quarta-feira, outubro 31, 2007

FCPORTO-3 / Leixões-0





Lisandro bisa..., FCPORTO ganha...
Pois é, a história deste campeonato é feita dos golos de Lisandro, é caso para dizer, porquê tantos pontas-de-lança no plantel com este Lisandro em forma, cá para mim tinhamos poupado 3,5 milhões de Euros, mas isso são outras contas.
Para já, 8 golos, 8 vitórias, 24 pontos, 8 de vantagem sobre o segundo, 15 golos marcados (poucos !!!, podiam ser mais), 1 golo sofrido (espectaculo, ou a fraca qualidade do nosso futebol perante uma equipa organizada como o FCP).
Pode-se sempre tirar várias conclusões sobre este feito para já do FCP de Jesualdo Ferreira, que é muito táctico, muito geométrico, pouco entusiasmante, mas a verdade é que vai batendo recordes, e é sempre bom começar a época com este rol de vitórias.
E a meu ver, este jogo até deu para rodar 3 jogadores, Cech que entrou logo aos 15m, Bollati que começou a titular e fez os 90m, e Tarik que voltou á equipa depois do mês de "Jejum", e até Lucho descansou 20m, (saiu aos 70m.), e pode-se dizer que as 3 alterações foram conseguidas por J.Ferreira, o que é sempre bom, pois já para o proximo, mais 1/2 jogadores iriam rodar um pouco, isto conforme correr o jogo...
Quanto a este, pouco a dizer, ou muito, consoante o ponto de vista, entrada muito forte, com o FCP a impor um ritmo altissimo, igual ao de Marselha, mas desta feita com 2 golos logo aos 10m, e praticamente o jogo meio resolvido, com isto o FCP pode jogar mais a favor do tempo e fazer "descansar" alguns jogadores...
Quanto a isso, acho que Bosingwa deve descansar mesmo algum tempo, pois para recuperar á pressa e voltar a lesionar-se logo no inicio dos jogos, não é muito bom para ele, nem para Jesualdo que queima uma substituição, é um caso a rever com cuidado.
Quero destacar obviamente Lisandro que continua com uma apetência para o golo incrivel, só lhe falta fazer 3/4 na Europa para a selecção voltar a reparar nele :), destaque também para a boa dupla de centrais que se está a tornar Stepanov e B.Alves, e para o bom jogo, ainda que alguns passes falhados de Bollati, e com ritmo um pouco inferior, mas com Lucho e R.Meireles ao lado torna-se mais fácil, pois estes dois impõem um ritmo muito forte aquele meio-campo, Tarik excelente no golo de classe e Quaresma ás vezes quase se esquece o que é uma equipa, mas quando se lembra faz passes como aquele para o 3ºgolo, que Lisandro antecipou e foi só empurrar, Mariano entrou para o meio-campo mostrando que pode jogar em 2/3 lugares, mas sempre com um ritmo baixo (é por isso que em principio não se deve conseguir impor) e Postiga, esforçado, mas...falta-lhe qualquer coisa agora, mas J.Ferreira está a dar-lhe hipoteses, não sei é até quando, com tantos avançados de fora....!!!!
Agora é preparar o jogo com o Belenenses com cuidado porquê o Jorge Jesus é um treinador muito forte em termos tácticos, mas com o FCP a jogar como está nesta fase, só espero uma vitória do FCP.
PPPOOOORRRTTTTOOOOO!!!!!!

quinta-feira, outubro 25, 2007

A Jornada Europeia pelo "l'Equipe"

Entre o seu percurso brilhante na Champions (2 vitórias em 2 jogos) e o medíocre no Campeonato ( 2 vitórias em 11 jogos), o Olympique de Marselha não soube decidir-se sobre como exibir-se na última Quarta-Feira no Vélodrome no seu 3º jogo europeu.

Os Olympianos não tiveram a mesma audácia que tiveram em Anfield (1-0), acusando uma certa falta de frescura física. O OM, que ainda que tenha estado mais perto da derrota que da vitória, conseguiu um ponto altamente precioso na sua corrida para qualificação face a uma equipa do Porto (1-1) que mereceu melhor dadas as numerosas ocasiões de golo que conseguiu.

