sexta-feira, novembro 30, 2007

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 5


Pois é... a jornada 5 trouxe algumas importantes alterações à classificação da Liga Zé do Boné / Betadin.
O destaque vai para Didier Drogba que de forma muito suspeita marcou 2 golos e contribuiu para a recuperação do primeiro lugar pela equipa do Visconde.
O Pavlov parece atravessar uma fase de menor fulgor e está agora no último lugar.
A 6 e última jornada irá com certeza ser bastante interessante pois, se algumas equipas já têm a passagem à fase seguinte garantida, outras irão ter de "comer a relva". Esperam-se pois algumas surpresas nos onze iniciais das equipas na Champions que poderão afectar a classificação da Liga ZdB / Betadin.

Equipas já apuradas: Chelsea (1º lugar assegurado), Milan, Celtic, Barcelona (1º lugar assegurado), Man Utd (1º lugar assegurado), Roma, Inter (1º lugar assegurado), Sevilha e Arsenal.
Equipas em luta pelo apuramento: Porto, Marselha, Liverpool, Besiktas, Rosenborg, Shalke, Valencia, Rangers, Lyon, Fenerbahce, Celtic, Shaktar.
Equipas apenas em luta pela UEFA: Benfica.

quarta-feira, novembro 28, 2007

Liverpool-4 / FCPORTO-1

Pois, Jesualdo, é o que dá dizer que este jogo tem pouca pressão, já devias saber que assim há jogadores que saiem do jogo antes de ele acabar... e isso está-se a pagar caro..., primeiro um empate na Amadora, agora um derrota contra o Liverpool...
Momentos do Jogo:
36m. - Lucho isola Lisandro, que com Mariano ao lado prefere o remate em vez de dar o golo ao colega, eu sei que Lisandro tem marcado muitos golos e hoje fez mais um com um brilhante golpe de cabeça, mas neste lance tem de ser golo, porque o FCP estava a controlar melhor o jogo e a sair bem com vários homens para criar perigo na zona defensiva do Liverpool, por isso, se neste momento o FCP se adianta no marcador, isso iria trazer grande nervosismo ao adeptos do Liverpool, ou seja, Lisandro tem de continuar a evoluir, e isso só o poderá fazer se em outro lance destes decidir pela melhor opção e passar a bola ao colega, visto que este só teria de encostar a bola ao fundo das redes...
78m. - Torres passa por Stepanov como manteiga por pão e desfaz a igualdade num momento em que o FCP sofria na defesa, e faz o 2-1, o que estranhou, (porque já não é estranho, ou anormal Stepanov afundar a equipa) foi a forma como a equipa não reagiu ao golo sofrido, ou seja, pareceu-me que alguns jogadores ficaram descrentes na hipotese de outro resultado que não a derrota do FCP, e isso foi muito mau de observar.
84m. - Depois de J.Ferreira ter partido a equipa com uma substituição normal???, (sai um médio defensivo por um avançado) e num livre frontal, Stepanov faz o habitual penaltie da ordem e ai sim, a equipa perdeu-se completamente em campo, e o 4ºgolo já foi mais uma consequência esperada do que outra coisa qualquer, tal o desacerto naquela defesa e equipa.
Notas sobre o jogo:
O FCP não jogou mal até aos 70m., antes terá tido neste jogo até aos 70m. uma hipotese muito boa de ganhar fora, com a inclusão de Kaz por Meireles e Mariano por Tarik, ou seja, fruto de um 433 falso, muitas vezes um 442, com muitas trocas entre Mariano e Lucho, e muitas triagulações isso permitia ao FCP ter alguma posse de bola, e alguma qualidade no seu futebol, claro que o Liverpool com um futebol mais directo causava aquela sensação de poder criar perigo em lances isolados sem ter de fazer muito futebol para isso.
Com este esquema no meio campo, o FCP conseguia controlar o jogo e mesmo depois da falha de Lucho no 1ºgolo, pareceu-me que era ele que estava a marcar o Torres, apesar de achar que deveria ser um central...!!!, o FCP respondeu bem e Lisandro empatou num golpe de cabeça depois de um cruzamento tenso de Kaz.
Falando dos novos, Kaz esteve bem enquanto jogou, tal como Mariano que perdeu gáz na 2ªparte, mas que enquanto tiveram garra e força fisica conseguiram fazer o que lhes tinha sido pedido, também me parece que Cech esteve num razoavel plano e não foi por eles que o FCP perdeu.
De notar que quando Kaz saiu para entrar Meireles, o FCP pegou no jogo durante uns 5/10m. e conseguia criar sensação de perigo para o Liverpool, mas depois as opções já na defesa adversária eram sempre as erradas, ou seja, faltou classe nesta altura para fazer a diferença, e num jogo destes, se Lucho se eclipsa e Quaresma não aparece, sobram poucos para fazer a diferença, e foi isso que aconteceu, Tarik não trouxe nada de novo, mas Mariano também já não tinha forças para mais...!!!
