quarta-feira, maio 02, 2007

Notas soltas

Sobre o derby portuense:

Fiquei desiludido com o resultado, fruto afinal de um conjunto de jogadores que entraram desconcentrados, parecendo ter ficado exaustos só de entrarem no campo. Fazendo uma primeira parte "à lampião", o FCP entrou desconcentrado, pouco agressivo nas marcações e pouco dinâmico.

Pelo contrário, o Boavista entrou em campo com uma atitude como já não se via desde a 2ª jornada, com os jogadores a disputarem os lances com garra típica da equipa (embora por vezes ultrapassando o limite, também típico do Boavista).

Na segunda parte, com a entrada de Anderson, finalmente o FCP passou a ter um jogador capaz de fazer a ligação entre os sectores e capaz de reter a bola e criar desiquilíbrios. Se é certo que nem ele esteve ao seu nível, aquilo que fez foi fundamental.

Infelizmente, numa desatenção de Cech, que neste jogo esteve irreconhecível, o grande Zé Manel fez o 2º golo tornando as coisas muito mais difíceis para o FCP.

Depois, o lance do penalty, onde, apesar do contacto ser inevitável, Adriano também soube tirar partido da situação, e o jogo mudou completamente.

Com menos um o Boavista fechou-se, embora conseguindo criar contra-ataques que deixavam em sobressalto a defesa do FCP.

No final, talvez o empate fosse mais justo mas, dada a grande entrada em jogo do Boavista, o resultado aceita-se e espero que tenha servido de alerta.

Sobre o derby no "Cesto da Fruta"

O normal: uma primeira parte fraquinho do Benfica e uma entrada enorme do Sporting que, a meu ver, é neste momento a equipa que melhor futebol pratica, e com um jogador enorme: Miguel Veloso.

Com um golo que caiu, não se sabe bem de onde, fruto de um esforço individual de Miccoli, o Benfica aproveitou o recuo do Sporting para equilibrar o cariz do jogo.

Na segunda parte, estranhamente, nenhum dos 2 treinadores arriscou muito, o que é mais estranho da parte de Fernando Santos que era quem mais tinha interesse em ganhar o jogo para tentar assegurar o 2º lugar.

No entanto, Paulo Bento fez duas substituições estranhas ao trocar Abel por Pereirinha, recuando Miguel Veloso e dando mais espaço ao meio campo do Benfica e depois Romagnoli por Tonel.


Do lado do Benfica, Fernando Santos foi inicialmente cauteloso, trocando Nuno Gomes por Manu, e depois arriscou mais trocando Petit por Mantorras deixando Katsouranis (que está a pedir férias) em campo, isto quando já só faltavam 10 minutos para o fim.

O resultado acaba por não servir claramente nenhuma das equipas embora tenha sido o melhor resultado possível para o FCP!

Regressos

De regresso parece estar Paulo Assunção o que, a ser verdade, é uma excelente notícia numa altura onde o FCP apresenta alguns problemas na defesa, com a suspensão de Bruno Alves e a indefinição em torno de Pepe e Fucile.

No próximo jogo, dado o castigo a Quaresma, uma boa opção será a meu ver apostar num ataque com Adriano e Lisandro, com Lucho, Meireles, Assunção e Anderson no meio campo, Bosingwa, Ricardo Costa, João Paulo e Cech na defesa.

3 comentários:

Anónimo disse...

MAIS COMENTÁRIOS POUCO NEUTROS COMO É HABITUAL. VAMOS VER DAQUI PARA A FRENTE COMO CORREM AS COISAS NA FRENTE DA TABELA. PALPITA-ME QUE AINDA VOU TER GRANDES ALEGRIAS.
EH EH EH

David Caetano disse...

Usa esse neurónio solitário que tens aí à solta no espaço vazio limitado pela tua meninge.

1- Este blog é sobre o FCP (ler banner, principalmente na parte que diz "Um blog sobre o Futebol Clube do Porto".

2- Tu não és nem de longe um exemplo de neutralidade (a unica neutralidade que te assiste diz respeito a actividade cerebral) e a prova disso é a natureza dos teus comentários e o simples facto de reclamares aqui que não há neutralidade.

3- Eu também espero alegrias, quer do meu clube, quer do teu.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.