Irresistível líder do seu campeonato, com 7 vitórias em outros tantos jogos e apenas com 2 golos sofridos desde o início da temporada (Braga e Liverpool), o clube português poderia ter conseguido o seu objectivo graças a um início de jogo tonitruante, marcado por dois momentos.

Com 7 pontos e apenas um golo sofrido, o clube marselhês terminou a primeira fase à cabeça do seu grupo, o que constitui uma surpresa divina. O Porto encontra-se a 2 pontos, o Besiktas a 3 e o Liverpool encontra-se a 6 pontos. Terrível desilusão para o campeão europeu de 2005 e finalista em Maio último.

Com apenas 1 ponto, os Reds estão longe dos 8ºs de final depois de terem sofrido em Istambul a segunda derrota consecutiva. Um desvio de Hyypia para a própria baliza (13 minutos) e um golo de Bobo (82 minutos) crucificaram a formação de Benitez, que apenas conseguiu reduzir a desvantagem por Gerard aos 85 minutos.


Mandanda sobre o penalty

Steve Mandanda não consegue evitar sentir-se culpado no lance do penalty que permitiu a igualdade ao FCPorto (1-1). O guarda-redes marselhês fala de um golo evitável que se baseou num detalhe. "Todos o lamentamos pois foi um golo que poderíamos ter evitado, eu em primeiro lugar" disse. "Estamos desiludidos porque conseguimos um golo e deveríamos ter conseguido resistir e ganhar este jogo por 1-0 mesmo sendo verdade que é um bom ponto, um bom resultado. Foi um jogo de alto nível que sabemos que se decide por detalhes. Este decidiu-se num erro individual, numa falta de concentração, um erro táctico".

Se o OM deu um passo em direcção à qualificação para os oitavos, o antigo guarda-rede do Havre mantém-se comedido. "Agora restam 3 jogos, muito, muito importantes e muito difíceis. Vai ser preciso geri-los bem para nos qualificarmos. Vamos ter de ir em busca desta vitória (que permite a qualificação do OM). Vamos a Besiktas, um jogo muito difícil, vamos ao Porto daqui a 15 dias e também vai ser muito, muito difícil pois, esta noite, eles colocaram-nos muitas dificuldades e mostraram ser uma equipa enorme, e finalmente recebemos o Liverpool a necessitar de pontos e que vai jogar tudo por tudo.

extraído e traduzido do Jornal L'Équipe

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 3

À terceira jornada da Liga Zé do Boné / Betadin aconteceram várias alterações na classificação, sendo de destacar a recuperação do Filipe e da Joana que se aproximaram do Pavlov que caiu para 4º lugar por troca com a equipa mais fantástica que já alguma vez pisou os relvados virtuais da Champions League.

Por outro lado, o Visconde voltou a fazer 59 pontos. Se é certo que na última jornada se poderiam atribuir fortes responsabilidades pelo acumular de más arbitragens nos diversos jogos da Champions, esta repetição de pontuação poderá deixar perceber um erro no sistema de contabilização de pontos. Ao que parece, o Visconde conseguiu bloquear as bases de dados da UEFA para contabilizarem sempre 59 pontos para a sua equipa.

Seja como for, esta situação será normalizada na próxima jornada e a verdade desportiva será reposta.


quarta-feira, outubro 24, 2007

Champions League - Jornada 3, parte 1

Ontem em Roma o Sporting perdeu uma excelente oportunidade de pontuar face a uma equipa romana que me parece menos fulgurante que no início de época.


Creio que houve do lado do Sporting alguns equívocos tácticos por um lado e mais uma vez a demonstração que outros jogadores como aquele Purovic e oYannick que não estão à altura da qualidade de outros como Miguel Veloso e Moutinho. Claro que a falta de Polga foi fundamental mas ao Sporting ainda falta "aquele" toque de qualidade.


Noutro grupo, o Arsenal espetou uma verdadeira cabazada à moda antiga ao Slávia de Praga, graças ao contributo de Hleb que parecia possuído, confirmando o excelente momento de forma que atravessa, fazendo lembrar o grande Arsenal que cilindrava tudo e todos aqui há uns anos atrás.


