sábado, maio 20, 2006

Dobrada














E acabou a época 2005 / 2006. Acabou da forma que eu no início da época pressentia que iria acabar: com o Porto campeão. A vitória justa na final da Taça (já tinha saudades daquelas tardes) só veio reforçar a evidência da superioridade interna demonstrada pela nossa equipa. Tive só pena por mais uma figura triste deixada num estádio, com a polícia a carregar sobre gente insurrecta que tem problemas com cadeiras (isto agora parece obrigatório: há escaramuça? Arrancam-se cadeiras). Francamente, nem me interessa como começou, quem teve culpa, se a polícia lisboeta é ou não habitualmente "maldosa" para com os adeptos do FCP como muitos dizem, o que eu sei é que mais uma vez se ficou com má opinião dos adeptos do FCP. Só uma nota: os SuperDragões deviam era ter vergonha na cara, por agora andarem a cantar "campeões, campeões", depois de terem tentado assassinar o treinador à porta do Olival. Prendam-me esses animais.

Não sei como pensa a nação portista neste momento, mas eu sou a favor da continuidade de Co Adriaanse. Pese embora todas as convulsões ao longo da época, dos episódios estranhos e das opções bizarras, a certa altura a equipa tomou um rumo e não mais cedeu, forte e unida, autoritária e finalmente ambiciosa. Temos que reconhecer o mérito do treinador holandês em casos como o do Pepe, o Assunção (jogador para muitos anos, oxalá) e do Quaresma; temos que reconhecer que no seu primeiro ano, na problemática era pós-Gelsenkirchen, o holandês pôs ordem no balenário, fez do FCP uma equipa disciplinada; temos que reconhecer que, no seu primeiro ano, o holandês venceu o campeonato com um sistema antes quase inadmissível (do qual Jorge Costa, sabemos agora, não poderia fazer parte), sendo o FCP o melhor ataque e a melhor defesa da prova. Temos que reconhecer que estes foram só os primeiros doze meses e que o que todos queremos é que este tenha sido o começo de uma nova era , o que significa obrigatoriamente continuidade e consolidação. Penso que estes são argumentos suficientemente fortes para unir os adeptos em torno de Co Adriaanse. Dou-lhe inclusive razão em ter tirado o Balizas da baliza. Continuo a achar que o Vítor quase nos quarenta é excelente, mas o Helton é um guarda-redes verdadeiramente extraordinário e só a um desses faria sentido ceder o lugar.

Apesar disto, não deixo de manifestar alguma tristeza por achar que o FCP não deslumbra, mesmo sendo dominador. Tem jogadores fantásticos, mas a equipa está longe de o ser. Em abono da verdade, podemos dizer que não vencer a liga 05 / 06 era difícil. E estou muito expectante com a próxima prestaçao europeia do FCP no sistema de três centrais, depois do fracasso absoluto que foi esta época. Estará o FCP em condições de regressar à ribalta?


(foto Portal dos Dragões)

Sem comentários: