sábado, setembro 10, 2005

Morreu o super atleta lusitano

Tarzan Taborda, auto-considerado o melhor atleta português de todos os tempos, morreu hoje aos 70 anos vítima de ataque cardíaco, o que não deixa de ser de certo modo surpreendente.

Uma coisa é certa, foi sem dúvida o wrestler mais famoso de Portugal e era dono de uma compleição física impressionante, tendo mesmo chegado a ser duplo em Hollywood.

Na memória ficam aquelas manhãs de Sábado em que a RTP1 transmitia alguns combates da WWF e estes eram narrados pela voz nasalada e conhecedora de Tarzan Taborda que, em jeito de Gabriel Alves do wrestling, debitava expressões como "e agora Yokozuna a dar uma manchete alta para desgastar os glóbulos vermelhos do seu adversário!"

A esta figura ímpar do desporto português, aqui deixo a minha pequena homenagem.

imagem retirada daqui

2 comentários:

JFFR disse...

Sim, eu ainda me lembro quando eu e o meu irmão víamos o Wrestling ao sábado de manhã, comentado pelo Tarzan Taborda, e os nossos pais diziam "isso é tudo mentira", e nós gritávamos "NÃO É NADA!!!".

Gil Lopes disse...

É com um sentimento de perda que tomo conhecimento desta triste noticia, do falecimento de um meu conterraneo.

Para quem não sabe, Tarzan Taborda nasceu na Aldeia do Bispo, (a terra da minha familia), no Concelho de Penamacor, sendo que existe na Aldeia do Bispo um pequeno Ringue onde ele praticava Wrestling com nomes conhecidos a nível internacional, isto nos idos anos 50/60.

Sendo que o concelho de Penamacor lhe presta uma homenagem anual ao lhe ter atribuido o nome da meia-maratona, que se intitula meia-maratona Tarzan Taborda, e que já deverá ir na 10ªedição.
Recordo também que aqui á uns bons 6/7 anos ele organizou e participou num evento que vinha promover o wrestling e que foi efectuado no Pavilhão municipal de Penamacor, e que levou muitas pessoas a aderirem a este evento de promoção da práctica desportiva.

Sendo um homem de origens humildes é sempre bom lembrar que foi uma pessoa que divulgou o nome da sua terra pelo mundo, bem como o nome de Portugal.

E sim, Caetano, ele participou neste evento há 6/7 anos e ainda estava em boa forma fisica, (lento, claro...), e sim, era dono de uma compleição fisica invejável.

Pois, Joana, também eu gostava de assistir ao Wrestling, muitas vezes só pelo prazer de assistir a um espectáculo (de entretenimento), comentado por uma pessoa sui-generis.

A minha homenagem aqui fica ao Tarzan Taborda que elevou o nome de Portugal mais alto, houvesse mais como ele...