Ou seja, aqui Jesualdo colocou os habituais em campo, e estes não conseguiram corresponder como se pretendia, pois os novos, apesar de pouco jogarem, não tem pernas para 90m., o que fazem nos treinos!!!...???
Ainda pensei que Jesualdo trocasse o Lucho pelo Bollati, pois o Lucho já estava em perda fisica, e isso nota-se logo na equipa, foram vários os jogadores que foram perdendo o gáz... e a cabeça... e o posicionamento em campo...
E depois dos 70m., o que aconteceu?
Aconteceu que uma equipa tinha de ganhar o jogo e a outra apenas estava lá para fazer mais um jogo...!!!, pelo menos foi esta a mensagem que Jesualdo passou antes de este jogo, que o FCP mesmo que perdesse não hipotecava a possibilidade de passar aos quartos de final, mas ao transmitir esta ideia, disse claramente aos jogadores que o jogo tinha pouca pressão e assim houve alguns jogadores que meteram folga, caso do Quaresma, que esteve muito ausente do jogo, ele que costuma aparecer nestes jogos onde tem espaço nas costas dos defesas adversários, infelizmente também me pareceu que Lisandro aos poucos foi ficando cansado... e Postiga entrou só para serem 11 em campo, ou melhor, 10, já que Stepanov não conta...
O ritmo dos ingleses é muito alto para o que estamos habituados por cá...
E depois, claro, aconteceu Stepanov, foi por ele que Torres passou, Torres que recebe a bola de costas com o defesa a marcar e mesmo assim passa por ele e marca um belo golo, com Stepanov numa poltrona a ver a banda passar, mais uma vez, enfim..., e para não destoar, passado uns minutos, ainda faz mais um penaltie estupido, ou seja, 2 golos dados por ele num jogo destes, é caminho completo para o desaire final, que me recorde, já vai para ai em 7 golos...!!! de falhanços do Stepanov, bancada já... (Marselha, Belenenses, Marselha, 2 Estrela, 2 Liverpool), lembro-me que João Paulo por um erro contra o Liverpool perdeu o lugar!!!
E ainda para mais com Pedro Emanuel já recuperado e com voz de comando naquela defesa, o lugar só pode ser dele, mesmo que isso implique que Stepanov fique aborrecido, mas quem não é competente não pode jogar no FCP, ele que reflicta e que evolua nos treinos para ter hipotese que outros já tiveram.
O 4ºgolo é um lance tipicamente inglês, com um jogador sozinho...!!! (quem o marcava) na pequena area a importunar Helton (que se fiou na falta), e falhou mais um cruzamento na pequena area, como guarda-redes tem de se aprender a impor nestas saidas da baliza em futebol aereo, e com Crouch a aparecer sozinho (outra falha de marcação, agora de Bruno Alves).
Nota final:
Inadmissivel como a equipa perde o norte em campo após o 2-1, ou seja, não houve nenhuma voz de comando, ninguem que pensasse e pegasse na bola e acordasse os outros para o jogo que faltava jogar, ou seja, se o Liverpool tem arriscado mais cedo na mudança da tactica 442 para 433, com Crouch entre os centrais, então se em vez de 20m., fosse mais tempo, como seria???
Jesualdo é preciso responsabilizar os jogadores, e educa-los para alterações dos adversários em campo, para não acontecerem estes desaires, depois de 70m. de bom jogo, passou-se para 20m. de pesadelo, ...!!!
Muito mau, e com os resultados desta jornada, chegamos á ultima jornada a ter de pontuar, de preferencia ganhar em casa ao Besiktas para ficar-mos em 1ºlugar, mas corremos o risco de ir só á Uefa, e era tão desnecessário correr esse risco.
Agora é levantar a cabeça, apostar na equipa "normal" para o jogo da Luz e jogar para ganhar lá, com competência e acima de tudo, vontade de mostrar que somos melhores e queremos ganhar lá porque temos equipa para isso.
Helton;
Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucille;
Lucho, Paulo Assunção, Raul Meireles;
Tarik, Lisandro, Ricardo Quaresma.

sábado, novembro 17, 2007

Livrou-se de boa...

Estava a vasculhar os arquivos e encontrei esta bela imagem que nos remete para um
dos episódios mais caricatos de uma época de transferências. Na altura o Benfica anunciava em alto e bom som que acabara de assegurar um trio de peso: Maxi Lopez, Lisandro Lopez e Nuno Assis.

