:

Nuno

Fucille, João Paulo, Pedro Emanuel, Marek Cech

Lucho, Bollati, Kazmierczak

Lisandro, Adriano, Quaresma

Ventura, Stepanov, Lino, Castro, Mariano, Farias e Rui Pedro.

Sem comentários: