terça-feira, fevereiro 07, 2006

FC Porto 1 x 1 SC Braga

Havia uma grande expectativa, antes deste jogo, em saber se Adriaanse iria mesmo continuar a apostar numa táctica de 3 defesas ou se iria ceder às pressões externas, culminadas em tristes actos de um bando de vândalos da pior espécie.

O que é facto é que, com a a sua habitual teimosia, Adriaanse manteve as suas convicções e apresentou uma equipa com 3 defesas, embora desta vez com Pedro Emanuel descaído sobre a esquerda.

No meio campo colocou 3 médios de "batalha": Assunção, Meireles e Lucho, enquanto que na frente colocou 4 avançados: Ivanildo que deu boa conta de si, Quaresma que se fartou de levar nas canelas (que agradeça ao Paixão), McCarthy e Adriano (grande exibição) que enviaram uma bola ao ferro cada um.

O que é certo é que o Braga foi completamente dominado, apesar do valor da sua equipa, tendo a equipa do FCP sido mais consistente e pressionante até ao momento em que Adriaanse voltou a fazer das suas e, em vez de procurar dominar o jogo segurando a bola, resolveu pura e simplesmente defender o resultado com a entrada do carniceiro Bruno Alves por troca com Adriano. Porque não Diego com a sua grande capacidade de reter e circular a bola? Porque não Lisandro com a sua capacidade de pressionar e recuperar bolas mais à frente? Porquê deixar Ivanildo em campo quando este desde os 70 minutos já não conseguia correr? Porquê Bruno Alves?!?!?!

O resultado viu-se: já perto do final, após cruzamento da esquerda do ataque do Braga, Bruno Alves fica nas covas, deixando-se antecipar por um avançado contrário (que até se encontrava em fora de jogo) e, sem mais alternativas, recorreu à falta oferecendo um penalty ao adversário. Na marcação do mesmo, o "Jardel de Coimbra" não perdoou e fez mesmo golo embora Helton tenha adivinhado o lance e quase tenha defendido o remate.

A partir daqui... Bruno Paixão! Deixaram de haver faltas a favor do FCP e, inclusive, aconteceu um lance muito duvidoso na área do Braga no qual parece haver falta de um bracarense sobre Ivanildo.

Em resumo, o FCP dominou e atacou bastante mais, obrigou o guarda-redes do Braga a algumas defesas de grande qualidade, enviou 3 bolas aos ferros da baliza do Braga e perdeu uma excelente oportunidade de quase resolver o campeonato embora tenha aumentado a distância pontual para o 2º classificado. Não deixa de ter um sabor a pouco.

Como comentário final, quero apenas deixar aqui uma palavra ao Benfica e dizer que, por ese andar vou mudar de clube: o Benfica anda a dar-me mais alegrias que o FCP.

2 comentários:

JFFR disse...

Concordo com tudo, e acho que a defesa estava até ali a sair-se muito bem. PORQUÊ BRUNO ALVES??

Gostei muito do Adriano, mas é preocupante a questão: porque não marcam golos os avançados do FC Porto?

David Caetano disse...

Sim, não há dúvida que em termos de análise prática, o FCP aumentou a vantagem para o 2º classificado para 5 pontos.

Eu acredito que o FCP ganhe em Belém mas há que ter mais critério nas substituições e no seu timming. Esta é para mim uma das grandes falhas de Adriaanse.