O resto da história é conhecida: Maxi Lopez preferiu ir para suplente do Barcelona agradecendo pelo caminho ao Benfica pelo interesse, Lisandro Lopez é o actual melhor marcador da Liga e Nuno Assis a.k.a. Nuno Picas Assis, esteve um ano a receber subsídio de férias.

Memories... like the corners of my mind...

Um estádio único no Mundo

O Palco de Emoções portista é, a partir de hoje, data do seu quarto aniversário, o primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo com os certificados de Qualidade e Ambiente, títulos entregues por Miranda Coelho, presidente da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que fazem do anfiteatro azul e branco um exemplar único a nível planetário.

A dupla certidão atribuída pela APCER, que distingue os sistemas de Gestão e Qualidade de todas as instalações do F.C. Porto e de Gestão Ambiental do Estádio do Dragão, funcionou como epílogo e síntese de uma efeméride farta em momentos altos, que um vídeo de dez minutos não pôde resumir em rigor. «Conquistámos, em quatro anos, três títulos nacionais», explicou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. «Mais do que conseguiu qualquer outra equipa nos últimos 15 anos».

FCPorto x Vitória FC

FC Porto x Vitória FC
25 de Novembro - 18h15


Preço dos Bilhetes:





sexta-feira, novembro 16, 2007

6 Jogos!

A UEFA parece não ter concordado com a tese de Binya não ter tido a intenção de magoar o seu adversário no jogo com o Celtic e vai daí, imagine-se, decidiu punir o jovem jogador inocente com 6 jogos de suspensão, acrescentando mais um ao castigo máximo previsto que é de 5 jogos.


Uma pena... nós no Zé do Boné acreditamos piamente que não só Binya não quis magoar o jogador, apesar de parecer que o joelho do jogador escocês estava um pouco desfasado da posição onde se encontrava a bola, mas como também acreditamos que ele nem sequer sabia que o adversário estava ali.


O que implica o castigo? Bom, para já falha os 2 últimos jogos da Champions do Benfica. No próximo ano falha os primeiros 4 jogos das competições europeias.

quinta-feira, novembro 15, 2007

Para o Visconde

A equipa do Zé do Boné endereça ao camarada bloguista Visconde (http://ovisconde.blogspot.com) os sinceros votos de parabéns pelo facto que tornou o dia 14 de Novembro num dia marcante.

PARABÉNS CARAGO!!!

PS - Já agora Visconde, aviso-te que há um mega-almoço (TF + R3D) planeado na tua residência em data que oportunamente te será comunicada mas que será provavelmente no dia 1 de Dezembro! Aparece!