Aqui fica uma imagem dessa goleada histórica:






Ups...! Peço desculpa! Imagem errada! A que queríamos exibir era esta:



Quem pára este Arsenal?

domingo, outubro 07, 2007

Académica-0 / FCPORTO-1










Lucho, "El Comandante" decide
Sete Jogos, Sete Vitórias á Jesualdo Ferreira. E o melhor começo de campeonato desde que me lembro... Pode não ser bonito, pode-se não jogar bem,... mas 21 pontos já cá estão.
"Lutem, Lutem, Ganhem, Ganhem,... futebol bonito é no Fifa2007" :)
E pode ser paradigmático, mas é verdade, nos ultimos 4 jogos (Paços Ferreira, Boavista, Besiktas e Académica), é "dificil" fazer mais que uma analise ao jogo do FCP, ou seja, iria-me repetir nas conjecturas dos jogos, pois o FCP esteve sempre por cima do adversário, pois é melhor, mas como o chip da equipa não trabalha na conservação da posse de bola, isso obriga a uma correria louca, a um desgaste tremendo de alguns jogadores que são sempre titulares e jogam quase sempre os 90m., e isso é preocupante,... mas como até agora tem dado certo nos resultados, ainda que as exibições deixem a desejar.
Quanto a este jogo, de salientar que os mecanismos já estão oleados o suficiente para com a equipa-tipo permitir ao FCP ter 3/4 hipoteses de golo contra nenhuma da Académica, o que joga a favor do treinador, isto apesar de com as alterações a equipa ter perdido algum ritmo coerente de jogo.
A rever:
O falhanço de Tarik, aquilo não pode acontecer, falhar um golo certo...a 2 metros da baliza...total falta de atenção...
Lucho, bem no penaltie, mas no lance logo no inicio da 2ªparte, aos 46m., tem de fazer golo, iria "matar" logo ai o jogo.
Stepanov, não pode levar um cartão desnecessário da forma que levou, pode fazer falta mais tarde, mas de resto bem, a fazer uma boa dupla com Bruno Alves.
Bosingwa, fazia-lhe bem descansar e não ir á selecção, tal como Raul Meireles que corre como um desalmado, ainda que ás vezes...
Quaresma, tem de jogar mais colectivo, mas bem na luta atrás.
Leandro Lima, tem de entrar com mais força, mais raça, não pode ter medo, e tácticamente ainda falta algo...
Adriano, esta paragem servia bem para ele ganhar ritmo.
Os outros não comprometeram e dentro do seu normal estiveram bem... e lutadores QB.
Bem como a mais 5/6 jogadores (os novos), que vão fazer falta neste FCP, e precisam ganhar ritmo para serem opções válidas neste plantel, e para esses jogadores que não vão ás selecções e jogam menos é trabalhar com eles agora que é para os preparar para as rotações necessários e obrigatórias nesta época, se queremos mais do que o campeonato, e eu quero...
E agora com +-16 dias de paragem do FCP, é tempo de por esses jogadores a correr para fazer ver a esses jogadores o quão alto se encontra a fasquia para a titularidade.
PPPOOORRRTTTOOOOO!!!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Já viram estes cartazes em Lx?


Rescaldo da Jornada da Liga dos Campeões

FCPorto

Mais um jogo aflitivo do bi-campeão, ganho in-extremis num lance paradigmático: Lucho falha o passe, Quaresma falha o remate e... Golo! Num ambiente fantástico, onde parecia que as bancadas estavam repletas de Neo-Zelandeses interpretando o Haka, o FCPorto só não chegou ao intervalo a perder porque a pontaria dos turcos foi lamentável (e ainda bem). Por outro lado, só na segunda parte o FCPorto conseguiu um remate à baliza!

A viver das iniciativas de Quaresma (as tatuagens vão disfarçar as nódoas negras) e Bosingwa (que com um esforço de 90 minutos admirável, fazia questão de percorrer todo o terreno para ir entregar a bola aos defesas turcos), o meio campo do FCPorto esteve ausente durante boa parte do jogo. Quem não esteve pelos ajustes foi o Bruno Alves que mostrou à nação turca que não tinha respeito algum por eles.

