sábado, maio 13, 2006

Um clube diferente


O Cádiz FC, clube da Andaluzia (onde joga o nosso conhecido Mário Silva) que na temporada anterior havia conseguido subir à I Liga Espanhola, não conseguiu manter-se entre a elite do futebol do país vizinho e jogou hoje o seu último jogo primo-divisionário contra outro clube da região, o Málaga, que desde há muito tempo havia já também confirmado a descida de divisão.

Num jogo onde alinharam dois portugueses, Mário Silva pelo Cádiz e Jorge Ribeiro pelo Málaga, a vitória sorriu ao clube da casa que venceu o Málaga por 5-0.

O relevante nem é o resultado mas sim todo o contexto do jogo. Aquilo que seria à partida um jogo de tristeza e sem motivação de parte a parte, afinal o Cadiz já havia sido matematicamente despromovido na jornada anterior, acabou por se tornar uma enorme festa e uma manifestação de dignidade tremenda de início ao fim.

Perante 14.000 espectadores(!!) a equipa do Cádiz entrou em campo com uma tarja onde se lia "Gracias afición" para agradecer aos adeptos todo o apoio dispensado ao longo da temporada, um gesto que mereceu um longo aplauso vindo das bancadas do estádio Ramón de Carranza.
Após o jogo, que como já referi, terminou com a vitória da equipa da casa por expressivos 5-0, os adeptos invadiram pacificamente o terreno de jogo e levaram os jogadores da sua equipa em ombros, festejando como se de a conquista de um campeonato se tratasse e, mais tarde, centenas de adeptos aguardaram fora do estádio a saída dos jogadores para uma despedida sob aplausos.
Que grande diferença e que grande exemplo para outros clubes e outros adeptos em países diferentes onde os jogadores de clubes que descem de divisão têm de sair do seu próprio estádio em carrinhas policiais...
foto tirada daqui

2 comentários:

Kramer disse...

Parabéns por darem destaque a um clube como o Cadiz com uma das melhores massas adeptas da Europa.

http://controversiasdofutebol.blogspot.com/

Visitem-nos!

João Santos disse...

Muito bom este post, e lúcido.
Por aqui se vê a distância a que estamos do primeiro pelotão...