domingo, novembro 11, 2007

Estrela-2 / FCPORTO-2

Coxos, Coxos, Coxos... Jesualdo, Helton e Stepanov...
Como empatar um jogo já ganho com as substituições feitas pelo banco, perder 2 pontos desta forma é inadmissivel, sofrer 1 golo de livre do meio-campo com Stepanov e Helton a ver navios de uma forma totalmente amadora, até parecia que estavam a brincar!!! e com o mesmo Stepanov a cometer o penaltie mais infantil que eu já vi, com o jogador contrário virado para fora da area e com P.Assunção já a controlar o lance, inadmissivel, ele que até estava a fazer bons jogos, excepto alguma fragilidade no jogo aereo, talvez lhe tenha custado a titularidade, e talvez até lhe faça bem, pois são erros a mais para um central.
Não é possivel que com Lucho em campo a equipa tenha um controle de jogo e sem ele a equipa pareça á deriva, é preciso trabalhar a equipa, pois a ganhar 2-0, têm é de ter controlo sobre a bola, ter a bola, obrigar o adversário a correr, mas Jesualdo continua com esse problema para resolver, assim, podem surgir mais choques, faltas contra, e livres perto da area, e com Helton e Stepanov a facilitarem daquela forma, não há tactica que resista, e mesmo que o treinador meta sangue novo e alto na equipa, sempre que mexe para trás, não dá bons resultados, como se viu hoje.
Quanto ao arbitro, errou num lance na 1ªparte, quando o avançado do Estrela agrediu Helton com um pontapé e nem amarelo viu, era lance para vermelho, talvez fosse para a jarra se fosse ao contrário!!!
Do jogo, de que interessa fazer uma boa exibição durante 70m., para depois deitar tudo a perder em 10m./15m. de mau jogo, sem posse de bola, com charutos para a frente...O FCP mostrou sempre que é melhor e até aos 75m. mostrou que queria ganhar o jogo e depois entrou de férias com as saidas de Lucho, Tarik e Raul Meireles e como os que entraram não entraram para construir jogo, o FCP deu a bola ao adversário e por isso empatou um jogo ganho, injusto, talvez, para jogadores como o Lisandro, é tremendamente injusto que corra 90m. para depois os "colegas" darem as abébias que deram, e o Lucho, a jogar nos limites, e quando sai (a equipa sente logo a sua falta), não há quem pegue na bola em condições, e o Raul Meireles, saiu porquê? o Kaz joga plantado, não corre, não pressiona... sinceramente, não entendo o Jesualdo ás vezes, sempre a querer defender o resultado, teve responsabilidades neste empate da forma em como colocou a sua equipa a defender o 2-0, e depois o 2-1 quando o que devia era ter procurado fazer o 3-0 para resolver o jogo.
Agora, Helton e Stepanov têm os dois responsabilidades muito grandes neste empate, é inadmissivel dar 2 golos desta maneira, de forma infantil, a uma equipa (Estrela) que jogou com garra e pouco mais.
Já agora, Adriano chegou mesmo a entrar? O homem está chateado por estar no banco ou quê?E o Bolatti, fazer tantas faltas no meio-campo em 20m., é preciso mais concentração,... e Kaz!!!
Não é grave, em 10 jogos ter 8 vitórias e 2 empates, mas começa a ser preocupante o sofrer tantos golos nos últimos jogos (4 em 3 jogos), e a forma como a defesa, não colectivamente, mas com falhas individuais está a ser batida, Marek Cech contra o Belenenses, Stepanov contra o Marselha, e agora Helton e Stepanov contra o Estrela, isso é que é preocupante, o facilitar quando o FCP está em vantagem, isso é que não pode acontecer, principalmente perto do fim do jogo, que já não dá hipotese de reagir e voltar a comandar o jogo...
Jogadores: Helton e Stepanov, sem comentários...
Bosingwa, cumpriu (mas não está na sua forma normal).
B.Alves, cumpriu (precisa de mandar um berro ao Stepanov)
Fucille, cumpriu.
P.Assunção, outra vez enorme, outro que não merecia este resultado.
Lucho, pena não estar em forma para 90m., nos 70m. que esteve em campo foi dos melhores.
Raul Meireles, bom golo (com sorte), mas voltou a percorrer km e a pressionar alto.
Quaresma, pouco em jogo e pouco desiquilibrador, nota-se que lhe falta algo para jogar melhor, mesmo assim deu mais uma assistência.
Tarik, noite apagada, espera-se mais dele pelo que vinha demonstrando nos ultimos jogos.
Lisandro, se o FCP criou perigo na frente neste jogo, muito se deve a Lisandro, excelente golo, azar na bola ao poste que podia ter dado o 3-0 e resolvido (!!!) o jogo, não merecia este resultado.
Adriano, Bollati e Kaz, entraram???
Enfim, de um jogo bom até aos 75m., e de uma vitória (quase) merecida para um empate cedido de forma inglória e infantil, a ver vamos se estes 2 pontos não irão fazer falta lá mais para a frente, é preciso mais e maior concentração para os 90m., pois 15m. tiraram 3 pontos.
Processos a rever pelo Jesualdo, mas parece-me que no FCP há jogadores que se acomodaram neste jogo e outros (os reforços) que demoram a mostrar serviço,... mas Jesualdo é que tem de saber mandar na equipa de forma a tacticamente fechar o 2-0 a 5m. do fim, pois é impensável perder 2 pontos assim.

Novo concurso Zé do Boné!

Nas 3 imagens abaixo, identifique a criatura mais perigosa:



As 10 primeiras respostas certas recebem instantâneamente uma torradeira HD a cores e a pilhas para duas pessoas no Algarve.

sábado, novembro 10, 2007

Se um Binya incomoda muita canela...


Binya aka Death From Above
Depois do sucesso registado com a contratação de Binya, esse jogador marcante (sobretudo para o terço inferior da anatomia de qualquer futebolista adversário), eis que o Benfica foi novamente ao mercado argelino recrutar outro talento, desta feita um jovem chamado de Nasreddine El-Bahari. Presumo que o nome tenha sido um critério decisivo pois assim qualquer árbitro terá muito mais dificuldades em o escrever no relatório do jogo.

Entretanto, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador do Celtic pois, alegadamente, foi uma entrada viril não maldosa para ganhar a posse de bola e nunca teve a intenção de fazer de Brown a versão escocesa do Mantorras. No Zé do Boné estamos plenamente ao lado do jogador, tal como acreditamos piamente que Hiroshima e Nagasaki foram simplesmente intervenções para demonstrar um ponto de vista e nunca com o objectivo de chacinar o maior número possível de civis japoneses.

Também ao que parece, o jovem Binya terá tentado pedir desculpa ao jogador escocês e inclusive tentou mesmo telefonar-lhe para o fazer, o que motiva desde já as nossas sinceras congratulações ao jovem e não maldoso Binya por começar a dar os seus primeiros passos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ficamos a aguardar com expectativa as próximas entradas não maldosas de Binya.