Mais uma vez Jesualdo esteve ao seu nível habitual e, contra uma equipa quase toda em Ramadão, mostrou uma coragem quase suicida, comparativamente ao que temos visto, ao fazer entrar Leandro Lima aos 87 (!!!) minutos. No final, quando cerca de 6 adeptos turcos já se tinham calado nas bancadas e a malta já começava a pagar a conta da cerveja nos bares, lá surgiu o golo com muita sorte à mistura.

Segue-se agora o Marselha, uma equipa que tem feito melhor figura na Champions que na "Ligue 1". Uma vitória do FCP será fundamental já que elevará a pontuação para 7 pontos e deixará ampla margem de manobra para nos próximos 3 jogos conseguir pelo menos uma vitória que leve aos almejados 10 pontos que normalmente garante a qualificação para a fase seguinte. Contudo, é certo que o FCPorto tem todas as condições de garantir o primeiro lugar pois é muito mais fácil ir ganhar a Marselha do que o foi ontem na Turquia.

Sporting

Finalmente uma vitória fora e finalmente um golo do Polga e a oportunidade para os ucranianos conhecerem o penteado do Paulo Bento. É muita novidade junta! Não vi a segunda parte mas, pelo que vi na primeira, este Dínamo está a anos-luz de distância do temível Dínamo de Shevchenko e Rebrov e, tirando um ou outro brasileiro, a qualidade não abunda nesta equipa que ainda por cima atravessa um período de grande instabilidade.

A vitória acaba por ser uma certa forma de atenuar a derrota com o Man Utd na primeira jornada mas os 2 jogos com a Roma vão decidir o apuramento pois, se com o Dínamo são favas contadas, em Manchester só se estes já estiverem relaxados pela garantia do apuramento é que o Sporting consegue pontuar. A ver vamos.

Benfica

Dizia Camacho no início do jogo que "Se o Benfica não ganhar este jogo, resta tentar ganhar o próximo" e depois do jogo ninguém lhe pode tirar a razão. A não ser claro que não ganhem o próximo.

Seja como for, diz Camacho e a generalidade dos jogadores do Benfica que os meios de comunicação social "ao serviço de outros clubes" (sic), têm feito demasiada pressão sobre o Benfica. Ora bem, como nós aqui no Zé do Boné não queremos ser acusados de atentar ao patriotismo,- embora já o tenhamos sido quando na primeira jornada dissémos que o Shaktar tinha equipa para ganhar na Luz (afinal o Benfica é que não tinha equipa para ganhar na Luz) -, vamos por isso adoptar uma postura de claro desanuviamento nos nossos comentários, adoptando um registo claramente pró-Benfica (vou ter de tomar banho no final...).

O Benfica teve ontem um tremendo azar! Embora tenha tido a certa altura em campo dois pontas de lança de qualidade mundial e um killer instinct, que já não se conhecia desde que Charles Mason fez carreira nos EUA até ser capturado pelo FBI, não conseguiu bater a defesa da equipa ucraniana. Saliente-se contudo a existência de vários lances duvidosos na área do Shaktar onde o árbitro terá deixado passar em claro vários cortes de cabeça dos defesas sem assinalar o respectivo castigo máximo.

Por outro lado, o meio campo do Benfica dava cartas, apoiando-se na firmeza defensiva de Katsouranis e Maxi Pereira, e contando depois com a genialidade de Rui Costa a quem parece que tiraram 30 anos pois joga com a mesma alegria de um sub-21, não acusando de forma alguma a sobrecarga de jogos.

Na defesa, os jogadores encarnados optaram de forma inteligente por deixar correr os ucranianos à sua volta pois era por demais evidente que, ao ritmo a que faziam as suas triangulações (e às vezes parecia que o mesmo jogador ucraniano triangulava consigo próprio), a equipa de leste nunca aguentaria o ritmo até ao final do jogo.

O decorrer do jogo acabaria por dar razão aos encarnados pois, a partir de uma dada altura, os jogadores do Shaktar perderam o discernimento falhando todos os remates dentro da área encarnada.

O golo ucraniano acaba por ser o culminar de uma sucessão de infelicidades pois começa com a lesão de Nélson, o melhor defesa direito do hemisfério Norte e de 3/4 do hemisfério Sul. Os jogadores do Shaktar tentaram então devolver a bola ao Benfica tendo-se inclusive dado ao trabalho de ir à área encarnada para o fazer (aliás, nota-se que no lance Luisão fica parado à espera disso) só que o avançado acabou por falhar na hora de atirar a bola para fora marcando mesmo o golo que decidiu a partida.

No entanto, apesar do resultado, é notória a elevada categoria do jogo encarnado e a este ritmo, o Benfica retomará certamente o rumo das vitórias sendo mesmo um sério candidato à vitória na Taça UEFA.

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 2

À segunda jornada, a única anormalidade prende-se com a inesperada pontuação conseguida pelo Visconde que, com um registo de 59 pontos, ultrapassou a concorrência arrebatando o primeiro lugar, com Helton (7), Polga(7), Quaresma(9) e Kanouté(12) em destaque. Esta pontuação vai contudo ser alvo de um inquérito, pelo sim, pelo não.

A pontuação mais alta, 61 pontos, foi conseguida pelo Filipe que contou com a inspiração de Puyol (7), Kaka (14), Quaresma (9) e Kanouté (12).

O último destaque vai para a equipa Grandes Girls da Joana, que mostrou a sua categoria, deixando o último lugar agora ocupado pelos Portistas de Bancada.

terça-feira, outubro 02, 2007

Rescaldo e Antevisão

FCPorto x Paços de... perdão, Boavista


Mais uma vez foram por demais evidentes as dificuldades deste FCPorto em controlar o jogo um pouco à semelhança do que aconteceu em Paços de Ferreira. A certa altura, dado o nível exibicional da equipa e a qualidade do jogo (mais luta que técnica) parecia até uma reprise do jogo da jornada passada. Contudo, com um Lisandro assim, as coisas vão correndo bem. Mas há muito a corrigir nesta equipa e estes "eclipses" do meio campo têm de parar.

Por outro lado, o mítico derby da 2ª Circular, desta vez apelidado de derby dos penalties, obriga-me à conclusão que dá mais luta o Fátima que propriamente qualquer destas duas equipas, excepto claro pelo Marítimo que tem interpretado o papel de concorrente directo (à falta de melhor...).

Pelo que pude ver do jogo entre os Verdinhos e a Instituição, só na primeira meia hora aconteceram 10 penalties na área do Sporting pois o Tonel e o Polga insistiam em cortar a bola de cabeça. Senhores da Liga, onde andam??? Que desgoverno é este?

Bonita foi a reportagem d'A Bola Vermelha antes do jogo onde os dois presidentes das agremiações da 2ª Circular se prestavam a um aparente salutar convívio. Se Soares Franco mostrou ser maior presidente que o Orelhas Vieira (pelo menos quase mais meio metro de altura), no almoço que se seguiu o industrial dos pneus mostrou que a vantagem de jogar em casa pode ser decisiva e cilindrou Soares Franco quando as decisões passaram para o campo do vinho tinto.

LIGA ZÉ DO BONÉ / BETADIN

Depois de uma primeira jornada onde a equipa Esplendor na Relva de Paulo Vaz não deu qualquer hipótese, pese embora as equipa da casa, Zé do Boné F.C. e Wolverine 23, terem sido escandalosamente prejudicadas por arbitragens tendenciosas e treinadores da Liga dos Campeões pouco esclarecidos, segue-se a 2ª Jornada.

Os motivos de interesse prendem-se essencialmente em ver se o mister Paulo Vaz vai conseguir repetir a gracinha e se a equipa GrandesGirls consegue corrigir aquilo que a imprensa desportiva qualificou de uma "falsa partida".

Aos mais desatentos recordo que a presente edição da Liga ZdB/Bet. vai atribuir um prémio ao primeiro classificado e posso desde já adiantar que se trata de um prémio de elevada categoria e qualidade e que impõe de facto respeito e prestígio.